Avaliação de práticas educativas em mulheres com dores nas costas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/69998 |
Resumo: | Este estudo teve o objetivo de avaliar as repercussões e percepções de práticas educativas para o autocuidado para dores nas costas, identificando os fatores que influenciam a adesão e as possíveis barreiras impedientes da aprendizagem e das condições de continuidade. Foram realizadas oito (8) oficinas educativas com nove mulheres na fase do climatério com queixas de dores crônicas na coluna, as quais receberam para isto orientações de autocuidado, durante os meses de janeiro a julho de 2005. Os encontros aconteceram em salas da Universidade de Fortaleza, Estado do Ceará - Brasil. Trata-se de uma pesquisa avaliativa com abordagem qualitativa, na qual se utilizou, para coleta de dados, a triangulação de métodos, com entrevistas individuais e grupais, oficinas educativas e observação participante. Verificou-se que a condição de vida das mulheres proporcionava ambientes inadequados, estilos de vida insatisfatórios, hábitos, costumes e alimentação incorretos e dificuldades de acesso à assistência à saúde, sendo elementos significativos no agravo da dor. Os resultados mostraram que as ações educativas possibilitaram mudanças comportamentais e mitigação da dor, ensejando maior mobilidade para retorno às atividades funcionais da vida diária e manutenção da saúde sem uso de medicação. As mulheres revelaram que o trabalho em excesso, o cansaço, a falta de tempo, o grau de responsabilidade familiar e de ordem geral, além de sintomatologias associadas à dor na coluna, modelo biomédico, facilidade de automedicação e incerteza do diagnóstico foram considerados impedimentos para continuidade do autocuidado e adesão às ações educativas. Este estudo possibilitou repensar a idéia de que orientações sistemáticas e coordenadas são de fundamental importância para que se possa minimizar a dor, o uso excessivo de medicamentos e gastos financeiros com ações terapêuticas mostrando a necessidade de aplicação nos serviços, situando as pessoas na atitude de co-participantes do cuidado com a saúde. |
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Verificou-se que a condição de vida das mulheres proporcionava ambientes inadequados, estilos de vida insatisfatórios, hábitos, costumes e alimentação incorretos e dificuldades de acesso à assistência à saúde, sendo elementos significativos no agravo da dor. Os resultados mostraram que as ações educativas possibilitaram mudanças comportamentais e mitigação da dor, ensejando maior mobilidade para retorno às atividades funcionais da vida diária e manutenção da saúde sem uso de medicação. As mulheres revelaram que o trabalho em excesso, o cansaço, a falta de tempo, o grau de responsabilidade familiar e de ordem geral, além de sintomatologias associadas à dor na coluna, modelo biomédico, facilidade de automedicação e incerteza do diagnóstico foram considerados impedimentos para continuidade do autocuidado e adesão às ações educativas. Este estudo possibilitou repensar a idéia de que orientações sistemáticas e coordenadas são de fundamental importância para que se possa minimizar a dor, o uso excessivo de medicamentos e gastos financeiros com ações terapêuticas mostrando a necessidade de aplicação nos serviços, situando as pessoas na atitude de co-participantes do cuidado com a saúde.This study aimed to evaluate the echoes and perceptions of the educational practices related to the back pain self-care. It tried to identify the factors which influence the participants? enrollment and the possible barriers that avoid the learning as well as the conditions for keeping on doing it. There have been eight educational workshops having nine women facing climacterium and complaining about chronic back pain enrolled. They were guided to develop the spinal column self-care treatment from January to July of 2005. The meetings took place at the University of Fortaleza ? UNIFOR, Ceará. This study was conducted using a qualitative approach to develop an evaluative research which collected data through three methodological bases: individual and group interviews, educational workshops and the participatory observation. It has been observed that the women?s living standards resulted in inadequate environments, being their unpleasant lifestyles, wrong posture, wrong costumes and wrong eating habits, besides the difficulties to access to health care, meaningful to worsen their pain. The results have shown that the educational actions resulted in behavioral changes, better pain relief, a great improvement of mobility to their return to daily life activities, and kept them healthy without taking medicines. The women have revealed that the overload of work, the tiredness, the lack of time, the level of responsibility and the symptomatology associated to the back pain, the biomedical model, the facility to self-medication and the uncertainty of diagnosis were considered hindrances to having kept the self-care and their enrollment in the educational actions program. This study not only enables the re-thinking of the actual importance of the systematic and coordinated counseling in order to soften the pain, the abusive use of medicines, the expenditure of money on therapeutic actions, but also showed the need to put the self-care into practice at work, enabling the working force to become co-participants of their health care.Silva, Raimunda Magalhães daSilva, Raimunda Magalhães daTeixeira, Leônia CavalcanteSantos, Zélia Maria de Sousa AraújoRodrigues, Maria do Socorro PereiraUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Eduação em SaúdeArcanjo, Giselle Notini2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/69998https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/357Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de codigo: 69577porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::69998Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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