Avaliação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino superior: transição do presencial para o virtual no contexto da pandemia da covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129704 |
Resumo: | No contexto da pandemia de COVID-19, os docentes do ensino superior estão confrontados com a tarefa desafiadora de escolher as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) adequadas para manter o processo educacional em andamento em um ambiente online, em que o distanciamento social é uma necessidade. O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar os fatores que influenciaram a aceitação do uso de tecnologias durante a transição do ensino presencial para o online, considerando a perspectiva dos docentes no ensino superior. Além disso, a pesquisa também busca explorar os desafios encontrados durante essa transição e as tecnologias utilizadas nesse processo. Baseando-se na Teoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologias (UTAUT), o estudo examina diversos construtos como Expectativa de Desempenho e Esforço, Condições Facilitadoras, Influência Social e variáveis moderadoras (idade e gênero), além de incorporar a dimensão interatividade ao modelo. O presente estudo é de natureza descritiva e adota uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos. A análise fatorial confirmatória e a regressão múltipla foram utilizadas como instrumentos de investigação. Os resultados apontaram que Expectativa de Desempenho e Interatividade têm uma relação positiva com a intenção de uso. Os coeficientes de regressão padronizados foram de 0,378 e 0,541, respectivamente, o que significa que esses fatores explicam 56% da variação na intenção de uso. Além disso, os docentes enfrentaram desafios na adaptação para a nova modalidade de ensino online durante a pandemia, explorando diversas fontes para aprimorar suas habilidades tecnológicas. A maioria expressou satisfação com o uso de TDIC, o que fornece evidências de uma maior integração dessas tecnologias em práticas educacionais futuras. Palavras-chave: Educação, Ensino Online, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, UTAUT, IHC |
id |
UFOR_480197a80614c00314fb2ad6ab222c3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::129704 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino superior: transição do presencial para o virtual no contexto da pandemia da covid-19Tecnologia da informaçãoEnsino SuperiorCovid-19 (Pandemia)No contexto da pandemia de COVID-19, os docentes do ensino superior estão confrontados com a tarefa desafiadora de escolher as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) adequadas para manter o processo educacional em andamento em um ambiente online, em que o distanciamento social é uma necessidade. O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar os fatores que influenciaram a aceitação do uso de tecnologias durante a transição do ensino presencial para o online, considerando a perspectiva dos docentes no ensino superior. Além disso, a pesquisa também busca explorar os desafios encontrados durante essa transição e as tecnologias utilizadas nesse processo. Baseando-se na Teoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologias (UTAUT), o estudo examina diversos construtos como Expectativa de Desempenho e Esforço, Condições Facilitadoras, Influência Social e variáveis moderadoras (idade e gênero), além de incorporar a dimensão interatividade ao modelo. O presente estudo é de natureza descritiva e adota uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos. A análise fatorial confirmatória e a regressão múltipla foram utilizadas como instrumentos de investigação. Os resultados apontaram que Expectativa de Desempenho e Interatividade têm uma relação positiva com a intenção de uso. Os coeficientes de regressão padronizados foram de 0,378 e 0,541, respectivamente, o que significa que esses fatores explicam 56% da variação na intenção de uso. Além disso, os docentes enfrentaram desafios na adaptação para a nova modalidade de ensino online durante a pandemia, explorando diversas fontes para aprimorar suas habilidades tecnológicas. A maioria expressou satisfação com o uso de TDIC, o que fornece evidências de uma maior integração dessas tecnologias em práticas educacionais futuras. Palavras-chave: Educação, Ensino Online, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, UTAUT, IHCIn the context of the COVID-19 pandemic, higher education instructors are faced with the challenging task of selecting appropriate Information and Communication Digital Technologies (ICDT) to keep the educational process ongoing in an online environment, where social distancing is a necessity. The aim of this research is to identify and analyze the factors that influenced the acceptance of technology use during the transition from face-to-face to online teaching, considering the perspective of higher education instructors. Moreover, the research also seeks to explore the challenges encountered during this transition and the technologies used in the process. Drawing upon the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT), the study examines various constructs such as Performance and Effort Expectancy, Facilitating Conditions, Social Influence, and moderating variables (age and gender), in addition to incorporating the interactivity dimension into the model. The present study is descriptive in nature and adopts a mixed-method approach, combining quantitative and qualitative methods. Confirmatory factor analysis and multiple regression were employed as research instruments. The results indicated that Performance Expectancy and Interactivity have a positive relationship with intention to use. The standardized regression coefficients were 0.378 and 0.541, respectively, meaning that these factors account for 56% of the variation in intention to use. Furthermore, instructors faced challenges in adapting to the new online teaching modality during the pandemic, exploring various sources to enhance their technological skills. Most expressed satisfaction with the use of ICDT, providing evidence for greater integration of these technologies in future educational practices. Keywords: Education, Online Teaching, Information and Communication Digital Technologies, UTAUT, HCIA dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 28952/23 em 24/04/2023Furtado, Maria Elizabeth SucupiraCarvalho, Windsor Viana deCardoso, Rafaela Ponte LisboaDuarte, João Batista FurlanUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática AplicadaBritto, Nathalino Pacheco2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf166f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129704https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/28000porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T11:07:48Zoai::129704Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-06-14T11:07:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino superior: transição do presencial para o virtual no contexto da pandemia da covid-19 |
title |
Avaliação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino superior: transição do presencial para o virtual no contexto da pandemia da covid-19 |
spellingShingle |
Avaliação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino superior: transição do presencial para o virtual no contexto da pandemia da covid-19 Britto, Nathalino Pacheco Tecnologia da informação Ensino Superior Covid-19 (Pandemia) |
title_short |
Avaliação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino superior: transição do presencial para o virtual no contexto da pandemia da covid-19 |
title_full |
Avaliação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino superior: transição do presencial para o virtual no contexto da pandemia da covid-19 |
title_fullStr |
Avaliação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino superior: transição do presencial para o virtual no contexto da pandemia da covid-19 |
title_full_unstemmed |
Avaliação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino superior: transição do presencial para o virtual no contexto da pandemia da covid-19 |
title_sort |
Avaliação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino superior: transição do presencial para o virtual no contexto da pandemia da covid-19 |
author |
Britto, Nathalino Pacheco |
author_facet |
Britto, Nathalino Pacheco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Furtado, Maria Elizabeth Sucupira Carvalho, Windsor Viana de Cardoso, Rafaela Ponte Lisboa Duarte, João Batista Furlan Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Britto, Nathalino Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da informação Ensino Superior Covid-19 (Pandemia) |
topic |
Tecnologia da informação Ensino Superior Covid-19 (Pandemia) |
description |
No contexto da pandemia de COVID-19, os docentes do ensino superior estão confrontados com a tarefa desafiadora de escolher as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) adequadas para manter o processo educacional em andamento em um ambiente online, em que o distanciamento social é uma necessidade. O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar os fatores que influenciaram a aceitação do uso de tecnologias durante a transição do ensino presencial para o online, considerando a perspectiva dos docentes no ensino superior. Além disso, a pesquisa também busca explorar os desafios encontrados durante essa transição e as tecnologias utilizadas nesse processo. Baseando-se na Teoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologias (UTAUT), o estudo examina diversos construtos como Expectativa de Desempenho e Esforço, Condições Facilitadoras, Influência Social e variáveis moderadoras (idade e gênero), além de incorporar a dimensão interatividade ao modelo. O presente estudo é de natureza descritiva e adota uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos. A análise fatorial confirmatória e a regressão múltipla foram utilizadas como instrumentos de investigação. Os resultados apontaram que Expectativa de Desempenho e Interatividade têm uma relação positiva com a intenção de uso. Os coeficientes de regressão padronizados foram de 0,378 e 0,541, respectivamente, o que significa que esses fatores explicam 56% da variação na intenção de uso. Além disso, os docentes enfrentaram desafios na adaptação para a nova modalidade de ensino online durante a pandemia, explorando diversas fontes para aprimorar suas habilidades tecnológicas. A maioria expressou satisfação com o uso de TDIC, o que fornece evidências de uma maior integração dessas tecnologias em práticas educacionais futuras. Palavras-chave: Educação, Ensino Online, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, UTAUT, IHC |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129704 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/28000 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 166f. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1815437285428035584 |