Vestindo a sexualidade: a roupa enquanto pista na categorização social da orientação sexual de homens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/582447 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo analisar a influência da roupa no processo de categorização social da orientação sexual de homens e se o preconceito contra diversidade sexual e de gênero interfere nesse processo. Esse estudo se ancora teoricamente na perspectiva da Psicologia Social, em especial em estudos sobre categorização social, moda, gênero e sexualidade. Sendo assim, essa pesquisa possui uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa) e contou com a participação de 256 indivíduos, que responderam a um questionário on-line, sendo a maioria branca (55,1%), heterossexual (64,1%), classe média (47,3%), mulheres (62,5%), com ensino superior completo (68,4%) e posicionamento político de esquerda (46,9%). Trata-se de um delineamento quase-experimental entre participantes. Para cada participante foi apresentada uma fotografia de um modelo homem. Esse material apresentado foi constituído de três imagens randomizadas do mesmo modelo vestindo roupas diferentes em cada uma delas. As roupas foram escolhidas de acordo três estilos diferentes, representados por tipos de roupa diferentes. Entre eles, dois foram mais representativos de masculinidades hegemônica e não hegemônica (estilos tradicional e criativo, respectivamente). O terceiro estilo escolhido é o natural/esportivo, entendido aqui como um estilo neutro entre os outros dois. Os participantes fizeram atribuições relacionadas à masculinidade, feminilidade e orientação sexual do modelo. Também responderam a questões sobre modos masculinos de se vestir, a uma medida de preconceito contra diversidade sexual e de gênero e a um questionário sociodemográfico. Os dados foram analisados por meio dos softwares SPSS e IRaMuTeQ. Os resultados mostraram que o estilo tradicional foi mais caracterizado como heterossexual, mais masculino e menos feminino, enquanto o estilo criativo foi mais caracterizado como não heterossexual, mais feminino e menos masculino. Além disso, os resultados aferiram que a interação entre estilos e categorização da orientação sexual não é moderada pelo nível do preconceito, apresentando efeito não significativo. Os dados qualitativos demonstraram uma tendência dos participantes a diferenciarem, com base em estereótipos de gênero, roupas masculinas de femininas, bem como a maneira como homens, heterossexuais e homossexuais, se vestem. Esse estudo pôde confirmar a hipótese de que determinados estilos de roupa, quando usados por homens, influenciam na categorização da orientação sexual deles. Palavras-chave: categorização social, moda masculina, orientação sexual, roupa |
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Vestindo a sexualidade: a roupa enquanto pista na categorização social da orientação sexual de homensWearable sexuality: clothing as a cue in the social categorization of sexual orientation of menOrientação sexualModa masculinaPsicologia socialA presente dissertação tem como objetivo analisar a influência da roupa no processo de categorização social da orientação sexual de homens e se o preconceito contra diversidade sexual e de gênero interfere nesse processo. Esse estudo se ancora teoricamente na perspectiva da Psicologia Social, em especial em estudos sobre categorização social, moda, gênero e sexualidade. Sendo assim, essa pesquisa possui uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa) e contou com a participação de 256 indivíduos, que responderam a um questionário on-line, sendo a maioria branca (55,1%), heterossexual (64,1%), classe média (47,3%), mulheres (62,5%), com ensino superior completo (68,4%) e posicionamento político de esquerda (46,9%). Trata-se de um delineamento quase-experimental entre participantes. Para cada participante foi apresentada uma fotografia de um modelo homem. Esse material apresentado foi constituído de três imagens randomizadas do mesmo modelo vestindo roupas diferentes em cada uma delas. As roupas foram escolhidas de acordo três estilos diferentes, representados por tipos de roupa diferentes. Entre eles, dois foram mais representativos de masculinidades hegemônica e não hegemônica (estilos tradicional e criativo, respectivamente). O terceiro estilo escolhido é o natural/esportivo, entendido aqui como um estilo neutro entre os outros dois. Os participantes fizeram atribuições relacionadas à masculinidade, feminilidade e orientação sexual do modelo. Também responderam a questões sobre modos masculinos de se vestir, a uma medida de preconceito contra diversidade sexual e de gênero e a um questionário sociodemográfico. Os dados foram analisados por meio dos softwares SPSS e IRaMuTeQ. Os resultados mostraram que o estilo tradicional foi mais caracterizado como heterossexual, mais masculino e menos feminino, enquanto o estilo criativo foi mais caracterizado como não heterossexual, mais feminino e menos masculino. Além disso, os resultados aferiram que a interação entre estilos e categorização da orientação sexual não é moderada pelo nível do preconceito, apresentando efeito não significativo. Os dados qualitativos demonstraram uma tendência dos participantes a diferenciarem, com base em estereótipos de gênero, roupas masculinas de femininas, bem como a maneira como homens, heterossexuais e homossexuais, se vestem. Esse estudo pôde confirmar a hipótese de que determinados estilos de roupa, quando usados por homens, influenciam na categorização da orientação sexual deles. Palavras-chave: categorização social, moda masculina, orientação sexual, roupaThis research aims to analyze the influence of clothing in social categorization of sexual orientation of men and if prejudice against sexual and gender diversity interferes in this process. This analysis anchors itself to Social Psychology theories, and particularly to social categorization, fashion, gender, and sexuality studies. Therefore, this dissertation adopted a mixed approach – both qualitative and quantitative – and garnered the participation of 256 individuals, who answered to an online questionnaire and were mostly white (55,1%), heterosexual (64,1%), women (62,5%), middle-class (47,3%), with complete higher education (68,4%), and left-leaning political views (46,9%). It is a quasi-experimental design between subjects. For each participant, a picture of a male model was presented. This picture was one of three randomized images of the same model wearing different sets of clothes. Each set was assembled in accordance with three distinct styles, which were depicted by different attires. Among these, two were more representative of hegemonic and non-hegemonic masculinities (traditional and creative styles respectively). The third one is the natural/sportive style, which sits as a neutral style between the previous two. Through the questions, participants made assumptions concerning masculinity and femininity as well as the model’s sexual orientation. They also answered to a sociodemographic questionnaire and took a survey to gauge the prejudice against sexual orientation and gender diversity. The data were analyzed with the aid of SPSS and IraMuTeQ softwares. Results have shown that the traditional style was characterized as heterosexual, more masculine, and less feminine. Whereas the creative style was seen as non-heterosexual, more feminine, and less masculine. Furthermore, the results have ascertained that the interaction between style and sexual orientation categorization is not moderated by the level of prejudice, pointing to a nonsignificant effect. Moreover, the qualitative data have displayed the participants' tendency to differentiate between masculine and feminine clothes. The findings have also underscored the contrasting ways heterosexual and homosexual men dress themselves, grounded on gender stereotypes. This study confirmed its hypothesis that certain fashion styles, when worn by men, affect the categorization of their sexual orientation. Keywords: social categorization, menswear, sexual orientation, clothes.A dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 71856/23 em 02/10/2023Souza, Luana Elayne Cunha deLira, Aline Nogueira deCerqueira-Santos, ElderUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaSousa, Frederico Rafael Gomes de2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf165f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/582447https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/31766porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-30T09:00:58Zoai::582447Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-11-30T09:00:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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