Planejamento estratégico de marketing: o caso da Panificadora Delícia do Trigo em Natal-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Luan Ricelly Monteiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35046
Resumo: A alta competitividade no mercado, aliada as mudanças nos cenários econômicos e a crescente exigência dos consumidores, obriga as organizações a procurarem ferramentas para aperfeiçoar a execução de seus processos. É nesse cenário que as empresas têm buscado definir rumos e planejamentos para atingir seus objetivos. Para auxiliar as empresas nessa tarefa apresenta-se o planejamento das atividades de marketing. Diante desse contexto, o presente trabalho apresenta um estudo de caso em uma empresa de panificação, tendo como objetivo analisar que ações e estratégias de marketing são necessárias para implantação de um planejamento estratégico de marketing na Panificadora Delícia do Trigo em Natal-RN, com base em pesquisa de campo realizada com o gestor, funcionários e clientes da empresa estudada. A partir da análise dos modelos existentes de plano de marketing, adotou-se o modelo de Gomes (2005), editado pelo SEBRAE-MG. O modelo, em questão, foi escolhido devido sua aplicabilidade e linguagem acessível a todos os públicos. Dentre os principais resultados, elaborou-se um plano de marketing para a organização objeto de estudo, contendo análise ambiental, definição do público-alvo, posicionamento de mercado, análise da marca, objetivos e metas, estratégias de marketing e práticas de controle. Verificou-se que os três públicos entrevistados demonstraram estar em consentimento a respeito de vários atributos da empresa, destacando qualidade, atendimento e higiene como pontos fortes e pontos a se melhorar como segurança, promoções e acesso a empresa. Em especial, a pesquisa com clientes possibilitou a Delícia do Trigo conhecer uma amostra do grau de satisfação dos seus clientes. Conclui-se que, a partir da pesquisa de campo e das observações feitas, as ações e estratégias de marketing propostas foram direcionadas no plano de marketing, para a resolução dos atuais problemas e obtenção de uma poderosa ferramenta para adquirir vantagem competitiva. Portanto, o estudo expôs o modelo de planejamento de marketing que melhor se adequava a realidade da Delícia do Trigo, e a partir dele possibilitando a empresa em questão agir corretivamente sobre suas fraquezas e otimizar suas forças. Espera-se, com o presente trabalho, a partir do plano de marketing apresentado, possa contribuir para o sucesso da empresa.
id UFRN_ec8e3c2f76eca1a70ca9fba8f59f5dc2
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35046
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Leite, Luan Ricelly MonteiroLeite, Ana Patrícia Rodrigues2013-10-01T15:23:55Z2021-09-20T14:55:47Z2013-10-01T15:23:55Z2021-09-20T14:55:47Z2012LEITE, Luan Ricelly Monteiro. Planejamento estratégico de marketing: o caso da Panificadora Delícia do Trigo em Natal-RN. 2012. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35046A alta competitividade no mercado, aliada as mudanças nos cenários econômicos e a crescente exigência dos consumidores, obriga as organizações a procurarem ferramentas para aperfeiçoar a execução de seus processos. É nesse cenário que as empresas têm buscado definir rumos e planejamentos para atingir seus objetivos. Para auxiliar as empresas nessa tarefa apresenta-se o planejamento das atividades de marketing. Diante desse contexto, o presente trabalho apresenta um estudo de caso em uma empresa de panificação, tendo como objetivo analisar que ações e estratégias de marketing são necessárias para implantação de um planejamento estratégico de marketing na Panificadora Delícia do Trigo em Natal-RN, com base em pesquisa de campo realizada com o gestor, funcionários e clientes da empresa estudada. A partir da análise dos modelos existentes de plano de marketing, adotou-se o modelo de Gomes (2005), editado pelo SEBRAE-MG. O modelo, em questão, foi escolhido devido sua aplicabilidade e linguagem acessível a todos os públicos. Dentre os principais resultados, elaborou-se um plano de marketing para a organização objeto de estudo, contendo análise ambiental, definição do público-alvo, posicionamento de mercado, análise da marca, objetivos e metas, estratégias de marketing e práticas de controle. Verificou-se que os três públicos entrevistados demonstraram estar em consentimento a respeito de vários atributos da empresa, destacando qualidade, atendimento e higiene como pontos fortes e pontos a se melhorar como segurança, promoções e acesso a empresa. Em especial, a pesquisa com clientes possibilitou a Delícia do Trigo conhecer uma amostra do grau de satisfação dos seus clientes. Conclui-se que, a partir da pesquisa de campo e das observações feitas, as ações e estratégias de marketing propostas foram direcionadas no plano de marketing, para a resolução dos atuais problemas e obtenção de uma poderosa ferramenta para adquirir vantagem competitiva. Portanto, o estudo expôs o modelo de planejamento de marketing que melhor se adequava a realidade da Delícia do Trigo, e a partir dele possibilitando a empresa em questão agir corretivamente sobre suas fraquezas e otimizar suas forças. Espera-se, com o presente trabalho, a partir do plano de marketing apresentado, possa contribuir para o sucesso da empresa.porAdministraçãoMarketingEstratégiaPlanejamento de MarketingPanificaçãoPlanejamento estratégico de marketing: o caso da Panificadora Delícia do Trigo em Natal-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTLuanLRML_Monografias.pdf.txtExtracted texttext/plain161274https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35046/1/LuanLRML_Monografias.pdf.txtdc518231f89d04d0815d9c7e87a418f9MD51PlanejamentoEstrategico_Leite_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain161274https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35046/2/PlanejamentoEstrategico_Leite_2012.pdf.txtdc518231f89d04d0815d9c7e87a418f9MD52ORIGINALPlanejamentoEstrategico_Leite_2012.pdfapplication/pdf1601443https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35046/3/PlanejamentoEstrategico_Leite_2012.pdfd9c9fdf0e33d32f005f95592ece5da74MD53LICENSElicense.txttext/plain646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35046/4/license.txte3f2560beca4d66ff319e25382393450MD54123456789/350462021-09-20 11:55:47.385oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T14:55:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento estratégico de marketing: o caso da Panificadora Delícia do Trigo em Natal-RN
title Planejamento estratégico de marketing: o caso da Panificadora Delícia do Trigo em Natal-RN
spellingShingle Planejamento estratégico de marketing: o caso da Panificadora Delícia do Trigo em Natal-RN
Leite, Luan Ricelly Monteiro
Marketing
Estratégia
Planejamento de Marketing
Panificação
title_short Planejamento estratégico de marketing: o caso da Panificadora Delícia do Trigo em Natal-RN
title_full Planejamento estratégico de marketing: o caso da Panificadora Delícia do Trigo em Natal-RN
title_fullStr Planejamento estratégico de marketing: o caso da Panificadora Delícia do Trigo em Natal-RN
title_full_unstemmed Planejamento estratégico de marketing: o caso da Panificadora Delícia do Trigo em Natal-RN
title_sort Planejamento estratégico de marketing: o caso da Panificadora Delícia do Trigo em Natal-RN
author Leite, Luan Ricelly Monteiro
author_facet Leite, Luan Ricelly Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Luan Ricelly Monteiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leite, Ana Patrícia Rodrigues
contributor_str_mv Leite, Ana Patrícia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Estratégia
Planejamento de Marketing
Panificação
topic Marketing
Estratégia
Planejamento de Marketing
Panificação
description A alta competitividade no mercado, aliada as mudanças nos cenários econômicos e a crescente exigência dos consumidores, obriga as organizações a procurarem ferramentas para aperfeiçoar a execução de seus processos. É nesse cenário que as empresas têm buscado definir rumos e planejamentos para atingir seus objetivos. Para auxiliar as empresas nessa tarefa apresenta-se o planejamento das atividades de marketing. Diante desse contexto, o presente trabalho apresenta um estudo de caso em uma empresa de panificação, tendo como objetivo analisar que ações e estratégias de marketing são necessárias para implantação de um planejamento estratégico de marketing na Panificadora Delícia do Trigo em Natal-RN, com base em pesquisa de campo realizada com o gestor, funcionários e clientes da empresa estudada. A partir da análise dos modelos existentes de plano de marketing, adotou-se o modelo de Gomes (2005), editado pelo SEBRAE-MG. O modelo, em questão, foi escolhido devido sua aplicabilidade e linguagem acessível a todos os públicos. Dentre os principais resultados, elaborou-se um plano de marketing para a organização objeto de estudo, contendo análise ambiental, definição do público-alvo, posicionamento de mercado, análise da marca, objetivos e metas, estratégias de marketing e práticas de controle. Verificou-se que os três públicos entrevistados demonstraram estar em consentimento a respeito de vários atributos da empresa, destacando qualidade, atendimento e higiene como pontos fortes e pontos a se melhorar como segurança, promoções e acesso a empresa. Em especial, a pesquisa com clientes possibilitou a Delícia do Trigo conhecer uma amostra do grau de satisfação dos seus clientes. Conclui-se que, a partir da pesquisa de campo e das observações feitas, as ações e estratégias de marketing propostas foram direcionadas no plano de marketing, para a resolução dos atuais problemas e obtenção de uma poderosa ferramenta para adquirir vantagem competitiva. Portanto, o estudo expôs o modelo de planejamento de marketing que melhor se adequava a realidade da Delícia do Trigo, e a partir dele possibilitando a empresa em questão agir corretivamente sobre suas fraquezas e otimizar suas forças. Espera-se, com o presente trabalho, a partir do plano de marketing apresentado, possa contribuir para o sucesso da empresa.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-01T15:23:55Z
2021-09-20T14:55:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-10-01T15:23:55Z
2021-09-20T14:55:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEITE, Luan Ricelly Monteiro. Planejamento estratégico de marketing: o caso da Panificadora Delícia do Trigo em Natal-RN. 2012. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35046
identifier_str_mv LEITE, Luan Ricelly Monteiro. Planejamento estratégico de marketing: o caso da Panificadora Delícia do Trigo em Natal-RN. 2012. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35046/1/LuanLRML_Monografias.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35046/2/PlanejamentoEstrategico_Leite_2012.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35046/3/PlanejamentoEstrategico_Leite_2012.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35046/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dc518231f89d04d0815d9c7e87a418f9
dc518231f89d04d0815d9c7e87a418f9
d9c9fdf0e33d32f005f95592ece5da74
e3f2560beca4d66ff319e25382393450
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823686436522557440