Qualidade de vida na infância: visão de alunos da rede pública e privada de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Lia Machado Fiuza
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/72402
Resumo: A Qualidade de Vida (QV) na infância tem sido tratada como conceito subjetivo e multidimensional que abrange diversos domínios. O objetivo do estudo foi avaliar a QV infantil no contexto da escola pública e privada, ressaltando as dimensões mais relevantes de QV na ótica da criança e a relação da QV com o rendimento escolar. A pesquisa adota um estudo de natureza descritiva do tipo quantitativo e utiliza ferramentas qualitativas de avaliação. Foi desenvolvida em um colégio privado e em outro público no município de Fortaleza-Ceará-Brasil em 2006; incluiu 90 crianças, sendo 47 do sexo masculino e 43 do feminino, com idades entre oito e onze anos, que estavam regularmente matriculadas na terceira série do ensino fundamental I. Foi aplicado o questionário AUQEI, com uma nota de corte de 48, AUQEI qualitativo e imagens com as Dimensões de QV. Os dados obtidos foram pontuados mediante análise de conteúdo (Bardin, 1997) e o programa estatístico SPSS. Comprovou-se que a QV geral das crianças foi satisfatória, atestando um escore médio final de 51,17; as categorias referentes à felicidade foram Família, Acesso a bens materiais e Lazer, enquanto que as relacionadas à infelicidade dizem respeito a Brigas, Ausência da família e Morte/doença; já as dimensões mais relevantes expressas apontam o Rendimento (72,2%), Bem-estar Físico e Emocional (67,0%), Relações Interpessoais (61,5%), Bem-estar Coletivo e Valores (54,4%), Atividades Recreativas (52,0%) e Bem-estar Material (42,8%); não ocorreu correlação entre o Rendimento Escolar e a QV. Com efeito, mesmo atingindo um nível bom de QV, é sobremaneira necessário que se desenvolvam trabalhos com suportes teóricos congruentes ao enfoque da Escola Promotora de Saúde e suas estratégias e ações, enfatizando a QV como um dos eixos fundamentais para a promoção da saúde na escola.
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