Abordagens sobre competitividade internacional: um estudo dos fatores que contribuiram para o crescimento das exportações do setor calçadista cearense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, José Graciano
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/79671
Resumo: A literatura sobre competitividade internacional é vasta, contempla abordagens diversificadas e converge para um pensamento comum: o de que ela é medida pela capacidade da empresa em ser mais eficiente do que a concorrência. Na prática, há influências internas e externas à firma que a impulsionam a ser mais ou menos competitiva que as demais, numa sucessão de rivalidade. Este processo, existente há tempos, vem-se acirrando ultimamente, atingindo todos os setores da economia, incluindo o de calçados. Neste cenário, indaga-se que elementos têm contribuído para o crescimento das exportações cearenses de calçados. O trabalho objetiva estudar fatores desta realidade. Para tanto, empreendeu-se pesquisa bibliográfica de autores como Smith (1997), Ricardo (1982) e Porter (1998) sobre teorias de comércio e competitividade internacionais, desde o mercantilismo até a teoria do comércio estratégico, adotada como marco teórico e base para análise dos dados empíricos. À consulta em livros, periódicos e documentos eletrônicos juntaram-se a pesquisa em dados das exportações do setor calçadista cearense e a de campo. Esta última foi levada a efeito em setembro e outubro de 2007 mediante questionário estruturado, aplicado a 16 empresas ou unidades cearenses exportadoras de calçados, sendo que destas, 12 o responderam. O estudo revelou que, não obstante o protecionismo imposto pelas economias fortes, o calçado cearense tem tido excelente aceitação no mercado internacional, graças aos incentivos governamentais e às estratégias adotadas pelas empresas, em termos de investimento em modernização e marketing, foco no cliente e efetiva gerência de custos, confirmando-se os pressupostos da teoria do comércio estratégico.
id UFOR_8f5a15217f9a6452afa08f3ee10f847f
oai_identifier_str oai::79671
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Abordagens sobre competitividade internacional: um estudo dos fatores que contribuiram para o crescimento das exportações do setor calçadista cearenseCompetitividadeComércio internacionalIndústria de calçadosA literatura sobre competitividade internacional é vasta, contempla abordagens diversificadas e converge para um pensamento comum: o de que ela é medida pela capacidade da empresa em ser mais eficiente do que a concorrência. Na prática, há influências internas e externas à firma que a impulsionam a ser mais ou menos competitiva que as demais, numa sucessão de rivalidade. Este processo, existente há tempos, vem-se acirrando ultimamente, atingindo todos os setores da economia, incluindo o de calçados. Neste cenário, indaga-se que elementos têm contribuído para o crescimento das exportações cearenses de calçados. O trabalho objetiva estudar fatores desta realidade. Para tanto, empreendeu-se pesquisa bibliográfica de autores como Smith (1997), Ricardo (1982) e Porter (1998) sobre teorias de comércio e competitividade internacionais, desde o mercantilismo até a teoria do comércio estratégico, adotada como marco teórico e base para análise dos dados empíricos. À consulta em livros, periódicos e documentos eletrônicos juntaram-se a pesquisa em dados das exportações do setor calçadista cearense e a de campo. Esta última foi levada a efeito em setembro e outubro de 2007 mediante questionário estruturado, aplicado a 16 empresas ou unidades cearenses exportadoras de calçados, sendo que destas, 12 o responderam. O estudo revelou que, não obstante o protecionismo imposto pelas economias fortes, o calçado cearense tem tido excelente aceitação no mercado internacional, graças aos incentivos governamentais e às estratégias adotadas pelas empresas, em termos de investimento em modernização e marketing, foco no cliente e efetiva gerência de custos, confirmando-se os pressupostos da teoria do comércio estratégico.Literature concerning international competitiveness is wide, including diversified approaches and converging to a common thought: that it is measured by the ability of the company to be more efficient than its competitors. In practical terms, there are internal and external influences which stimulate the firm to be more or less competitive than others, in a rivalry process. In spite of existing a long time ago, this process is increasing a lot nowadays, and reached all sectors of the economy, including footwear. In this scenario, it is questioned which elements have contributed for the growth of the exportation of shoes in the state of Ceará. This paper intends to study features of this fact. To do so, bibliographic research was undertaken, from authors such as Smith (1997), Ricardo (1982) and Porter (1998) on theories of international trade and competitiveness, from mercantilism to the theory of strategic trade. This last was adopted as a theoretical framework and basis for analysis of empirical data. To queries on books, periodicals and electronic documents, it was added the search to data of the state of Ceará?s footwear sector and a field survey. The field survey was carried out in September and October of 2007 through directed questionnaires sent to sixteen exporter shoes companies of the state of Ceará or its branches. Twelve companies answered the questionnaire. The study disclosed that, in spite of the protectionism created for the strong economies, the shoes made in the state of Ceará have excellent acceptance in the international market, for the governmental incentives offered to companies and strategies adopted by them, concerning investment in modernization and marketing, focus in clients and real costs management. This conclusion confirms the assumptions of the theory of strategic trade.Oliveira, Marcelle Collares deOliveira, Marcelle Collares deCabral, José Ednilson de OliveiraSantos, Sandra Maria dosUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasDias, José Graciano2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/79671https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/3336Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 77345porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T18:44:10Zoai::79671Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T18:44:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens sobre competitividade internacional: um estudo dos fatores que contribuiram para o crescimento das exportações do setor calçadista cearense
title Abordagens sobre competitividade internacional: um estudo dos fatores que contribuiram para o crescimento das exportações do setor calçadista cearense
spellingShingle Abordagens sobre competitividade internacional: um estudo dos fatores que contribuiram para o crescimento das exportações do setor calçadista cearense
Dias, José Graciano
Competitividade
Comércio internacional
Indústria de calçados
title_short Abordagens sobre competitividade internacional: um estudo dos fatores que contribuiram para o crescimento das exportações do setor calçadista cearense
title_full Abordagens sobre competitividade internacional: um estudo dos fatores que contribuiram para o crescimento das exportações do setor calçadista cearense
title_fullStr Abordagens sobre competitividade internacional: um estudo dos fatores que contribuiram para o crescimento das exportações do setor calçadista cearense
title_full_unstemmed Abordagens sobre competitividade internacional: um estudo dos fatores que contribuiram para o crescimento das exportações do setor calçadista cearense
title_sort Abordagens sobre competitividade internacional: um estudo dos fatores que contribuiram para o crescimento das exportações do setor calçadista cearense
author Dias, José Graciano
author_facet Dias, José Graciano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Marcelle Collares de
Oliveira, Marcelle Collares de
Cabral, José Ednilson de Oliveira
Santos, Sandra Maria dos
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, José Graciano
dc.subject.por.fl_str_mv Competitividade
Comércio internacional
Indústria de calçados
topic Competitividade
Comércio internacional
Indústria de calçados
description A literatura sobre competitividade internacional é vasta, contempla abordagens diversificadas e converge para um pensamento comum: o de que ela é medida pela capacidade da empresa em ser mais eficiente do que a concorrência. Na prática, há influências internas e externas à firma que a impulsionam a ser mais ou menos competitiva que as demais, numa sucessão de rivalidade. Este processo, existente há tempos, vem-se acirrando ultimamente, atingindo todos os setores da economia, incluindo o de calçados. Neste cenário, indaga-se que elementos têm contribuído para o crescimento das exportações cearenses de calçados. O trabalho objetiva estudar fatores desta realidade. Para tanto, empreendeu-se pesquisa bibliográfica de autores como Smith (1997), Ricardo (1982) e Porter (1998) sobre teorias de comércio e competitividade internacionais, desde o mercantilismo até a teoria do comércio estratégico, adotada como marco teórico e base para análise dos dados empíricos. À consulta em livros, periódicos e documentos eletrônicos juntaram-se a pesquisa em dados das exportações do setor calçadista cearense e a de campo. Esta última foi levada a efeito em setembro e outubro de 2007 mediante questionário estruturado, aplicado a 16 empresas ou unidades cearenses exportadoras de calçados, sendo que destas, 12 o responderam. O estudo revelou que, não obstante o protecionismo imposto pelas economias fortes, o calçado cearense tem tido excelente aceitação no mercado internacional, graças aos incentivos governamentais e às estratégias adotadas pelas empresas, em termos de investimento em modernização e marketing, foco no cliente e efetiva gerência de custos, confirmando-se os pressupostos da teoria do comércio estratégico.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/79671
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/79671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/3336
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 77345
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408694973792256