Inclusão digital na EJA: uso das TDIC durante a pandemia COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motoki, Leila Mary
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253194
Resumo: Em 2020, a Pandemia Covid-19 trouxe significativas mudanças à sociedade, inclusive nos contextos educacionais, principalmente pela implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), no qual as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ganharam lugar de destaque, permitindo que docentes e discentes pudessem dar continuidade aos estudos durante o ano letivo. A inabilidade ao uso de ferramentas digitais e a urgência para a organização e efetivação do ERE impactaram negativamente na aprendizagem das classes mais vulneráveis. Diante dessas adversidades, muitos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que se encontravam excluídos digitalmente não conseguiram dar continuidade aos estudos, o que elevou consideravelmente a evasão escolar desse público-alvo. A pesquisa teve como objetivo analisar quais foram os reais impactos do uso das TDIC em um CEEJA, durante o ensino remoto, e quais mudanças acarretaram no trabalho docente da Unidade de Ensino (UE). O estudo se deu em três etapas: na primeira foi realizada pesquisa bibliográfica e documental sobre a EJA e o CEEJA, o uso das TDC na EJA e a formação docente para CEEJA; na segunda etapa foram aplicados questionários aos professores e alunos de um CEEJA e na terceira, foi elaborado e aplicado o produto educacional intitulado “Oficina EJA Digital”, versando sobre a contextualização sobre a EJA no Brasil e o trabalho de Paulo Freire para a educação. Os principais resultados e dados obtidos, durante o processo do trabalho, apontaram para a necessidade de urgente implementação de políticas públicas que visem a inclusão digital na EJA e a formação continuada em serviço dos docentes dessa modalidade de ensino.
id UNSP_0e7cffa49c2d73755b00114b61ce1bf0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/253194
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Inclusão digital na EJA: uso das TDIC durante a pandemia COVID-19Digital inclusion in EJA: use of TDIC during the COVID-19 pandemicEducação de Jovens e AdultosPandemia Covid-19Tecnologia Digital de Comunicação e InformaçãoEm 2020, a Pandemia Covid-19 trouxe significativas mudanças à sociedade, inclusive nos contextos educacionais, principalmente pela implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), no qual as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ganharam lugar de destaque, permitindo que docentes e discentes pudessem dar continuidade aos estudos durante o ano letivo. A inabilidade ao uso de ferramentas digitais e a urgência para a organização e efetivação do ERE impactaram negativamente na aprendizagem das classes mais vulneráveis. Diante dessas adversidades, muitos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que se encontravam excluídos digitalmente não conseguiram dar continuidade aos estudos, o que elevou consideravelmente a evasão escolar desse público-alvo. A pesquisa teve como objetivo analisar quais foram os reais impactos do uso das TDIC em um CEEJA, durante o ensino remoto, e quais mudanças acarretaram no trabalho docente da Unidade de Ensino (UE). O estudo se deu em três etapas: na primeira foi realizada pesquisa bibliográfica e documental sobre a EJA e o CEEJA, o uso das TDC na EJA e a formação docente para CEEJA; na segunda etapa foram aplicados questionários aos professores e alunos de um CEEJA e na terceira, foi elaborado e aplicado o produto educacional intitulado “Oficina EJA Digital”, versando sobre a contextualização sobre a EJA no Brasil e o trabalho de Paulo Freire para a educação. Os principais resultados e dados obtidos, durante o processo do trabalho, apontaram para a necessidade de urgente implementação de políticas públicas que visem a inclusão digital na EJA e a formação continuada em serviço dos docentes dessa modalidade de ensino.In 2020, the Covid-19 Pandemic brought significant changes to society, including in educational contexts, mainly due to the implementation of Emergency Remote Teaching (ERE), in which Digital Information and Communication Technologies (TDIC) gained prominence, enabling teachers and students to continue the academic year. The inability to use digital tools and the urgency to organize and implement the ERE had a negative impact on the learning of the most vulnerable student groups. Faced with these adversities, many Youth and Adult Education (EJA) students who found themselves digitally excluded were unable to continue their studies, which considerably increased school dropout rates within this target group. The research aimed to analyze the real impacts of using TDIC in a CEEJA, during remote teaching, and the changes they caused in the teaching work of the Teaching Unit (UE).The study took place in three stages: in the first, bibliographical and documentary research was carried out on EJA and CEEJA, the use of TDC in EJA and teacher training for CEEJA; In the second stage, questionnaires were administered to teachers and students of a CEEJA and in the fourth stage, educational product entitled “Oficina EJA Digital” was prepared and applied, focusing on the contextualization of EJA in Brazil and the work of Paulo Freire for education. The main results and data obtained during the work process indicate the urgent need for the implementation of public policies focused an digital inclusion in EJA and the continued in-service training of teachers of this teaching modality.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Zanata, Eliana Marques [UNESP]Motoki, Leila Mary2024-02-06T11:20:49Z2024-02-06T11:20:49Z2023-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOTOKI, L. M. Inclusão digital na EJA: uso das TDIC durante a pandemia COVID-19. 2024. 142 p. Dissertação (Mestrado em Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/253194. Acesso em: 06 de fev. 2024https://hdl.handle.net/11449/25319473345647008521070000-0003-3156-651Xporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-07T07:19:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253194Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-02-07T07:19:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão digital na EJA: uso das TDIC durante a pandemia COVID-19
Digital inclusion in EJA: use of TDIC during the COVID-19 pandemic
title Inclusão digital na EJA: uso das TDIC durante a pandemia COVID-19
spellingShingle Inclusão digital na EJA: uso das TDIC durante a pandemia COVID-19
Motoki, Leila Mary
Educação de Jovens e Adultos
Pandemia Covid-19
Tecnologia Digital de Comunicação e Informação
title_short Inclusão digital na EJA: uso das TDIC durante a pandemia COVID-19
title_full Inclusão digital na EJA: uso das TDIC durante a pandemia COVID-19
title_fullStr Inclusão digital na EJA: uso das TDIC durante a pandemia COVID-19
title_full_unstemmed Inclusão digital na EJA: uso das TDIC durante a pandemia COVID-19
title_sort Inclusão digital na EJA: uso das TDIC durante a pandemia COVID-19
author Motoki, Leila Mary
author_facet Motoki, Leila Mary
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanata, Eliana Marques [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Motoki, Leila Mary
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Pandemia Covid-19
Tecnologia Digital de Comunicação e Informação
topic Educação de Jovens e Adultos
Pandemia Covid-19
Tecnologia Digital de Comunicação e Informação
description Em 2020, a Pandemia Covid-19 trouxe significativas mudanças à sociedade, inclusive nos contextos educacionais, principalmente pela implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), no qual as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ganharam lugar de destaque, permitindo que docentes e discentes pudessem dar continuidade aos estudos durante o ano letivo. A inabilidade ao uso de ferramentas digitais e a urgência para a organização e efetivação do ERE impactaram negativamente na aprendizagem das classes mais vulneráveis. Diante dessas adversidades, muitos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que se encontravam excluídos digitalmente não conseguiram dar continuidade aos estudos, o que elevou consideravelmente a evasão escolar desse público-alvo. A pesquisa teve como objetivo analisar quais foram os reais impactos do uso das TDIC em um CEEJA, durante o ensino remoto, e quais mudanças acarretaram no trabalho docente da Unidade de Ensino (UE). O estudo se deu em três etapas: na primeira foi realizada pesquisa bibliográfica e documental sobre a EJA e o CEEJA, o uso das TDC na EJA e a formação docente para CEEJA; na segunda etapa foram aplicados questionários aos professores e alunos de um CEEJA e na terceira, foi elaborado e aplicado o produto educacional intitulado “Oficina EJA Digital”, versando sobre a contextualização sobre a EJA no Brasil e o trabalho de Paulo Freire para a educação. Os principais resultados e dados obtidos, durante o processo do trabalho, apontaram para a necessidade de urgente implementação de políticas públicas que visem a inclusão digital na EJA e a formação continuada em serviço dos docentes dessa modalidade de ensino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-08
2024-02-06T11:20:49Z
2024-02-06T11:20:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOTOKI, L. M. Inclusão digital na EJA: uso das TDIC durante a pandemia COVID-19. 2024. 142 p. Dissertação (Mestrado em Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/253194. Acesso em: 06 de fev. 2024
https://hdl.handle.net/11449/253194
7334564700852107
0000-0003-3156-651X
identifier_str_mv MOTOKI, L. M. Inclusão digital na EJA: uso das TDIC durante a pandemia COVID-19. 2024. 142 p. Dissertação (Mestrado em Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/253194. Acesso em: 06 de fev. 2024
7334564700852107
0000-0003-3156-651X
url https://hdl.handle.net/11449/253194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650150116098048