Perfil e aprovação de professores participantes de Curso de Capacitação para Tutor a Distância durante os anos de 2012/2013
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/919 |
Resumo: | O professor/tutor tem como função pedagógica mediar e dinamizar o processo de educação através dos meios online – seja como forma de complemento à educação presencial, educação semipresencial ou a distância. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil, a aprovação, a reprovação e a desistência dos professores/cursistas participantes de um curso de Capacitação em Tutor a Distância, oferecido por uma Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na cidade de Dourados/MS durante os anos de 2012/2013. Como dados estatísticos, a porcentagem dos dados obtidos foi contabilizada, a fim de avaliar o ensino oferecido pela universidade, e se este deve sofrer alguma adequação para que tanto os cursistas quanto a instituição tenham maior credibilidade quanto à modalidade EAD, visto que o professor é a peça chave para que a modalidade de certo.Palavras-chave: Educação a Distância. Aperfeiçoamento. Professor/tutor Profile and promotion of teachers participating in the 2012/2013 Distance Education Tutor Training CourseAbstract:: The teacher/tutor’s pedagogical function is to mediate and streamline the education process online - either as a complement to in-person, blended or distance education. The aim of this study was to evaluate the profile, promotion, retention and dropout of teachers participating as students in a Distance Education Tutor Training course offered by the Federal University of Grande Dourados (UFGD) in the Mato Grosso do Sul city of Dourados in 2012/2013. The percentage of the statistical data obtained was calculated in order to evaluate the teaching level offered by the university, and if it should be adapted so that both the students and the institution have greater distance learning credibility, since the teacher is key to the success of that modality.Keywords: Distance Education. Improvement. Teacher/tutor |
id |
EDUL-1_083706f6ac6d4fc01ee121e7a9bf294b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/919 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil e aprovação de professores participantes de Curso de Capacitação para Tutor a Distância durante os anos de 2012/2013Educação a Distância. Aperfeiçoamento. ProfessorFormação de professores na educação a distânciaO professor/tutor tem como função pedagógica mediar e dinamizar o processo de educação através dos meios online – seja como forma de complemento à educação presencial, educação semipresencial ou a distância. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil, a aprovação, a reprovação e a desistência dos professores/cursistas participantes de um curso de Capacitação em Tutor a Distância, oferecido por uma Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na cidade de Dourados/MS durante os anos de 2012/2013. Como dados estatísticos, a porcentagem dos dados obtidos foi contabilizada, a fim de avaliar o ensino oferecido pela universidade, e se este deve sofrer alguma adequação para que tanto os cursistas quanto a instituição tenham maior credibilidade quanto à modalidade EAD, visto que o professor é a peça chave para que a modalidade de certo.Palavras-chave: Educação a Distância. Aperfeiçoamento. Professor/tutor Profile and promotion of teachers participating in the 2012/2013 Distance Education Tutor Training CourseAbstract:: The teacher/tutor’s pedagogical function is to mediate and streamline the education process online - either as a complement to in-person, blended or distance education. The aim of this study was to evaluate the profile, promotion, retention and dropout of teachers participating as students in a Distance Education Tutor Training course offered by the Federal University of Grande Dourados (UFGD) in the Mato Grosso do Sul city of Dourados in 2012/2013. The percentage of the statistical data obtained was calculated in order to evaluate the teaching level offered by the university, and if it should be adapted so that both the students and the institution have greater distance learning credibility, since the teacher is key to the success of that modality.Keywords: Distance Education. Improvement. Teacher/tutorEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/919REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 25 (2019): Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação; 442-4532177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/919/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAquino, Diana Figueiredo de SantanaSantana, Lidiani FigueiredoSilva, Catiuce Marques da2021-03-17T21:42:53Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/919Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:53Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil e aprovação de professores participantes de Curso de Capacitação para Tutor a Distância durante os anos de 2012/2013 |
title |
Perfil e aprovação de professores participantes de Curso de Capacitação para Tutor a Distância durante os anos de 2012/2013 |
spellingShingle |
Perfil e aprovação de professores participantes de Curso de Capacitação para Tutor a Distância durante os anos de 2012/2013 Aquino, Diana Figueiredo de Santana Educação a Distância. Aperfeiçoamento. Professor Formação de professores na educação a distância |
title_short |
Perfil e aprovação de professores participantes de Curso de Capacitação para Tutor a Distância durante os anos de 2012/2013 |
title_full |
Perfil e aprovação de professores participantes de Curso de Capacitação para Tutor a Distância durante os anos de 2012/2013 |
title_fullStr |
Perfil e aprovação de professores participantes de Curso de Capacitação para Tutor a Distância durante os anos de 2012/2013 |
title_full_unstemmed |
Perfil e aprovação de professores participantes de Curso de Capacitação para Tutor a Distância durante os anos de 2012/2013 |
title_sort |
Perfil e aprovação de professores participantes de Curso de Capacitação para Tutor a Distância durante os anos de 2012/2013 |
author |
Aquino, Diana Figueiredo de Santana |
author_facet |
Aquino, Diana Figueiredo de Santana Santana, Lidiani Figueiredo Silva, Catiuce Marques da |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Lidiani Figueiredo Silva, Catiuce Marques da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aquino, Diana Figueiredo de Santana Santana, Lidiani Figueiredo Silva, Catiuce Marques da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância. Aperfeiçoamento. Professor Formação de professores na educação a distância |
topic |
Educação a Distância. Aperfeiçoamento. Professor Formação de professores na educação a distância |
description |
O professor/tutor tem como função pedagógica mediar e dinamizar o processo de educação através dos meios online – seja como forma de complemento à educação presencial, educação semipresencial ou a distância. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil, a aprovação, a reprovação e a desistência dos professores/cursistas participantes de um curso de Capacitação em Tutor a Distância, oferecido por uma Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na cidade de Dourados/MS durante os anos de 2012/2013. Como dados estatísticos, a porcentagem dos dados obtidos foi contabilizada, a fim de avaliar o ensino oferecido pela universidade, e se este deve sofrer alguma adequação para que tanto os cursistas quanto a instituição tenham maior credibilidade quanto à modalidade EAD, visto que o professor é a peça chave para que a modalidade de certo.Palavras-chave: Educação a Distância. Aperfeiçoamento. Professor/tutor Profile and promotion of teachers participating in the 2012/2013 Distance Education Tutor Training CourseAbstract:: The teacher/tutor’s pedagogical function is to mediate and streamline the education process online - either as a complement to in-person, blended or distance education. The aim of this study was to evaluate the profile, promotion, retention and dropout of teachers participating as students in a Distance Education Tutor Training course offered by the Federal University of Grande Dourados (UFGD) in the Mato Grosso do Sul city of Dourados in 2012/2013. The percentage of the statistical data obtained was calculated in order to evaluate the teaching level offered by the university, and if it should be adapted so that both the students and the institution have greater distance learning credibility, since the teacher is key to the success of that modality.Keywords: Distance Education. Improvement. Teacher/tutor |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/919 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/919/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 25 (2019): Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação; 442-453 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352797581312 |