Construção e validação de cartilha educativa para prevenção de quedas em idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rosangela Maria
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/589989
Resumo: Objetivou-se com o estudo construir e avaliar as evidências de validade da Cartilha Educativa para orientação de idosos e cuidadores/familiares sobre as estratégias para prevenção de quedas no contexto domiciliar. Para a construção da tecnologia educativa optou-se por um estudo metodológico composto por duas etapas: 1ª Etapa: Elaboração da Cartilha Educativa e a 2ª Etapa: Processo de validação da Cartilha Educativa. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Fortaleza. No intuito de obter o conteúdo para a Cartilha Educativa foi realizada uma Revisão Integrativa. O levantamento dos artigos deu-se de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024 com acesso às bases de dados:Medical Literature Analysisand. Retrieval System Online via portal Pubmed, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Cochrane Database of Systematic Reviews, The Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature via portal EBSCOhost. A primeira versão do material educativo no formato da Cartilha Educativa, intitulada "Cuidado Não Caia Em Casa", teve seu conteúdo dividido em cinco partes, sendo elas: apresentação; conhecendo sobre queda; os fatores de riscos que predispõem os idosos as quedas; estratégias de prevenção para minimizar os riscos de quedas do idoso no domicílio. complicaçõese causas das quedas e o que fazer, se cair em casa. O processo de validação do conteúdo da Cartilha Educativa comprovou que os juízes da saúde concordaram que os objetivos são coerentes com as necessidades de informações do familiar (IC-I=90%, p=0,651); factível para mudança de comportamento (IC-I=80%, p=0,264), podendo, portanto, circular em meio científico (IC- I=100%, p=0,349). Quanto à estrutura e apresentação, o material é apropriado para orientação dos familiares e da pessoa idosa (IC-I=90%, p=0,651), pois possui mensagens claras e objetivas (IC-I=90%, p=0,651), corretas (IC-I=100%, p=0,349), em sequência lógica (IC-I=100%, p=0,349), bem estruturadas em concordância e ortografia (IC-I=80%, p=0,264). Os elementos pré-textuais estão apresentados de maneira coerente (ICI=100%, p=0,349); possui ilustrações expressivas e em quantidade suficiente (IC-I=80%, p=0,264), com número de páginas e tamanho do título e tópicos adequados (IC-I=100%, p=0,349). Ressalta-se haver maior diferença na distribuição da pontuação nos itens referentes à adequação do material ao nível sociocultural (IC- I=70%, p=0,070) e estilo de redação corresponder ao nível de conhecimento do público-alvo (IC-I=70%, p=0,070). Conclui-se que a realização deste estudo se mostrou satisfatória, à medida que o objetivo proposto foi alcançado. Embora sejam escassos estudos que identifiquem os fatores que podem causar esses acidentes, destaca-se uma limitação em que não há muitos estudos que tenham protocolos de intervenção na prevenção das quedas. É necessário que se desenvolvam outros estudos clínicos primários para que sejam elaborados protocolos e planos de ação, quanto à intervenção das quedas em idoso em ambientes domiciliares. Descritores: Idoso. Acidentes por Quedas. Tecnologia Educacional. Ambiente Domiciliar. Segurança do Paciente
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Retrieval System Online via portal Pubmed, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Cochrane Database of Systematic Reviews, The Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature via portal EBSCOhost. A primeira versão do material educativo no formato da Cartilha Educativa, intitulada "Cuidado Não Caia Em Casa", teve seu conteúdo dividido em cinco partes, sendo elas: apresentação; conhecendo sobre queda; os fatores de riscos que predispõem os idosos as quedas; estratégias de prevenção para minimizar os riscos de quedas do idoso no domicílio. complicaçõese causas das quedas e o que fazer, se cair em casa. O processo de validação do conteúdo da Cartilha Educativa comprovou que os juízes da saúde concordaram que os objetivos são coerentes com as necessidades de informações do familiar (IC-I=90%, p=0,651); factível para mudança de comportamento (IC-I=80%, p=0,264), podendo, portanto, circular em meio científico (IC- I=100%, p=0,349). Quanto à estrutura e apresentação, o material é apropriado para orientação dos familiares e da pessoa idosa (IC-I=90%, p=0,651), pois possui mensagens claras e objetivas (IC-I=90%, p=0,651), corretas (IC-I=100%, p=0,349), em sequência lógica (IC-I=100%, p=0,349), bem estruturadas em concordância e ortografia (IC-I=80%, p=0,264). Os elementos pré-textuais estão apresentados de maneira coerente (ICI=100%, p=0,349); possui ilustrações expressivas e em quantidade suficiente (IC-I=80%, p=0,264), com número de páginas e tamanho do título e tópicos adequados (IC-I=100%, p=0,349). Ressalta-se haver maior diferença na distribuição da pontuação nos itens referentes à adequação do material ao nível sociocultural (IC- I=70%, p=0,070) e estilo de redação corresponder ao nível de conhecimento do público-alvo (IC-I=70%, p=0,070). Conclui-se que a realização deste estudo se mostrou satisfatória, à medida que o objetivo proposto foi alcançado. Embora sejam escassos estudos que identifiquem os fatores que podem causar esses acidentes, destaca-se uma limitação em que não há muitos estudos que tenham protocolos de intervenção na prevenção das quedas. É necessário que se desenvolvam outros estudos clínicos primários para que sejam elaborados protocolos e planos de ação, quanto à intervenção das quedas em idoso em ambientes domiciliares. Descritores: Idoso. Acidentes por Quedas. Tecnologia Educacional. Ambiente Domiciliar. Segurança do PacienteThe objective of this study was to construct and evaluate the validity evidence of the Educational Booklet for the guidance of the elderly and caregivers/family members on strategies to prevent falls in the home context. For the construction of the educational technology, a methodological study was chosen consisting of two stages: 1st Stage: Elaboration of the Educational Booklet and the 2nd Stage: Validation process of the Educational Booklet. The research was submitted to the Research Ethics Committee of the University of Fortaleza. In order to obtain the content for the Educational Booklet, an Integrative Review was carried out. The survey of articles took place from December 2023 to February 2024 with access to the following databases: Medical Literature Analysis and. Retrieval System Online via Pubmed portal, Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences, Cochrane Database of Systematic Reviews, The Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature via EBSCOhost. The first version of the educational material in the format of the Educational Booklet, entitled "Care Don't Fall at Home", had its content divided into five parts, namely: presentation; knowing about fall; the risk factors that predispose the elderly to falls; prevention strategies to minimize the risks of falls in the elderly at home. complications and causes of falls and what to do, if you fall at home. The process of validating the content of the Educational Booklet proved that the health judges agreed that the objectives are consistent with the information needs of the family member (CI-I=90%, p=0.651); feasible for behavior change (CI-I=80%, p=0.264), and can therefore circulate in scientific circles (CI-I=100%, p=0.349). Regarding structure and presentation, the material is appropriate for the guidance of family members and the elderly (CI-I=90%, p=0.651), as it has clear and objective messages (CII=90%, p=0.651), correct (CI-I=100%, p=0.349), in logical sequence (CI-I=100%, p=0.349), well structured in agreement and spelling (CI-I=80%, p=0.264). The pre-textual elements are presented in a coherent manner (CI-I=100%, p=0.349); it has expressive illustrations in sufficient quantity (CI-I=80%, p=0.264), with number of pages and length of the title and adequate topics (CI-I=100%, p=0.349). It is noteworthy that there is a greater difference in the distribution of scores in the items referring to the adequacy of the material to the sociocultural level (CI-I=70%, p=0.070) and the writing style corresponds to the level of knowledge of the target audience (CI-I=70%, p=0.070). It is concluded that the accomplishment of this study was satisfactory, as the proposed objective was achieved. Although there are few studies that identify the factors that can cause these accidents, there is a limitation in that there are not many studies that have intervention protocols to prevent falls. It is necessary to develop other primary clinical studies to develop protocols and action plans regarding the intervention of falls in the elderly in home environments. Descriptors: Elderly. Fall Accidents. Educational Technology. Home Environment. Patient Safety.A Dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 61501/24 em 20/09/2024.Barbosa, Islene VictorAraujo, Iliana Maria de AlmeidaRolim, Karla Maria CarneiroUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemOliveira, Rosangela Maria2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf111f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/589989https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/37191porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-11-07T14:14:27Zoai::589989Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-11-07T14:14:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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