Competitividade internacional baseada em recursos: estudo do processo de internacionalizacao das maiores empresas exportadoras do setor calcadista brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/70511 |
Resumo: | Atuar no mercado internacional é mais árduo e arriscado para uma empresa do que vender seus produtos no mercado doméstico (ROCHA e FREITAS, 2005). Como as empresas precisam fazer uso de recursos estratégicos para sua inserção no mercado internacional, esta pesquisa objetivou inter-relacionar os recursos com as estratégias de internacionalização e o grau de internacionalização para verificar a relação existente entre eles. O estudo buscou resgatar o caráter dinâmico da visão baseada em recursos. A base teórica foi permitida com um modelo, chamado Modelo RCP (Recursos - Conduta - Performance), elaborado a partir das classificações dos recursos de Fahy (2002), das estratégias de internacionalização de Sharma e Erramilli (2004) e do Grau de Internacionalização apresentado por Sullivan (1994). O método de pesquisa utilizado foi o quantitativo. O tipo de pesquisa foi de natureza explicativa. Os dados coletados referem-se ao período 2004 e 2005, com 15 empresas exportadoras do setor calçadista brasileiro, e foram analisados por meio de cluster analysis na entrada da internacionalização, na situação atual e em 2010. Apenas em relação ao futuro as capacidades foram consideradas mais importantes que os recursos intangíveis e estes mais importantes que os recursos tangíveis. Em se tratando das estratégias de internacionalização, houve relação direta entre as capacidades organizacionais e relação inversa entre os recursos intangíveis, nos três momentos analisados. Houve relação direta do grau de internacionalização com os recursos tangíveis apenas na entrada da internacionalização e na situação atual. Com os recursos intangíveis, apenas no futuro, e com as capacidades organizacionais, na situação atual e futura. |
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Competitividade internacional baseada em recursos: estudo do processo de internacionalizacao das maiores empresas exportadoras do setor calcadista brasileiroIndústria de calçadosAtuar no mercado internacional é mais árduo e arriscado para uma empresa do que vender seus produtos no mercado doméstico (ROCHA e FREITAS, 2005). Como as empresas precisam fazer uso de recursos estratégicos para sua inserção no mercado internacional, esta pesquisa objetivou inter-relacionar os recursos com as estratégias de internacionalização e o grau de internacionalização para verificar a relação existente entre eles. O estudo buscou resgatar o caráter dinâmico da visão baseada em recursos. A base teórica foi permitida com um modelo, chamado Modelo RCP (Recursos - Conduta - Performance), elaborado a partir das classificações dos recursos de Fahy (2002), das estratégias de internacionalização de Sharma e Erramilli (2004) e do Grau de Internacionalização apresentado por Sullivan (1994). O método de pesquisa utilizado foi o quantitativo. O tipo de pesquisa foi de natureza explicativa. Os dados coletados referem-se ao período 2004 e 2005, com 15 empresas exportadoras do setor calçadista brasileiro, e foram analisados por meio de cluster analysis na entrada da internacionalização, na situação atual e em 2010. Apenas em relação ao futuro as capacidades foram consideradas mais importantes que os recursos intangíveis e estes mais importantes que os recursos tangíveis. Em se tratando das estratégias de internacionalização, houve relação direta entre as capacidades organizacionais e relação inversa entre os recursos intangíveis, nos três momentos analisados. Houve relação direta do grau de internacionalização com os recursos tangíveis apenas na entrada da internacionalização e na situação atual. Com os recursos intangíveis, apenas no futuro, e com as capacidades organizacionais, na situação atual e futura.Acting in the international market is more arduous and risky for a company than to sell its products in the domestic market (ROCHA & FREITAS, 2005). As the companies need to make use of strategic resources for their insertion in the international market, this research objectified to interrelate the resources with the strategies of internationalization and the degree of internationalization to verify the existing relation between them. The study searched to rescue the dynamic character of the Resource-based View of the firm. The theoretical base was allowed with a model, called RCP Model (Resources - Conduct - Performance), elaborated from the classifications of the resources of Fahy (2002), the strategies of internationalization of Sharma and Erramilli (2004) and the degree of internationalization presented by Sullivan (1994). The method of research used was the quantitative one. The type of research was of explicative nature. The data were collected from 2004 to 2005, with 15 exporting companies of the brazilian footwear sector, and had been analyzed through cluster analysis in the entrance in the international market, the current situation and in 2010. Just in the future the capabilities had been considered more important than the intangible resources and these ones more important than the tangible resources. There was direct relation between the capabilities and the strategies of internationalization and inverse relation between the intangible resources and the strategies of internationalization, at the three moments analyzed. There was direct relation between the degree of internationalization and the tangible resources only in the entrance of the internationalization and the current situation. With the intangible resources, there was direct relation with the the degree of internationalization, only in the future, and with the capabilities, in the current and future situation.Forte, Sérgio Henrique Arruda CavalcanteForte, Sérgio Henrique Arruda CavalcanteCabral, José Ednilson de OliveiraBoehe, Dirk MichaelRocha, Angela Maria cavalcanti daUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasMoreira, Marcia Zabdiele2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/70511https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/372Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de codigo: 70838porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T20:40:56Zoai::70511Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T20:40:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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