Capacitação do familiar cuidador na participação da adesão do usuário hipertenso ao tratamento: uma tecnologia educativa em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Paula Dayanna Sousa dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/109415
Resumo: A família é primordial no cuidado dos seus membros tanto em condições de saúde como doença e sua importância tem sido relacionada a uma maior adesão ao tratamento por indivíduos com algum problema de saúde. O contexto familiar é o primeiro espaço de identificação e explicação do adoecimento de seus membros. O estudo analisou a participação do familiar cuidador na adesão do usuário hipertenso ao tratamento com a aplicação de uma tecnologia educativa em saúde. Pesquisa participante realizada em uma Unidade de Atenção Primária em Saúde (UAPS) da Secretaria Executiva Regional VI (SER VI), em Fortaleza- CE, com 11 familiares cuidadores indicados pelo mesmo número de usuários hipertensos. A Tecnologia Educativa em saúde foi elaborada com base nos pressupostos da educação em saúde, cuja aplicação constou de 11 (onze) encontros semanais com duração média de sessenta minutos. A coleta de dados foi realizada no período de junho a agosto de 2016, por meio das técnicas: entrevista, observação participante e diário de campo. Os familiares cuidadores (FC) eram predominantemente do sexo feminino, e consistiam de irmãs, mães, filhas e sogra. Ressaltamos que havia uma usuária hipertensa assistida por uma amiga que habitava próximo à sua residência, uma vez que esta morava só. Os FC revelaram déficit de conhecimento sobre os aspectos relacionados à HAS, exceto no que se relacionou à gravidade que foi informada por 09 (nove) participantes, mas de modo superficial e fragmentado. Os FC assumiram este papel perante aos usuários hipertensos por diversos motivos: omissão de atenção da família nuclear; vivência do mesmo agravo (HAS); dependência física parcial; e missão e dever de filha. Os FC declararam como fatores facilitadores na participação na adesão do usuário hipertenso ao tratamento: vivência com o mesmo agravo; residências próximas; aquiescência do usuário hipertenso; e amor à vida. Os FC indicaram os fatores dificultadores da participação na adesão do usuário hipertenso ao tratamento: distância entre residências; resistência em aderir ao plano alimentar adequado e a outras condutas; limitação física; e restrição ao lar. A Aplicação da TES conduziu os FC a vivenciaram experiências de aprendizagem mediadas pela troca de informações, diálogo, socialização de experiências, esclarecimentos de dúvidas e estabelecimentos de vínculos, além do compromisso do FC com o autocuidado.
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A Tecnologia Educativa em saúde foi elaborada com base nos pressupostos da educação em saúde, cuja aplicação constou de 11 (onze) encontros semanais com duração média de sessenta minutos. A coleta de dados foi realizada no período de junho a agosto de 2016, por meio das técnicas: entrevista, observação participante e diário de campo. Os familiares cuidadores (FC) eram predominantemente do sexo feminino, e consistiam de irmãs, mães, filhas e sogra. Ressaltamos que havia uma usuária hipertensa assistida por uma amiga que habitava próximo à sua residência, uma vez que esta morava só. Os FC revelaram déficit de conhecimento sobre os aspectos relacionados à HAS, exceto no que se relacionou à gravidade que foi informada por 09 (nove) participantes, mas de modo superficial e fragmentado. Os FC assumiram este papel perante aos usuários hipertensos por diversos motivos: omissão de atenção da família nuclear; vivência do mesmo agravo (HAS); dependência física parcial; e missão e dever de filha. Os FC declararam como fatores facilitadores na participação na adesão do usuário hipertenso ao tratamento: vivência com o mesmo agravo; residências próximas; aquiescência do usuário hipertenso; e amor à vida. Os FC indicaram os fatores dificultadores da participação na adesão do usuário hipertenso ao tratamento: distância entre residências; resistência em aderir ao plano alimentar adequado e a outras condutas; limitação física; e restrição ao lar. A Aplicação da TES conduziu os FC a vivenciaram experiências de aprendizagem mediadas pela troca de informações, diálogo, socialização de experiências, esclarecimentos de dúvidas e estabelecimentos de vínculos, além do compromisso do FC com o autocuidado.The family is paramount in the care of its members in both health and disease conditions and its importance has been related to a greater adherence to treatment by individuals with some health problem. The family context is the first space of identification and explanation of the illness of its members. The study analyzed the participation of the family caregiver in the adherence of the hypertensive user to the treatment with the application of an educational technology in health. Participant research carried out in a Primary Health Care Unit (UAPS) of the Regional Executive Secretariat VI (SER VI), in Fortaleza, CE, with 11 family caregivers indicated by the same number of hypertensive users. The Educational Technology in health was elaborated based on the assumptions of health education, whose application consisted of 11 (eleven) weekly meetings with an average duration of sixty minutes. The data collection was carried out from June to August of 2016, through the techniques: interview, participant observation and field journal. The family caregivers (FC) were predominantly female, and consisted of sisters, mothers, daughters and mother-in-law. We pointed out that there was a hypertensive woman assisted by a friend who lived near her residence, since she lived alone. HR revealed a lack of knowledge about the aspects related to hypertension, except in what was related to the severity that was reported by nine (9) participants, but superficially and fragmented. CFs assumed this role before hypertensive users for several reasons: omission of attention from the nuclear family; Experience of the same disease (SAH); Partial physical dependence; And mission and duty of daughter. The FC declared as facilitating factors in the participation in hypertensive user adherence to the treatment: experience with the same complaint; Nearby residences; Hypertensive user acquiescence; And love of life. The HRs indicated the factors that made it difficult to participate in the adherence of the hypertensive user to the treatment: distance between residences; Resistance to adhere to the appropriate food plan and other conduits; Physical limitation; And restriction of the home. The application of TES led CFs to experience learning experiences mediated through information exchange, dialogue, socialization of experiences, clarification of doubts and linking establishments, as well as CF's commitment to self-care.Santos, Zélia Maria de Sousa AraújoSantos, Zélia Maria de Sousa AraújoCaldas, José Manuel PeixotoDiogenes, Lea Maria Moura BarrosoBrilhante, Aline Veras MoraisUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaSantos, Paula Dayanna Sousa dos2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/109415https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/16542Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 100339porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T20:28:02Zoai::109415Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T20:28:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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