Afetividade e promoção da saúde na escola: a construção de significados pelo professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Maxmiria Holanda
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/92454
Resumo: A criação de ambientes favoráveis à saúde deve ocorrer com intervenções que fomentem análises críticas e reflexivas sobre valores, condutas e condições sociais, buscando fortalecer o que contribui para a melhoria dos ambientes, da saúde e do desenvolvimento humano. A proposta de promoção da saúde está diretamente ligada à superação das estruturas ideológicas, e através da educação propõe contribuir para a politização dos debates e das práticas em saúde. Com isso, a ideia da potencialidade das escolas em promover a saúde das crianças e dos jovens foi sendo fortalecida, contudo não depende apenas da inclusão da saúde no currículo ou da realização de palestras, mas, principalmente, do desenvolvimento da capacidade individual e coletiva para lidar com a multiplicidade dos condicionantes da saúde. Nesse contexto, o professor é fundamental para a sustentabilidade das ações promotoras de saúde na escola, na medida em que representa uma interseção entre alunos, funcionários e pais. Entretanto, o docente possui demandas próprias de saúde emocional e física que se atendidas favorecerão o potencial destes para criar e executar ações em prol da consolidação do conceito de promoção de saúde na escola. Diante disso, os objetivos deste estudo foram definidos visando à compreensão da afetividade dos professores em relação ao ambiente educacional e a sua influência no envolvimento destes nas ações promotoras de saúde. A metodologia utilizada, fruto de uma integração de saberes da psicologia ambiental, empregou a afetividade como categoria de análise da relação sujeito e ambiente, além da categorização das narrativas dos participantes. Os resultados demonstraram que a escola pesquisada, embora possua a saúde como tema transversal nas suas bases curriculares e receba diversas atividades realizadas por estagiários dos cursos da área da saúde e humanas, desconhece o conceito de promoção da saúde e a proposta de aplicação deste no contexto escolar. Além do mais, diversos aspectos envolvendo o bem-estar do professor no ambiente escolar dificultam seu envolvimento em ações nesse ambiente, dentre eles o sentimento de exclusão diante das atividades realizadas pelos estagiários e a disputa de poder advinda desta relação, além do sentimento de desvalorização social, de cobrança e o desgaste físico e emocional. Em contrapartida, o sentimento de amizade, companheirismo e de união entre os docentes, o vínculo com os alunos e a percepção do aprendizado destes, além do amor à profissão e o senso de responsabilidade com o trabalho, foram percebidos como elementos fundamentais para a manutenção do envolvimento do professor com as propostas da promoção na escola pesquisada. Concluímos com o estudo que o professor precisa ser reconhecido, muito mais que um instrumento para o alcance da promoção da saúde do aluno, mas como um sujeito catalisador deste processo e que também necessita ser envolvido e favorecido por ações voltadas à sua saúde. Verificamos ser urgentes a amplitude de investigação e as avaliações aprofundadas sobre as ações de promoção da saúde na escola, favorecendo uma maior compreensão desses conceitos nos contextos educacionais, e apontamos a necessidade da afetividade ser melhor explorada nas pesquisas e intervenções voltadas à promoção da saúde, uma vez que através dos afetos é possível fomentar mudanças de atitudes das pessoas diante de si, diante do mundo a sua volta, seu corpo e sua saúde.
id UFOR_46d1d91d7c0579e86b653ad0452d1f8e
oai_identifier_str oai::92454
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Afetividade e promoção da saúde na escola: a construção de significados pelo professorPromoção da saúdeSaúde escolarAfeto (Psicologia)A criação de ambientes favoráveis à saúde deve ocorrer com intervenções que fomentem análises críticas e reflexivas sobre valores, condutas e condições sociais, buscando fortalecer o que contribui para a melhoria dos ambientes, da saúde e do desenvolvimento humano. A proposta de promoção da saúde está diretamente ligada à superação das estruturas ideológicas, e através da educação propõe contribuir para a politização dos debates e das práticas em saúde. Com isso, a ideia da potencialidade das escolas em promover a saúde das crianças e dos jovens foi sendo fortalecida, contudo não depende apenas da inclusão da saúde no currículo ou da realização de palestras, mas, principalmente, do desenvolvimento da capacidade individual e coletiva para lidar com a multiplicidade dos condicionantes da saúde. Nesse contexto, o professor é fundamental para a sustentabilidade das ações promotoras de saúde na escola, na medida em que representa uma interseção entre alunos, funcionários e pais. Entretanto, o docente possui demandas próprias de saúde emocional e física que se atendidas favorecerão o potencial destes para criar e executar ações em prol da consolidação do conceito de promoção de saúde na escola. Diante disso, os objetivos deste estudo foram definidos visando à compreensão da afetividade dos professores em relação ao ambiente educacional e a sua influência no envolvimento destes nas ações promotoras de saúde. A metodologia utilizada, fruto de uma integração de saberes da psicologia ambiental, empregou a afetividade como categoria de análise da relação sujeito e ambiente, além da categorização das narrativas dos participantes. Os resultados demonstraram que a escola pesquisada, embora possua a saúde como tema transversal nas suas bases curriculares e receba diversas atividades realizadas por estagiários dos cursos da área da saúde e humanas, desconhece o conceito de promoção da saúde e a proposta de aplicação deste no contexto escolar. Além do mais, diversos aspectos envolvendo o bem-estar do professor no ambiente escolar dificultam seu envolvimento em ações nesse ambiente, dentre eles o sentimento de exclusão diante das atividades realizadas pelos estagiários e a disputa de poder advinda desta relação, além do sentimento de desvalorização social, de cobrança e o desgaste físico e emocional. Em contrapartida, o sentimento de amizade, companheirismo e de união entre os docentes, o vínculo com os alunos e a percepção do aprendizado destes, além do amor à profissão e o senso de responsabilidade com o trabalho, foram percebidos como elementos fundamentais para a manutenção do envolvimento do professor com as propostas da promoção na escola pesquisada. Concluímos com o estudo que o professor precisa ser reconhecido, muito mais que um instrumento para o alcance da promoção da saúde do aluno, mas como um sujeito catalisador deste processo e que também necessita ser envolvido e favorecido por ações voltadas à sua saúde. Verificamos ser urgentes a amplitude de investigação e as avaliações aprofundadas sobre as ações de promoção da saúde na escola, favorecendo uma maior compreensão desses conceitos nos contextos educacionais, e apontamos a necessidade da afetividade ser melhor explorada nas pesquisas e intervenções voltadas à promoção da saúde, uma vez que através dos afetos é possível fomentar mudanças de atitudes das pessoas diante de si, diante do mundo a sua volta, seu corpo e sua saúde.Creating environments that favor health should occur with interventions which form critical e reflexive analysis regarding values, social conduct and conditions, searching to strengthen what contributes to improve environments, health and human development. The proposition of promoting health is directly linked to overcoming ideological structures and through education contributes to politicizing health debates and practices. In this way the idea of schools potentially promotion health of children and youth strengthened, but it does not depend only on including health in the curriculum or lectures, it depends on developing individual and group capability to deal with multiple health, the teachers are fundamental to sustain health promoting actions in the school as they represent an intercession among students, staff and parents. However, the teachers have their own health demands that if tended to world favor the creation and execution of actions to consolidate the health promotion concept in school. The objectives of this study were defined looking at the comprehensive effectiveness of the teachers, the educational environment, and their influence on health promoting actions. The methodology used was based on psychological knowledge of environment and used effectiveness to analyze the relationship between subject and environment, as well as, the participant?s narratives the results show that the school researched does not know the health promotion concept and its application in the school, even though health is a transversal the curriculum and has various health and humans services interns. Many aspects of the teachers well being in school environment make it difficult to be evolved in actions, among them is the feeling, of exclusion from them interns activities, a power struggle with them, as well as feeling of social devaluation and physical and emotional wear and tear. On the other hand the feeling of friendship companionship and unity among the staff, link to the students, learning perception, as well as love for the profession and sense of work responsibility were perceived as fundamental elements for the teacher?s involvement in the researched school´s health promoting suggestions. We concluded with this study that the teacher needs to be recognized as more than just as an instrument to promote student health, but as a catalyst in this process, they also need to be involved and favored by actions regarding their own health. We found it urgent to amplify investigation and evaluation on actions for promoting health in schools favoring greater comprehension of these concepts in the educational context and a need for their effectiveness to be explored in health promotion research and interventions. By this affection, it is possible to make attitude changes in people, for themselves, the world around them, their body and their health.Catrib, Ana Maria FontenelleMatos, Tereza Gláucia RochaCatrib, Ana Maria FontenelleMatos, Tereza Gláucia RochaCatalán, Valetin GavidiaGonçalves, Fernanda DenardinUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaBatista, Maxmiria Holanda2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/92454https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/7797Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 86336porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T19:06:08Zoai::92454Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T19:06:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Afetividade e promoção da saúde na escola: a construção de significados pelo professor
title Afetividade e promoção da saúde na escola: a construção de significados pelo professor
spellingShingle Afetividade e promoção da saúde na escola: a construção de significados pelo professor
Batista, Maxmiria Holanda
Promoção da saúde
Saúde escolar
Afeto (Psicologia)
title_short Afetividade e promoção da saúde na escola: a construção de significados pelo professor
title_full Afetividade e promoção da saúde na escola: a construção de significados pelo professor
title_fullStr Afetividade e promoção da saúde na escola: a construção de significados pelo professor
title_full_unstemmed Afetividade e promoção da saúde na escola: a construção de significados pelo professor
title_sort Afetividade e promoção da saúde na escola: a construção de significados pelo professor
author Batista, Maxmiria Holanda
author_facet Batista, Maxmiria Holanda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catrib, Ana Maria Fontenelle
Matos, Tereza Gláucia Rocha
Catrib, Ana Maria Fontenelle
Matos, Tereza Gláucia Rocha
Catalán, Valetin Gavidia
Gonçalves, Fernanda Denardin
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Maxmiria Holanda
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção da saúde
Saúde escolar
Afeto (Psicologia)
topic Promoção da saúde
Saúde escolar
Afeto (Psicologia)
description A criação de ambientes favoráveis à saúde deve ocorrer com intervenções que fomentem análises críticas e reflexivas sobre valores, condutas e condições sociais, buscando fortalecer o que contribui para a melhoria dos ambientes, da saúde e do desenvolvimento humano. A proposta de promoção da saúde está diretamente ligada à superação das estruturas ideológicas, e através da educação propõe contribuir para a politização dos debates e das práticas em saúde. Com isso, a ideia da potencialidade das escolas em promover a saúde das crianças e dos jovens foi sendo fortalecida, contudo não depende apenas da inclusão da saúde no currículo ou da realização de palestras, mas, principalmente, do desenvolvimento da capacidade individual e coletiva para lidar com a multiplicidade dos condicionantes da saúde. Nesse contexto, o professor é fundamental para a sustentabilidade das ações promotoras de saúde na escola, na medida em que representa uma interseção entre alunos, funcionários e pais. Entretanto, o docente possui demandas próprias de saúde emocional e física que se atendidas favorecerão o potencial destes para criar e executar ações em prol da consolidação do conceito de promoção de saúde na escola. Diante disso, os objetivos deste estudo foram definidos visando à compreensão da afetividade dos professores em relação ao ambiente educacional e a sua influência no envolvimento destes nas ações promotoras de saúde. A metodologia utilizada, fruto de uma integração de saberes da psicologia ambiental, empregou a afetividade como categoria de análise da relação sujeito e ambiente, além da categorização das narrativas dos participantes. Os resultados demonstraram que a escola pesquisada, embora possua a saúde como tema transversal nas suas bases curriculares e receba diversas atividades realizadas por estagiários dos cursos da área da saúde e humanas, desconhece o conceito de promoção da saúde e a proposta de aplicação deste no contexto escolar. Além do mais, diversos aspectos envolvendo o bem-estar do professor no ambiente escolar dificultam seu envolvimento em ações nesse ambiente, dentre eles o sentimento de exclusão diante das atividades realizadas pelos estagiários e a disputa de poder advinda desta relação, além do sentimento de desvalorização social, de cobrança e o desgaste físico e emocional. Em contrapartida, o sentimento de amizade, companheirismo e de união entre os docentes, o vínculo com os alunos e a percepção do aprendizado destes, além do amor à profissão e o senso de responsabilidade com o trabalho, foram percebidos como elementos fundamentais para a manutenção do envolvimento do professor com as propostas da promoção na escola pesquisada. Concluímos com o estudo que o professor precisa ser reconhecido, muito mais que um instrumento para o alcance da promoção da saúde do aluno, mas como um sujeito catalisador deste processo e que também necessita ser envolvido e favorecido por ações voltadas à sua saúde. Verificamos ser urgentes a amplitude de investigação e as avaliações aprofundadas sobre as ações de promoção da saúde na escola, favorecendo uma maior compreensão desses conceitos nos contextos educacionais, e apontamos a necessidade da afetividade ser melhor explorada nas pesquisas e intervenções voltadas à promoção da saúde, uma vez que através dos afetos é possível fomentar mudanças de atitudes das pessoas diante de si, diante do mundo a sua volta, seu corpo e sua saúde.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/92454
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/92454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/7797
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 86336
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408696879054848