Construção e validação de conteúdo de cartilha educativa para prevenção de quedas no hospital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ximenes,Maria Aline Moreira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fontenele,Natália Ângela Oliveira, Bastos,Ismael Brioso, Macêdo,Thamires Sales, Galindo Neto,Nelson Miguel, Caetano,Joselany Áfio, Barros,Lívia Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000400433
Resumo: Resumo Objetivo Construir e validar cartilha educativa para prevenção de quedas no hospital. Métodos Estudo metodológico desenvolvido a partir da construção, validação e avaliação da cartilha por 22 enfermeiros e 22 pacientes internados em clínica médica. Para a validação com juízes, avaliou-se objetivo, estrutura/apresentação e relevância do material e, na avaliação com pacientes, aplicou-se o instrumento Suitability Assesment of Materials (SAM). Utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para análise de cada etapa da validação, considerando válido os iguais ou superiores a 0,80. Resultados A cartilha intitulada “Cuidados para não cair nessa” é composta por 20 páginas. Na validação de conteúdo, os profissionais atribuíram o IVC global de 1,0 para objetivo, estrutura/apresentação e relevância do material. Na avaliação dos pacientes, o IVC global da cartilha foi de 0,98. Conclusão A cartilha educativa é considerada válida quanto ao conteúdo e compreensível pelos pacientes de forma que possui utilização viável na educação em saúde para prevenção de quedas no hospital.
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