Representações sociais do aluno com deficiência: um estudo com professores do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Stephanie Barreto Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129313
Resumo: Esta dissertação objetiva investigar as representações sociais de professores do ensino médio sobre alunos com deficiência e as repercussões dessas imagens nas práticas em sala de aula. Entende-se que essas representações reúnem crenças e julgamentos sobre a deficiência que limitam as condições de inclusão escolar desse grupo. Essa forma de representar a deficiência pode ser analisada como capacitismo, que é o preconceito dirigido às pessoas com deficiência e se refere à visão de que são incapazes ou menos aptas de participar ativamente da sociedade. Realizou-se uma pesquisa que se propôs comparar as representações sociais acerca do ¿aluno¿ e do ¿aluno com deficiência¿ para professores do ensino médio; e conhecer as dificuldades e possibilidades da inclusão de alunos com deficiência na perspectiva desses professores. A pesquisa contou com 120 professores que atuam em escolas públicas e privadas. Como instrumento, utilizou-se o Teste de Associação Livre de Palavras, com os estímulos ¿aluno¿ e ¿aluno com deficiência¿; e uma pergunta aberta sobre experiências com estudantes com deficiência. O instrumento foi compartilhado nas redes sociais e os dados foram analisados com o auxílio do Iramuteq, por meio da Análise Prototípica e da Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados apontam que os professores concebem alunos com deficiência como um problema quando se refere à inclusão escolar, atribuindo-lhes características que dificultam o processo de ensino e aprendizagem. Ao mesmo tempo que apresentam uma perspectiva hostil de capacitismo, os professores manifestam uma forma benevolente, quando consideram as pessoas como menos capazes, defendem as práticas igualitárias, ratificando o discurso de não preconceito e discriminação. Os participantes apontam também algumas dificuldades na prática com alunos com deficiência, especialmente, a falta de capacitação dos professores, a ausência de investimento governamental e/ou das instituições de ensino e as dificuldades de compreender a deficiência na perspectiva da inclusão e do modelo social. Conclui-se que a inclusão escolar ainda não é efetiva, sendo preciso dar atenção aos discursos dos professores, compreendendo as imagens sobre a deficiência e as necessidades desses profissionais no que se refere à formação e atuação no campo da inclusão. Palavras-chave: Aluno com deficiência, Representações Sociais, Capacitismo, Inclusão, Professores
id UFOR_567ac158b9dbd56fa9516e7a4198cd15
oai_identifier_str oai::129313
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Representações sociais do aluno com deficiência: um estudo com professores do ensino médioEducação inclusivaProfessores - AperfeiçoamentoEsta dissertação objetiva investigar as representações sociais de professores do ensino médio sobre alunos com deficiência e as repercussões dessas imagens nas práticas em sala de aula. Entende-se que essas representações reúnem crenças e julgamentos sobre a deficiência que limitam as condições de inclusão escolar desse grupo. Essa forma de representar a deficiência pode ser analisada como capacitismo, que é o preconceito dirigido às pessoas com deficiência e se refere à visão de que são incapazes ou menos aptas de participar ativamente da sociedade. Realizou-se uma pesquisa que se propôs comparar as representações sociais acerca do ¿aluno¿ e do ¿aluno com deficiência¿ para professores do ensino médio; e conhecer as dificuldades e possibilidades da inclusão de alunos com deficiência na perspectiva desses professores. A pesquisa contou com 120 professores que atuam em escolas públicas e privadas. Como instrumento, utilizou-se o Teste de Associação Livre de Palavras, com os estímulos ¿aluno¿ e ¿aluno com deficiência¿; e uma pergunta aberta sobre experiências com estudantes com deficiência. O instrumento foi compartilhado nas redes sociais e os dados foram analisados com o auxílio do Iramuteq, por meio da Análise Prototípica e da Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados apontam que os professores concebem alunos com deficiência como um problema quando se refere à inclusão escolar, atribuindo-lhes características que dificultam o processo de ensino e aprendizagem. Ao mesmo tempo que apresentam uma perspectiva hostil de capacitismo, os professores manifestam uma forma benevolente, quando consideram as pessoas como menos capazes, defendem as práticas igualitárias, ratificando o discurso de não preconceito e discriminação. Os participantes apontam também algumas dificuldades na prática com alunos com deficiência, especialmente, a falta de capacitação dos professores, a ausência de investimento governamental e/ou das instituições de ensino e as dificuldades de compreender a deficiência na perspectiva da inclusão e do modelo social. Conclui-se que a inclusão escolar ainda não é efetiva, sendo preciso dar atenção aos discursos dos professores, compreendendo as imagens sobre a deficiência e as necessidades desses profissionais no que se refere à formação e atuação no campo da inclusão. Palavras-chave: Aluno com deficiência, Representações Sociais, Capacitismo, Inclusão, ProfessoresThis dissertation aims to investigate the social representations of high school teachers about students with disabilities and the repercussions of these images on classroom practices. It is understood that these representations bring together beliefs and judgments about disability that limit them as conditions for school inclusion in this group. This way of representing disability can be analyzed as capacitation, which is the prejudice directed at people with disabilities and refers to the view that they are incapable or less able to actively participate in society. This research was carried out that proposed to compare the social representations about the ¿student¿ and the ¿disabled student¿ for high school teachers; and knowing the difficulties and possibilities of including students with disabilities from the perspective of teachers. The survey included 120 teachers who work in public and private schools. As an instrument, the Free Word Association Test was used, with the stimuli ¿student¿ and ¿student with disabilities¿; and an open-ended question about experiences with students with disabilities. The instrument was distributed on social networks and the data were promoted with the help of Iramuteq, through Prototypical Analysis and Descending Hierarchical Classification. The results point out that teachers realized students with disabilities as a problem when referring to school inclusion, attributing them characteristics that hinder the teaching and learning process. At the same time that they present a hostile perspective of ableism, teachers manifest a benevolent way, when they consider people as less capable, defending egalitarian practices, ratifying the discourse of non-prejudice and discrimination. Participants also point out some difficulties in the practice with students affected by disabilities, especially the lack of teacher training focused on inclusion, the insufficiency of government and/or educational institutions investment along with the difficulties in understanding disability from the perspective of inclusion and the social model. It is concluded that, the school inclusion remains ineffective, and it is necessary to pay attention to the discourses of teachers, understanding the images about disability and professional needs in terms of training and performance into the topics of this research. Keywords: Students with disabilities, Social Representations, Ableism, Inclusion, TeachersA dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 16778/23 em 07/03/2023Viana, Luciana Maria MaiaMatos, Tereza Gláucia RochaJoca, Terezinha TeixeiraUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaAguiar, Stephanie Barreto Silva2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129313https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27892porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T20:58:37Zoai::129313Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-25T20:58:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais do aluno com deficiência: um estudo com professores do ensino médio
title Representações sociais do aluno com deficiência: um estudo com professores do ensino médio
spellingShingle Representações sociais do aluno com deficiência: um estudo com professores do ensino médio
Aguiar, Stephanie Barreto Silva
Educação inclusiva
Professores - Aperfeiçoamento
title_short Representações sociais do aluno com deficiência: um estudo com professores do ensino médio
title_full Representações sociais do aluno com deficiência: um estudo com professores do ensino médio
title_fullStr Representações sociais do aluno com deficiência: um estudo com professores do ensino médio
title_full_unstemmed Representações sociais do aluno com deficiência: um estudo com professores do ensino médio
title_sort Representações sociais do aluno com deficiência: um estudo com professores do ensino médio
author Aguiar, Stephanie Barreto Silva
author_facet Aguiar, Stephanie Barreto Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Luciana Maria Maia
Matos, Tereza Gláucia Rocha
Joca, Terezinha Teixeira
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Stephanie Barreto Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Professores - Aperfeiçoamento
topic Educação inclusiva
Professores - Aperfeiçoamento
description Esta dissertação objetiva investigar as representações sociais de professores do ensino médio sobre alunos com deficiência e as repercussões dessas imagens nas práticas em sala de aula. Entende-se que essas representações reúnem crenças e julgamentos sobre a deficiência que limitam as condições de inclusão escolar desse grupo. Essa forma de representar a deficiência pode ser analisada como capacitismo, que é o preconceito dirigido às pessoas com deficiência e se refere à visão de que são incapazes ou menos aptas de participar ativamente da sociedade. Realizou-se uma pesquisa que se propôs comparar as representações sociais acerca do ¿aluno¿ e do ¿aluno com deficiência¿ para professores do ensino médio; e conhecer as dificuldades e possibilidades da inclusão de alunos com deficiência na perspectiva desses professores. A pesquisa contou com 120 professores que atuam em escolas públicas e privadas. Como instrumento, utilizou-se o Teste de Associação Livre de Palavras, com os estímulos ¿aluno¿ e ¿aluno com deficiência¿; e uma pergunta aberta sobre experiências com estudantes com deficiência. O instrumento foi compartilhado nas redes sociais e os dados foram analisados com o auxílio do Iramuteq, por meio da Análise Prototípica e da Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados apontam que os professores concebem alunos com deficiência como um problema quando se refere à inclusão escolar, atribuindo-lhes características que dificultam o processo de ensino e aprendizagem. Ao mesmo tempo que apresentam uma perspectiva hostil de capacitismo, os professores manifestam uma forma benevolente, quando consideram as pessoas como menos capazes, defendem as práticas igualitárias, ratificando o discurso de não preconceito e discriminação. Os participantes apontam também algumas dificuldades na prática com alunos com deficiência, especialmente, a falta de capacitação dos professores, a ausência de investimento governamental e/ou das instituições de ensino e as dificuldades de compreender a deficiência na perspectiva da inclusão e do modelo social. Conclui-se que a inclusão escolar ainda não é efetiva, sendo preciso dar atenção aos discursos dos professores, compreendendo as imagens sobre a deficiência e as necessidades desses profissionais no que se refere à formação e atuação no campo da inclusão. Palavras-chave: Aluno com deficiência, Representações Sociais, Capacitismo, Inclusão, Professores
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129313
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27892
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408712565751808