A adesão do usuário hipertenso ao exercício físico: proposta educativa em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalcastel, Itana Lisane Spinato
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/71013
Resumo: A hipertensão arterial sistêmica é considerada um problema de saúde pública, podendo ocasionar danos ao corpo porque freqüentemente é diagnosticada somente após as lesões de órgãos alvo, como coração, cérebro, rins, vasos e visão (BRASIL, 2003). Diversos estudos demonstram os efeitos benéficos do exercício físico (EF) sobre a HAS leve e moderada, sendo esta prática adotada como conduta terapêutica nessa clientela (WILLIAMS, 2001). Dessa forma, este estudo foi desenvolvido em dois momentos, promovendo a integração quantitativo-qualitativa de forma complementar. Os objetivos do primeiro momento foram identificar o grau de conhecimento sobre exercícios físicos e a freqüência da prática desses exercícios por pessoas hipertensas. Os resultados demonstram que os usuários apresentavam um conhecimento razoável sobre o EF, assim como os aspectos importantes relacionadas à sua prática, principalmente por tratar-se de pessoas hipertensas, que poderão se beneficiar plenamente com esta conduta de controle e de prevenção da HAS, como também de outros problemas de saúde, não somente relacionados à dimensão biológica, mas à psico-emocional e social. O segundo momento do estudo teve como objetivo analisar as mudanças comportamentais originadas a partir da implementação de uma proposta educativa para a adesão dos usuários hipertensos à essa conduta. Por meio da análise dos dados, concluímos que a motivação para a mudança por meio da ação grupal constituiu um fator de extrema importância para o bom andamento do processo. Nesse contexto, a proposta mostrou-se eficiente no que se propunha, uma vez que a conscientização de que o controle da doença depende da adoção de novos hábitos, incluindo a prática do EF, constituiu a principal meta da proposta. A continuidade do estímulo para a mudança tem papel fundamental nos estágios de consolidação do processo educativo. Por essa razão, acreditamos ser necessária a realização de um programa continuado de extensão que contribua no processo de mudança das pessoas hipertensas, embasado nos pressupostos da educação em saúde, com vista a conduzir os usuários na adoção de hábitos saudáveis, entre esses a prática regular do EF.
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Os resultados demonstram que os usuários apresentavam um conhecimento razoável sobre o EF, assim como os aspectos importantes relacionadas à sua prática, principalmente por tratar-se de pessoas hipertensas, que poderão se beneficiar plenamente com esta conduta de controle e de prevenção da HAS, como também de outros problemas de saúde, não somente relacionados à dimensão biológica, mas à psico-emocional e social. O segundo momento do estudo teve como objetivo analisar as mudanças comportamentais originadas a partir da implementação de uma proposta educativa para a adesão dos usuários hipertensos à essa conduta. Por meio da análise dos dados, concluímos que a motivação para a mudança por meio da ação grupal constituiu um fator de extrema importância para o bom andamento do processo. Nesse contexto, a proposta mostrou-se eficiente no que se propunha, uma vez que a conscientização de que o controle da doença depende da adoção de novos hábitos, incluindo a prática do EF, constituiu a principal meta da proposta. A continuidade do estímulo para a mudança tem papel fundamental nos estágios de consolidação do processo educativo. Por essa razão, acreditamos ser necessária a realização de um programa continuado de extensão que contribua no processo de mudança das pessoas hipertensas, embasado nos pressupostos da educação em saúde, com vista a conduzir os usuários na adoção de hábitos saudáveis, entre esses a prática regular do EF.The systemic arterial hypertension is considered a problem of public health, could cause damages to the body because frequently it is only diagnosed after the lesions of organs objective, as heart, brain, kidneys, vases and vision (BRAZIL, 2003). Several studies demonstrate the beneficial effects of the physical exercise (EF) on her you HAVE light and moderate, being this practice adopted as therapeutic conduct in that c1ientele (WILLIAMS, 2001). In that way, this study was developed in two moments, promoting the quantitative-qualitative integration in a complemental way. The objectives of the first moment went to identify the knowledge degree on physical exercises and the frequency of the practice of those exercises for people hypertens. The results demonstrate that the users presented a reasonable knowledge on EF, as well as the important aspects related to his/her practice, mainly for treating of people hypertens, that will fully be able to benefit with this contral conduct and of prevention of the you HAVE, as well as of other problems of health, not only related to the biological dimension, but to the psico-emotional and social. The second moment of the study had as objective analyzes the changes comportamentais originated starting from the implementation of an educational proposal for the adhesion from the users hypertens to the that conduct. Through the analysis of the data, we conc1uded that the motivation for the change through the action grupal constituted a factor of extreme importance for the good course of the process. In that context, the proposal was shown efficient in what he/she intended, once the understanding that the contral of the disease depends on the adoption of new habits, inc1uding the practice of EF, it constituted the main goal of the proposal. The continuity of the incentive for the change has fundamental paper in the apprenticeships of consolidation of the educational process. For that reason, we believed to be necessary the accomplishment of a continuous program of extension that contributes in the process of change of the people hypertens, based in the presuppositions of the education in health, with view to drive the users in the adoption of healthy habits, among those the regular practice of EF.Santos, Zélia Maria de Sousa AraújoSantos, Zélia Maria de Sousa AraújoCaetano, Joselany ÁfioMont'Alverne, Daniela Gardano BurchalesMontenegro Júnior, Renan MagalhãesUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Eduação em SaúdeDalcastel, Itana Lisane Spinato2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/71013https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/395Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de codigo: 71325porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T18:59:51Zoai::71013Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T18:59:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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