A lei do bem e as desigualdades regionais: uma proposta de redistribuição geográfica da inovação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Memoria, Caroline Viriato
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124379
Resumo: A Constituição Federal de 1988 (CF/88) preceitua como um dos objetivos fundamentais do Estado reduzir as desigualdades regionais. A tese aborda a concentração geográfica da inovação e pondera sobre as desigualdades regionais que isso causa, com ênfase na análise da Lei 11.196/2005, conhecida como Lei do Bem. Essa lei cria a política pública para concessão de renúncia fiscal para empresas brasileiras investirem em Pesquisa e Desenvolvimento ¿ P&D. A problemática de pesquisa se relaciona com o fato de a Lei do Bem equiparar as regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste, menos favorecidas em termos de desenvolvimento econômico, às demais regiões do país, pela via da concessão de incentivos fiscais à inovação nas empresas. Nesse contexto, a hipótese desta pesquisa é a de que os incentivos da Lei do Bem reforçam a concentração geográfica e assim influenciam as desigualdades regionais no território nacional. Com base nisso, a realização desta investigação científica tem como objetivo geral verificar como a política da Lei do Bem pode ser aprimorada para contribuir para a redução das desigualdades regionais do Brasil. Além disso, a pesquisa tem como objetivos específicos: contextualizar a intervenção do Estado brasileiro no fomento à inovação nas empresas; analisar a política pública da Lei do Bem; examinar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil; analisar a distribuição regional das empresas inovadoras brasileiras. O método utilizado é o hipotético-indutivo, ancorado em análise de conteúdo, crítica e propositiva, com pesquisa em fontes bibliográficas, documentais e dados secundários desagregados regionalmente obtidos junto às fontes oficiais, como Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações ¿ MCTI e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Quanto à abordagem, a metodologia é quali-quantitativa; quanto à natureza, é teórica e empírica; e quanto aos objetivos, é descritiva e explicativa. Logo, pela investigação documental, e análise do texto da própria Lei do Bem e de outros textos legais, constata-se a ausência de normas no texto da Lei do Bem que colaborem com o equilíbrio das desigualdades regionais brasileiras. Em outras palavras, os resultados da análise empírica documental e de dados da Lei do Bem de mais de mil empresas que se beneficiaram dos incentivos da lei entre os anos de 2009 e 2014 confirmam as hipóteses da pesquisa de que os incentivos da Lei do Bem reforçam a concentração geográfica das empresas inovadoras nas Regiões Sudeste e Sul e assim repercutem as desigualdades regionais brasileiras. O recorte temporal se refere ao que há de mais atual em relação a dados da política da Lei do Bem. Conclui-se então que a Lei do Bem está em desacordo com os ditames constitucionais, todavia possa favorecer a desconcentração regional das empresas inovadoras, desde que os incentivos sejam redistribuídos de forma mais equitativa entre as regiões do país. Para tanto, propõe-se alteração no texto da Lei do Bem visando o aprimoramento dessa política pública de inovação tecnológica no sentido de criar incentivos maiores para as empresas investirem em inovação tecnológica e se instalarem nas regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste. Palavras-chave: Ciência, tecnologia e inovação. Concentração geográfica da inovação tecnológica. O papel do Estado na redução das desigualdades regionais. Incentivos fiscais para inovação tecnológica. Lei do Bem.
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Nesse contexto, a hipótese desta pesquisa é a de que os incentivos da Lei do Bem reforçam a concentração geográfica e assim influenciam as desigualdades regionais no território nacional. Com base nisso, a realização desta investigação científica tem como objetivo geral verificar como a política da Lei do Bem pode ser aprimorada para contribuir para a redução das desigualdades regionais do Brasil. Além disso, a pesquisa tem como objetivos específicos: contextualizar a intervenção do Estado brasileiro no fomento à inovação nas empresas; analisar a política pública da Lei do Bem; examinar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil; analisar a distribuição regional das empresas inovadoras brasileiras. O método utilizado é o hipotético-indutivo, ancorado em análise de conteúdo, crítica e propositiva, com pesquisa em fontes bibliográficas, documentais e dados secundários desagregados regionalmente obtidos junto às fontes oficiais, como Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações ¿ MCTI e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Quanto à abordagem, a metodologia é quali-quantitativa; quanto à natureza, é teórica e empírica; e quanto aos objetivos, é descritiva e explicativa. Logo, pela investigação documental, e análise do texto da própria Lei do Bem e de outros textos legais, constata-se a ausência de normas no texto da Lei do Bem que colaborem com o equilíbrio das desigualdades regionais brasileiras. Em outras palavras, os resultados da análise empírica documental e de dados da Lei do Bem de mais de mil empresas que se beneficiaram dos incentivos da lei entre os anos de 2009 e 2014 confirmam as hipóteses da pesquisa de que os incentivos da Lei do Bem reforçam a concentração geográfica das empresas inovadoras nas Regiões Sudeste e Sul e assim repercutem as desigualdades regionais brasileiras. O recorte temporal se refere ao que há de mais atual em relação a dados da política da Lei do Bem. Conclui-se então que a Lei do Bem está em desacordo com os ditames constitucionais, todavia possa favorecer a desconcentração regional das empresas inovadoras, desde que os incentivos sejam redistribuídos de forma mais equitativa entre as regiões do país. Para tanto, propõe-se alteração no texto da Lei do Bem visando o aprimoramento dessa política pública de inovação tecnológica no sentido de criar incentivos maiores para as empresas investirem em inovação tecnológica e se instalarem nas regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste. Palavras-chave: Ciência, tecnologia e inovação. Concentração geográfica da inovação tecnológica. O papel do Estado na redução das desigualdades regionais. Incentivos fiscais para inovação tecnológica. Lei do Bem.The 1988 Federal Constitution establishes as one of the fundamental objectives of the State to reduce regional inequalities. The central theme of the thesis is about the geographical concentration of innovation and with an emphasis on the regional inequalities that this causes. The "Law 11.196/2005", known as the ¿Lei do Bem¿, is analyzed. This law creates the public policy for granting tax breaks for Brazilian companies to invest in Research and Development - R&D. The research problem is related to the fact that the "Lei do Bem" equates the North, Northeast and Midwest regions, less favored in terms of economic development, to the other regions of Brazil, through the granting of tax incentives to innovation in companies. In this context, the hypothesis of this research is that the incentives of the ¿Lei do Bem¿ reinforce the geographical concentration and thus influence the regional inequalities in the national territory. Based on this, the realization of this scientific investigation has the general objective of verifying how the "Lei do Bem" policy can be improved to contribute to the reduction of regional inequalities in Brazil. In addition, the research has as specific objectives: to contextualize the intervention of the Brazilian State in stimulating innovation in companies; analyze the public policy of the "Lei do Bem"; examine the National System of Science, Technology and Innovation in Brazil; analyze the regional distribution of Brazilian innovative companies. The method used is the inductive one, based on content analysis, critical and purposeful, with research in bibliographic, documentary sources and secondary data organized regionally and obtained from official sources, such as the Ministry of Science, Technology and Innovations and the Brazilian Institute of Geography and Statistic. As for the approach, the methodology is quali-quantitative; as for nature, it is theoretical and empirical; and as for the objectives, it is descriptive and explanatory. Therefore, through documentary investigation and analysis of the text of the "Lei do Bem" itself and other legal texts, there is a lack of norms in the text of the "Lei do Bem" that contribute to the balance of Brazilian regional inequalities. In other words, the results of the empirical documentary and data analysis of the "Lei do Bem" of more than a thousand companies that benefited from the incentives of the law between the years 2009 and 2014 confirm the research hypotheses that the incentives of the "Lei do Bem" reinforce the geographical concentration of innovative companies in the Southeast and South Regions and thus reflect Brazilian regional inequalities. The time frame refers to what is most current in relation to data from the ¿Lei do Bem¿ policy. It is concluded then that the "Lei do Bem" is in disagreement with the constitutional rules, however it can benefit the regional deconcentration of innovative companies, provided that the incentives are better redistributed among the regions of the country. To this end, it is proposed to amend the text of the "Lei do Bem" to improve this public technological innovation policy in order to create greater incentives for companies to invest in technological innovation and to settle in the North, Northeast and Midwest regions. Keywords: Science, technology and innovation. Geographical concentration of technological innovation. The role of the State in reducing regional inequalities. Tax incentives for technological innovation. "Lei do Bem".Caminha, UinieCaminha, UinieMendonça, Maria Lírida Calou de Araújo eLeitão, Rômulo GuilhermeGico Junior, Ivo TeixeiraLima, Renata AlbuquerqueUniversidade de Fortaleza. 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