Elaboração e validação de vídeo educativo para promoção do autocuidado do acesso vascular do paciente renal crônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Stefany Pawer Teles
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126271
Resumo: A doença renal crônica (DRC) é uma doença progressiva e irreversível, resultado de um grande comprometimento da função renal, decorrente de doenças crônicas não controladas que acometem os rins, além de alterações nos estilos de vida. Para uma melhor qualidade da hemodiálise a FAV o acesso mais adequado para uso prolongado e mais utilizado. Nesse sentido, a utilização de estratégias tecnológicas como o vídeo educativo pode auxiliar o enfermeiro no processo de educação em saúde promovendo resultados positivos para os pacientes. Objetivou-se construir e validar um vídeo educativo para promoção do autocuidado com o a fístula arteriovenosa do paciente renal crônico. Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico, desenvolvido em três etapas: revisão integrativa, planejamento e desenvolvimento do vídeo educativo e processo de validação do conteúdo com dez juízes. Realizou-se uma revisão integrativa com a finalidade de um embasamento teórico para elaboração do construto e foi dividido em 10 domínios que compuseram o vídeo: introdução, confecção da FAV, sangramento, pressão arterial, coleta de exames, higiene do braço da FAV, punção da FAV, sinais e sintomas de alerta, curativo e fechamento. O vídeo editado passou pela avaliação de dez juízes, profissionais da saúde e especialistas na área da nefrologia, onde avaliaram quatro domínios (objetivos, conceito de ideia, estrutura e apresentação, e relevância). Em todos os quatro domínios a tecnologia foi obteve IVC superior a 0,80 tanto na avaliação individual dos quesitos (I-CVI) como na avaliação geral (S-CVI/AVE). O vídeo educativo ¿Entendendo e cuidando da minha Fav ¿ foi elaborado e validado para promover o autocuidado do paciente para possíveis complicações do acesso e o entendimento sobre os cuidados que deve ter com a FAV. Com tudo a construção de materiais educativos como o vídeo se revela como uma valiosa estratégia de promoção a saúde, sendo capaz de incrementar a prática educativa da enfermagem. Palavras-chave: Doença Renal Crônica, Hemodiálise, Fístula Arteriovenosa, Enfermagem, Desenvolvimento Tecnológico.
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Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico, desenvolvido em três etapas: revisão integrativa, planejamento e desenvolvimento do vídeo educativo e processo de validação do conteúdo com dez juízes. Realizou-se uma revisão integrativa com a finalidade de um embasamento teórico para elaboração do construto e foi dividido em 10 domínios que compuseram o vídeo: introdução, confecção da FAV, sangramento, pressão arterial, coleta de exames, higiene do braço da FAV, punção da FAV, sinais e sintomas de alerta, curativo e fechamento. O vídeo editado passou pela avaliação de dez juízes, profissionais da saúde e especialistas na área da nefrologia, onde avaliaram quatro domínios (objetivos, conceito de ideia, estrutura e apresentação, e relevância). Em todos os quatro domínios a tecnologia foi obteve IVC superior a 0,80 tanto na avaliação individual dos quesitos (I-CVI) como na avaliação geral (S-CVI/AVE). O vídeo educativo ¿Entendendo e cuidando da minha Fav ¿ foi elaborado e validado para promover o autocuidado do paciente para possíveis complicações do acesso e o entendimento sobre os cuidados que deve ter com a FAV. Com tudo a construção de materiais educativos como o vídeo se revela como uma valiosa estratégia de promoção a saúde, sendo capaz de incrementar a prática educativa da enfermagem. Palavras-chave: Doença Renal Crônica, Hemodiálise, Fístula Arteriovenosa, Enfermagem, Desenvolvimento Tecnológico.Chronic kidney disease (CKD) is a progressive and irreversible disease, resulting from a major impairment of kidney function, resulting from uncontrolled chronic diseases that affect the kidneys, as well as changes in lifestyles. For a better quality of hemodialysis, AVF is the most suitable access for prolonged and most used use. In this sense, the use of technological strategies such as educational video can assist nurses in the health education process, promoting positive results for patients. The objective was to build and validate an educational video to promote self-care with chronic renal arteriovenous fistula. It is a methodological development study, developed in three stages: integrative review, planning and development of the educational video and content validation process with ten judges. An integrative review was carried out for the purpose of a theoretical basis for the construction of the construct and was divided into 10 domains that comprised the video: introduction, preparation of the AVF, bleeding, blood pressure, collection of exams, hygiene of the AVF arm, puncture of AVF, warning signs and symptoms, dressing and closure. The edited video was evaluated by ten judges, health professionals and specialists in the field of nephrology, where they evaluated four domains (objectives, concept of idea, structure and presentation, and relevance). In all four domains, the technology obtained a CVI higher than 0.80, both in the individual assessment of the questions (I-CVI) and in the general assessment (S-CVI / AVE). The educational video ¿Understanding and taking care of my Fav¿ was designed and validated to promote patient self-care for possible complications of access and understanding about the care that should be taken with the AVF. However, the construction of educational materials such as the video is revealed as a valuable health promotion strategy, being able to increase the educational practice of nursing. Key words: Chronic Kidney Disease, Hemodialysis, Arteriovenous Fistula, Nursing, Technological Development.Dissertação enviada com autorização e certificação via C.I 48186/21 21/07/2021Studart, Rita Mônica BorgesStudart, Rita Mônica BorgesSilva, Anna Paula Sousa daBonfim, Isabela MeloUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemCabral, Stefany Pawer Teles2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126271https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26050porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-30T15:11:18Zoai::126271Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-30T15:11:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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