Detecção de colisão utilizando grids e octrees esféricas para ambientes gráficos interativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taddeo, Leandro da Silva
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/69754
Resumo: Ambientes gráficos interativos estão se tornando mais presentes em nossas vidas. Apesar dos avanços tecnológicos na área de computação para o desenvolvimento destes ambientes, ainda há muitos desafios a serem vencidos com o objetivo de simular o mundo em que vivemos de forma realista. O tratamento da detecção de colisão entre objetos 3D é um típico exemplo. Corresponde, ainda hoje, a um dos gargalos dos ambientes gráficos interativos, cujo controle é fundamental para a geração de resultados de simulação convincentes. Este trabalho apresenta alguns métodos eficientes de detecção de colisão (broad e narrow phases, utilizando grids e octrees esféricas, respectivamente), para o desenvolvimento de ambientes gráficos interativos. Um número significativo de experimentos foi conduzido, variando-se o número de objetos colidentes no cenário, as geometrias, as dimensões e o grau de complexidade dos objetos, bem como o nível de detalhe dos mesmos. Os resultados obtidos, avaliados por meio de métricas subjetivas e de usabilidade, mostram que os métodos de detecção implementados atingem alto desempenho e precisão durante os testes de colisão. Conseqüentemente, garantindo com sucesso o tempo de resposta do ambiente gráfico interativo, bem como a sua robustez para um número considerável de objetos complexos e dinâmicos (200) representados simultaneamente. Palavras Chave: Detecção de Colisão, octrees esféricas, malhas regulares (grids), ambientes gráficos interativos.
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