Lego mindstorms: uma abordagem alternativa e complementar para reabilitação de crianças com paralisia cerebral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/113283 |
Resumo: | Paralisia cerebral é uma lesão provocada, na maioria dos casos, pela falta de oxigenação das células cerebrais, ocorrida durante o período da gestação, no momento do parto ou após o nascimento, ainda no processo de amadurecimento do cérebro da criança (até 3 anos de idade), afetando, desse modo, diretamente a função motora. Existem diversos tratamentos convencionais para a reabilitação destes pacientes, sendo estes muitas vezes cansativos e onerosos, o que causa desinteresse na continuidade do tratamento. Neste sentido, é proposto, neste trabalho, um estudo sobre a influência do robô legomindstorm, como uma ferramenta alternativa e complementar ao tratamento convencional sobre a coordenação motora, a cognição, a memória e o nível de atenção das crianças, de modo a complementar as atividades realizadas no programa Reabilitação Neuropsicomotora do Núcleo de Terapia Ocupacional do NAMI/UNIFOR. A interação entre a criança e o robô ocorre por meio de um aplicativo de controle remoto instalado em um smartphone. Para validar o método proposto, cinco crianças foram submetidas às sessões de atividades com o robô durante dois meses, neste período, foi monitorado o nível de concentração em cada atividade através de um sensor de ondas cerebrais. Durante as atividades, as crianças apresentaram diferentes níveis de desempenho e evolução, sendo possível constatar uma estimulação relacionada à coordenação motora e cognitiva, relacionada ao nível de atenção. Além do mais, profissionais da área da saúde e familiares responsáveis preencheram um questionário para avaliar as vantagens e as desvantagens da abordagem proposta, tornando a aplicação bastante promissora e, consequentemente, acelerando a evolução do quadro clínico de cada criança. Portanto, pode-se concluir que o tratamento lúdico usando robô legomindstorm é uma ferramenta alternativa e complementar eficaz e bastante promissora para a reabilitação de crianças com paralisia cerebral. Palavras-chave: Robótica. Lego. Controle remoto. Paralisia cerebral. Reabilitação. Limitações motoras. Estimulação cerebral. Estimulação cognitiva. Estimulação motora. Atividades funcionais. |
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Neste sentido, é proposto, neste trabalho, um estudo sobre a influência do robô legomindstorm, como uma ferramenta alternativa e complementar ao tratamento convencional sobre a coordenação motora, a cognição, a memória e o nível de atenção das crianças, de modo a complementar as atividades realizadas no programa Reabilitação Neuropsicomotora do Núcleo de Terapia Ocupacional do NAMI/UNIFOR. A interação entre a criança e o robô ocorre por meio de um aplicativo de controle remoto instalado em um smartphone. Para validar o método proposto, cinco crianças foram submetidas às sessões de atividades com o robô durante dois meses, neste período, foi monitorado o nível de concentração em cada atividade através de um sensor de ondas cerebrais. Durante as atividades, as crianças apresentaram diferentes níveis de desempenho e evolução, sendo possível constatar uma estimulação relacionada à coordenação motora e cognitiva, relacionada ao nível de atenção. Além do mais, profissionais da área da saúde e familiares responsáveis preencheram um questionário para avaliar as vantagens e as desvantagens da abordagem proposta, tornando a aplicação bastante promissora e, consequentemente, acelerando a evolução do quadro clínico de cada criança. Portanto, pode-se concluir que o tratamento lúdico usando robô legomindstorm é uma ferramenta alternativa e complementar eficaz e bastante promissora para a reabilitação de crianças com paralisia cerebral. Palavras-chave: Robótica. Lego. Controle remoto. Paralisia cerebral. Reabilitação. Limitações motoras. Estimulação cerebral. Estimulação cognitiva. Estimulação motora. Atividades funcionais.Cerebral palsy is an injury caused, in most cases, by the lack of oxygenation of the brain cells, occurring during the gestation period, at the time of delivery or after birth, still in the process of maturing the child's brain (up to 3 years of age), thus affecting motor function directly. There are several conventional treatments for the rehabilitation of these patients, often tiring and costly, thus causing disinterest in the continuity of treatment. In this sense, a study on the influence of the legomindstorm robot, as an alternative and complementary tool to the conventional treatment, on the motor coordination, the cognition, the memory and the attention level of the children, is proposed in this work in order to complement the activities performed in the Neuropsychomotor Rehabilitation program of the Occupational Therapy Nucleus of NAMI / UNIFOR. The interaction between the child and the robot occurs through a remote control application installed on a smartphone. In order to validate the proposed method, five children were submitted to sessions of activities with the robot for two months, monitoring the level of concentration in each activity through a brain wave sensor. During the activities, the children presented different levels of performance and evolution, being possible to verify a stimulation related to the motor and cognitive coordination, related to the level of attention. In addition, health professionals and responsible family members completed a questionnaire to assess the advantages and disadvantages of the proposed approach, making the application very promising and, consequently, accelerating the evolution of the clinical picture of each child. Therefore, it can be concluded that playful treatment using legomindstorm robot is an effective and very promising alternative and complementary tool for the rehabilitation of children with cerebral palsy. Keywords: Robotics. Lego. Remote Control. Cerebral palsy. Rehabilitation. Motor limitations. Brain stimulation. Cognitive stimulation. Motor stimulation. Functional activities.Albuquerque, Victor Hugo Costa deAlbuquerque, Victor Hugo Costa deAlexandria, Auzuir Ripardo deDuarte, João Batista FurlanUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática AplicadaLins, Alex Aguiar2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/113283https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/18785Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 104023porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T15:47:12Zoai::113283Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-25T15:47:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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