Homofobia na escola: considerações da psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Hélen Rimet Alves de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/104480
Resumo: Homofobia é o termo usado para definir e caracterizar qualquer tipo de discriminação e/ou aversão aos homossexuais. Consiste em medo, descrédito e ódio a gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, como uma forma de representação que se desenvolve no interior dos grupos dominantes. Refere-se a valores, mecanismos de exclusão, relações de poder, sistemas de crenças e padrões identitários. Essa compreensão pressupõe que a homofobia seja analisada em contextos sociais distintos. Partindo-se desse entendimento, realizou-se um estudo cujo objetivo principal consistiu em analisar o posicionamento e as possíveis contribuições da Psicologia acerca da homofobia no contexto escolar. Em específico, procurou-se identificar publicações de entidades, associações e organizações de Psicologia, sobre a Homofobia; apontar as estratégias de enfrentamento à homofobia na escola propostas por essas entidades, associações e organizações de Psicologia; e, a partir do material analisado, discutir as contribuições da atuação da Psicologia para o enfrentamento da homofobia na escola. Com estes objetivos, desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório e descritivo, mediado pela utilização das pesquisas bibliográfica e documental como técnicas de coleta de dados. A primeira baseou-se em uma Revisão Narrativa da Literatura e de uma Análise de Conteúdo Temática e foi realizada para fundamentar teoricamente o objeto de estudo, contribuindo com elementos para subsidiar a análise documental do material obtido. Como fontes da segunda foram utilizadas publicações de algumas instituições da Psicologia no Brasil. A coleta das informações foi feita nos endereços eletrônicos de cinco instituições, nos quais se buscou, em publicações, eventos, notícias e matérias, conteúdos relativos às concepções sobre a homofobia na escola, bem como possíveis práticas para o seu enfrentamento. Os resultados das análises sugerem que a Psicologia tem discutido as questões relativas à homofobia não de forma propositiva, mas como resposta a acontecimentos sociais e políticos. Além disso, a Psicologia, ao propor algumas ações, não considera os fatores mediadores que se cruzam com o problema psicossociológico, o que acaba favorecendo o aparecimento de falhas nas ações encetadas em resposta ao desafio de enfrentamento da homofobia. O estudo parece apontar que, apesar do desenvolvimento de algumas campanhas e articulações de associações e entidades de Psicologia para o enfrentamento da homofobia no ambiente escolar, muitas ações afirmativas ainda precisam ser realizadas. Palavras-chave: Homofobia. Escola. Psicologia. Instituições. Organizações.
id UFOR_3ed5b248b73ef414cd45baa45225ef0c
oai_identifier_str oai::104480
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Homofobia na escola: considerações da psicologiaHomophobia in school : considerations of psychologyHomossexualidade - Aspectos psicológicosHomofobiaDiversidade SexualHomofobia é o termo usado para definir e caracterizar qualquer tipo de discriminação e/ou aversão aos homossexuais. Consiste em medo, descrédito e ódio a gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, como uma forma de representação que se desenvolve no interior dos grupos dominantes. Refere-se a valores, mecanismos de exclusão, relações de poder, sistemas de crenças e padrões identitários. Essa compreensão pressupõe que a homofobia seja analisada em contextos sociais distintos. Partindo-se desse entendimento, realizou-se um estudo cujo objetivo principal consistiu em analisar o posicionamento e as possíveis contribuições da Psicologia acerca da homofobia no contexto escolar. Em específico, procurou-se identificar publicações de entidades, associações e organizações de Psicologia, sobre a Homofobia; apontar as estratégias de enfrentamento à homofobia na escola propostas por essas entidades, associações e organizações de Psicologia; e, a partir do material analisado, discutir as contribuições da atuação da Psicologia para o enfrentamento da homofobia na escola. Com estes objetivos, desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório e descritivo, mediado pela utilização das pesquisas bibliográfica e documental como técnicas de coleta de dados. A primeira baseou-se em uma Revisão Narrativa da Literatura e de uma Análise de Conteúdo Temática e foi realizada para fundamentar teoricamente o objeto de estudo, contribuindo com elementos para subsidiar a análise documental do material obtido. Como fontes da segunda foram utilizadas publicações de algumas instituições da Psicologia no Brasil. A coleta das informações foi feita nos endereços eletrônicos de cinco instituições, nos quais se buscou, em publicações, eventos, notícias e matérias, conteúdos relativos às concepções sobre a homofobia na escola, bem como possíveis práticas para o seu enfrentamento. Os resultados das análises sugerem que a Psicologia tem discutido as questões relativas à homofobia não de forma propositiva, mas como resposta a acontecimentos sociais e políticos. Além disso, a Psicologia, ao propor algumas ações, não considera os fatores mediadores que se cruzam com o problema psicossociológico, o que acaba favorecendo o aparecimento de falhas nas ações encetadas em resposta ao desafio de enfrentamento da homofobia. O estudo parece apontar que, apesar do desenvolvimento de algumas campanhas e articulações de associações e entidades de Psicologia para o enfrentamento da homofobia no ambiente escolar, muitas ações afirmativas ainda precisam ser realizadas. Palavras-chave: Homofobia. Escola. Psicologia. Instituições. Organizações.Homophobia is the term used to define and characterize any kind of discrimination and / or aversion of homosexuals. It consists of fear, distrust and hatred of gays, lesbians, bisexuals, transvestites and transsexuals, as a form of representation that develops within the dominant groups. It refers to values, exclusion mechanisms, power relations, belief systems and selfhood. This understanding implies that homophobia is analyzed in different social contexts. Based on this understanding, there was a study whose main objective was to analyze the positioning and potential contributions of Psychology about homophobia in the school context. Specifically, it sought to identify entities, associations and organizations of Psychology publications on Homophobia; point the coping strategies of homophobia at school proposed by these entities, associations and organizations of Psychology; and, from the analyzed material, discuss the contributions of Psychology action to confront the homophobia at school. Minding these goals, developed a study of qualitative nature, in an exploratory and descriptive type, mediated by use of bibliographic and documentary research as data collection techniques. The first was based on a Narrative Review of the Literature and on a Thematic Content Analysis and was held to justify theoretically the object of study, contributing with elements to support the documentary analysis of the material. As sources of the second publications from some Psychology institutions in Brazil were used. Data collection was made on the websites of five institutions, seeking in publications, events, news and materials, content relating to concepts of homophobia at school and possible coping practices for its confrontation. The results of the analysis suggest that Psychology has discussed issues relating to homophobia not in a purposeful way, but as a response to social and political events. In addition, in proposing some actions, Psychology does not consider the mediating factors that intersect the psychosocial problem, which ends up favoring the appearance of faults in the actions undertaken in response to homophobia confronting challenge. The study seems to point out that despite the development of some campaigns and joint of associations and Psychology entities to confront the homophobia in the school environment, many affirmative action still need to be made. Keywords: Homophobia. School. Psychology. Institutions. Organizations.Viana, Luciana Maria MaiaViana, Luciana Maria MaiaMatos, Tereza Gláucia RochaChaves, Hamilton VianaNascimento, Verônica Salgueiro doUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaAlmeida, Hélen Rimet Alves de2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/104480https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/12900Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 95766porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T20:36:13Zoai::104480Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T20:36:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Homofobia na escola: considerações da psicologia
Homophobia in school : considerations of psychology
title Homofobia na escola: considerações da psicologia
spellingShingle Homofobia na escola: considerações da psicologia
Almeida, Hélen Rimet Alves de
Homossexualidade - Aspectos psicológicos
Homofobia
Diversidade Sexual
title_short Homofobia na escola: considerações da psicologia
title_full Homofobia na escola: considerações da psicologia
title_fullStr Homofobia na escola: considerações da psicologia
title_full_unstemmed Homofobia na escola: considerações da psicologia
title_sort Homofobia na escola: considerações da psicologia
author Almeida, Hélen Rimet Alves de
author_facet Almeida, Hélen Rimet Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Luciana Maria Maia
Viana, Luciana Maria Maia
Matos, Tereza Gláucia Rocha
Chaves, Hamilton Viana
Nascimento, Verônica Salgueiro do
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Hélen Rimet Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Homossexualidade - Aspectos psicológicos
Homofobia
Diversidade Sexual
topic Homossexualidade - Aspectos psicológicos
Homofobia
Diversidade Sexual
description Homofobia é o termo usado para definir e caracterizar qualquer tipo de discriminação e/ou aversão aos homossexuais. Consiste em medo, descrédito e ódio a gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, como uma forma de representação que se desenvolve no interior dos grupos dominantes. Refere-se a valores, mecanismos de exclusão, relações de poder, sistemas de crenças e padrões identitários. Essa compreensão pressupõe que a homofobia seja analisada em contextos sociais distintos. Partindo-se desse entendimento, realizou-se um estudo cujo objetivo principal consistiu em analisar o posicionamento e as possíveis contribuições da Psicologia acerca da homofobia no contexto escolar. Em específico, procurou-se identificar publicações de entidades, associações e organizações de Psicologia, sobre a Homofobia; apontar as estratégias de enfrentamento à homofobia na escola propostas por essas entidades, associações e organizações de Psicologia; e, a partir do material analisado, discutir as contribuições da atuação da Psicologia para o enfrentamento da homofobia na escola. Com estes objetivos, desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório e descritivo, mediado pela utilização das pesquisas bibliográfica e documental como técnicas de coleta de dados. A primeira baseou-se em uma Revisão Narrativa da Literatura e de uma Análise de Conteúdo Temática e foi realizada para fundamentar teoricamente o objeto de estudo, contribuindo com elementos para subsidiar a análise documental do material obtido. Como fontes da segunda foram utilizadas publicações de algumas instituições da Psicologia no Brasil. A coleta das informações foi feita nos endereços eletrônicos de cinco instituições, nos quais se buscou, em publicações, eventos, notícias e matérias, conteúdos relativos às concepções sobre a homofobia na escola, bem como possíveis práticas para o seu enfrentamento. Os resultados das análises sugerem que a Psicologia tem discutido as questões relativas à homofobia não de forma propositiva, mas como resposta a acontecimentos sociais e políticos. Além disso, a Psicologia, ao propor algumas ações, não considera os fatores mediadores que se cruzam com o problema psicossociológico, o que acaba favorecendo o aparecimento de falhas nas ações encetadas em resposta ao desafio de enfrentamento da homofobia. O estudo parece apontar que, apesar do desenvolvimento de algumas campanhas e articulações de associações e entidades de Psicologia para o enfrentamento da homofobia no ambiente escolar, muitas ações afirmativas ainda precisam ser realizadas. Palavras-chave: Homofobia. Escola. Psicologia. Instituições. Organizações.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/104480
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/104480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/12900
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 95766
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1797239728989274112