Perfil e aprovação de professores participantes de Curso de Capacitação para Tutor a Distância durante os anos de 2012/2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Diana Figueiredo de Santana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santana, Lidiani Figueiredo, Silva, Catiuce Marques da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/919
Resumo: O professor/tutor tem como função pedagógica mediar e dinamizar o processo de educação através dos meios online – seja como forma de complemento à educação presencial, educação semipresencial ou a distância. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil, a aprovação, a reprovação e a desistência dos professores/cursistas participantes de um curso de Capacitação em Tutor a Distância, oferecido por uma Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na cidade de Dourados/MS durante os anos de 2012/2013. Como dados estatísticos, a porcentagem dos dados obtidos foi contabilizada, a fim de avaliar o ensino oferecido pela universidade, e se este deve sofrer alguma adequação para que tanto os cursistas quanto a instituição tenham maior credibilidade quanto à modalidade EAD, visto que o professor é a peça chave para que a modalidade de certo.Palavras-chave: Educação a Distância. Aperfeiçoamento. Professor/tutor Profile and promotion of teachers participating in the 2012/2013 Distance Education Tutor Training CourseAbstract:: The teacher/tutor’s pedagogical function is to mediate and streamline the education process online - either as a complement to in-person, blended or distance education. The aim of this study was to evaluate the profile, promotion, retention and dropout of teachers participating as students in a Distance Education Tutor Training course offered by the Federal University of Grande Dourados (UFGD) in the Mato Grosso do Sul city of Dourados in 2012/2013. The percentage of the statistical data obtained was calculated in order to evaluate the teaching level offered by the university, and if it should be adapted so that both the students and the institution have greater distance learning credibility, since the teacher is key to the success of that modality.Keywords: Distance Education. Improvement. Teacher/tutor
id EDUL-1_083706f6ac6d4fc01ee121e7a9bf294b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/919
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Perfil e aprovação de professores participantes de Curso de Capacitação para Tutor a Distância durante os anos de 2012/2013Educação a Distância. Aperfeiçoamento. ProfessorFormação de professores na educação a distânciaO professor/tutor tem como função pedagógica mediar e dinamizar o processo de educação através dos meios online – seja como forma de complemento à educação presencial, educação semipresencial ou a distância. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil, a aprovação, a reprovação e a desistência dos professores/cursistas participantes de um curso de Capacitação em Tutor a Distância, oferecido por uma Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na cidade de Dourados/MS durante os anos de 2012/2013. Como dados estatísticos, a porcentagem dos dados obtidos foi contabilizada, a fim de avaliar o ensino oferecido pela universidade, e se este deve sofrer alguma adequação para que tanto os cursistas quanto a instituição tenham maior credibilidade quanto à modalidade EAD, visto que o professor é a peça chave para que a modalidade de certo.Palavras-chave: Educação a Distância. Aperfeiçoamento. Professor/tutor Profile and promotion of teachers participating in the 2012/2013 Distance Education Tutor Training CourseAbstract:: The teacher/tutor’s pedagogical function is to mediate and streamline the education process online - either as a complement to in-person, blended or distance education. The aim of this study was to evaluate the profile, promotion, retention and dropout of teachers participating as students in a Distance Education Tutor Training course offered by the Federal University of Grande Dourados (UFGD) in the Mato Grosso do Sul city of Dourados in 2012/2013. The percentage of the statistical data obtained was calculated in order to evaluate the teaching level offered by the university, and if it should be adapted so that both the students and the institution have greater distance learning credibility, since the teacher is key to the success of that modality.Keywords: Distance Education. Improvement. Teacher/tutorEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/919REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 25 (2019): Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação; 442-4532177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/919/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAquino, Diana Figueiredo de SantanaSantana, Lidiani FigueiredoSilva, Catiuce Marques da2021-03-17T21:42:53Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/919Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:53Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil e aprovação de professores participantes de Curso de Capacitação para Tutor a Distância durante os anos de 2012/2013
title Perfil e aprovação de professores participantes de Curso de Capacitação para Tutor a Distância durante os anos de 2012/2013
spellingShingle Perfil e aprovação de professores participantes de Curso de Capacitação para Tutor a Distância durante os anos de 2012/2013
Aquino, Diana Figueiredo de Santana
Educação a Distância. Aperfeiçoamento. Professor
Formação de professores na educação a distância
title_short Perfil e aprovação de professores participantes de Curso de Capacitação para Tutor a Distância durante os anos de 2012/2013
title_full Perfil e aprovação de professores participantes de Curso de Capacitação para Tutor a Distância durante os anos de 2012/2013
title_fullStr Perfil e aprovação de professores participantes de Curso de Capacitação para Tutor a Distância durante os anos de 2012/2013
title_full_unstemmed Perfil e aprovação de professores participantes de Curso de Capacitação para Tutor a Distância durante os anos de 2012/2013
title_sort Perfil e aprovação de professores participantes de Curso de Capacitação para Tutor a Distância durante os anos de 2012/2013
author Aquino, Diana Figueiredo de Santana
author_facet Aquino, Diana Figueiredo de Santana
Santana, Lidiani Figueiredo
Silva, Catiuce Marques da
author_role author
author2 Santana, Lidiani Figueiredo
Silva, Catiuce Marques da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino, Diana Figueiredo de Santana
Santana, Lidiani Figueiredo
Silva, Catiuce Marques da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância. Aperfeiçoamento. Professor
Formação de professores na educação a distância
topic Educação a Distância. Aperfeiçoamento. Professor
Formação de professores na educação a distância
description O professor/tutor tem como função pedagógica mediar e dinamizar o processo de educação através dos meios online – seja como forma de complemento à educação presencial, educação semipresencial ou a distância. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil, a aprovação, a reprovação e a desistência dos professores/cursistas participantes de um curso de Capacitação em Tutor a Distância, oferecido por uma Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na cidade de Dourados/MS durante os anos de 2012/2013. Como dados estatísticos, a porcentagem dos dados obtidos foi contabilizada, a fim de avaliar o ensino oferecido pela universidade, e se este deve sofrer alguma adequação para que tanto os cursistas quanto a instituição tenham maior credibilidade quanto à modalidade EAD, visto que o professor é a peça chave para que a modalidade de certo.Palavras-chave: Educação a Distância. Aperfeiçoamento. Professor/tutor Profile and promotion of teachers participating in the 2012/2013 Distance Education Tutor Training CourseAbstract:: The teacher/tutor’s pedagogical function is to mediate and streamline the education process online - either as a complement to in-person, blended or distance education. The aim of this study was to evaluate the profile, promotion, retention and dropout of teachers participating as students in a Distance Education Tutor Training course offered by the Federal University of Grande Dourados (UFGD) in the Mato Grosso do Sul city of Dourados in 2012/2013. The percentage of the statistical data obtained was calculated in order to evaluate the teaching level offered by the university, and if it should be adapted so that both the students and the institution have greater distance learning credibility, since the teacher is key to the success of that modality.Keywords: Distance Education. Improvement. Teacher/tutor
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/919
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/919/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 25 (2019): Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação; 442-453
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352797581312