Análise de custos, características e desempenho dos sistemas de pavimentação urbana para ciclovias e ciclofaixas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/123286 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta resultados de um estudo sobre a análise de custos, características e desempenho dos sistemas de pavimentação urbana para ciclovias e ciclofaixas. A análise da composição de custos unitários de sistemas de pavimentação urbana para ciclovias e ciclofaixas tem com objetivo indicar o melhor pavimento a ser utilizado. Verificou-se o pavimento em (Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), Tratamento Superficial Duplo (TSD), pavimento rígido em concreto convencional, pavimento rígido em concreto permeável e concreto intertravado do tipo Paver. Após estudar as características de cada sistema de pavimentação, foram elaboradas as composições de custos unitários para cada tipo de pavimento, levando em consideração os insumos de materiais e mão de obra, baseados nas tabelas de preços da SEINFRA-CE. Levou-se em consideração não somente o custo unitário de cada sistema de pavimento, bem como suas vantagens e desvantagens quanto à durabilidade, conforto ao ciclista, entre outros aspectos. Após estudar os custos e as características e desempenho de cada sistema de pavimentação, foram elaboradas tabelas e gráficos mostrando as principais características para cada tipo de pavimento. Considerou-se custos, resistência, durabilidade, porosidade, entre outros itens de cada sistema de pavimento, bem como suas vantagens e desvantagens quanto a durabilidade, conforto ao ciclista, entre outros aspectos. Para as ciclofaixas, verificou-se que o sistema de pavimentos recomendado é o pavimento flexível em CBUQ, que custa R$ 1.328,27/m³, possui uma estabilidade mínima de 500 kgf, volume de vazios de 3-5%, teor de CAP de 4-5 %, possui grande durabilidade e podendo ser o mesmo pavimento utilizado nas vias dos veículos. Apesar do preço ser elevado, possui grande durabilidade, sendo o mesmo pavimento utilizado para as vias dos veículos. Para as ciclovias, o recomendado é o pavimento rígido em concreto, cujo valor é de R$ 2.393,60/m³ por metro quadrado, que mesmo sendo o pavimento mais caro, é o que possui maior durabilidade e maior conforto ao ciclista, com consumo de cimento de 350 kg/m³, resistência à compressão de 25 Mpa, resistência à tração de 30 Mpa. Para a camada de base, no estudo foram analisados os materiais: Solo Brita, Brita Graduada Simples (BGS) e o Macadame Hidráulico. Com o estudo realizado os gestores poderão tomar suas decisões com informações técnicas mais seguras de modo que ciclovias e ciclofaixas sejam mais duradouras e propiciem mais conforto ao ciclista. Palavra-chave: Custos; características; sistemas de pavimentação; ciclovias; ciclofaixas. |
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Análise de custos, características e desempenho dos sistemas de pavimentação urbana para ciclovias e ciclofaixasPavimentação com concretoCiclovias - PlanejamentoEsta dissertação apresenta resultados de um estudo sobre a análise de custos, características e desempenho dos sistemas de pavimentação urbana para ciclovias e ciclofaixas. A análise da composição de custos unitários de sistemas de pavimentação urbana para ciclovias e ciclofaixas tem com objetivo indicar o melhor pavimento a ser utilizado. Verificou-se o pavimento em (Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), Tratamento Superficial Duplo (TSD), pavimento rígido em concreto convencional, pavimento rígido em concreto permeável e concreto intertravado do tipo Paver. Após estudar as características de cada sistema de pavimentação, foram elaboradas as composições de custos unitários para cada tipo de pavimento, levando em consideração os insumos de materiais e mão de obra, baseados nas tabelas de preços da SEINFRA-CE. Levou-se em consideração não somente o custo unitário de cada sistema de pavimento, bem como suas vantagens e desvantagens quanto à durabilidade, conforto ao ciclista, entre outros aspectos. Após estudar os custos e as características e desempenho de cada sistema de pavimentação, foram elaboradas tabelas e gráficos mostrando as principais características para cada tipo de pavimento. Considerou-se custos, resistência, durabilidade, porosidade, entre outros itens de cada sistema de pavimento, bem como suas vantagens e desvantagens quanto a durabilidade, conforto ao ciclista, entre outros aspectos. Para as ciclofaixas, verificou-se que o sistema de pavimentos recomendado é o pavimento flexível em CBUQ, que custa R$ 1.328,27/m³, possui uma estabilidade mínima de 500 kgf, volume de vazios de 3-5%, teor de CAP de 4-5 %, possui grande durabilidade e podendo ser o mesmo pavimento utilizado nas vias dos veículos. Apesar do preço ser elevado, possui grande durabilidade, sendo o mesmo pavimento utilizado para as vias dos veículos. Para as ciclovias, o recomendado é o pavimento rígido em concreto, cujo valor é de R$ 2.393,60/m³ por metro quadrado, que mesmo sendo o pavimento mais caro, é o que possui maior durabilidade e maior conforto ao ciclista, com consumo de cimento de 350 kg/m³, resistência à compressão de 25 Mpa, resistência à tração de 30 Mpa. Para a camada de base, no estudo foram analisados os materiais: Solo Brita, Brita Graduada Simples (BGS) e o Macadame Hidráulico. Com o estudo realizado os gestores poderão tomar suas decisões com informações técnicas mais seguras de modo que ciclovias e ciclofaixas sejam mais duradouras e propiciem mais conforto ao ciclista. Palavra-chave: Custos; características; sistemas de pavimentação; ciclovias; ciclofaixas.This dissertation presents results of a study on the analysis of costs, characteristics and performance of urban paving systems for bicycle lanes and cycle paths. The analysis of the composition of unit costs of urban paving systems for bicycle lanes and cycle paths has the objective of indicating the best pavement to be used. The pavement was paved in (CBUQ), Double Surface Treatment (TSD), rigid pavement in conventional concrete, rigid pavement in permeable concrete and interlocked concrete of the Paver type. After studying the characteristics of each pavement system , the compositions of unit costs for each type of floor were elaborated, taking into account the materials and labor inputs, based on the SEINFRA-CE price charts. Not only was the unit cost of each pavement, as well as its advantages and disadvantages in terms of durability, cyclist comfort, etc. After studying the costs and characteristics and performance of each paving system, tables and graphs were drawn up showing the main characteristics for each type of pavement. It was considered costs, resistance, durability, porosity, among other items of each system of pa as well as its advantages and disadvantages in terms of durability, cyclist comfort, among other aspects. For the cycle cycles, it was verified that the recommended pavement system is the CBUQ flexible pavement, which costs R $ 1,328.27 / m³, has a minimum stability of 500 kgf, void volume of 3-5%, CAP content of 4-5%, has great durability and may be the same pavement used in vehicle tracks. Although the price is high, it has great durability, and the same pavement used for the roads of the vehicles. For bicycle paths, the recommended hard concrete pavement, whose value is R $ 2,393.60 / m³ per square meter, which, even though it is the most expensive pavement, is the one that has the longest durability and comfort to the cyclist, with consumption of cement of 350 kg / m³, resistance to compression of 25 Mpa, tensile strength of 30 Mpa. For the base layer, in the study, the following materials were analyzed: Brita Soil, Simple Graduated Brita (BGS) and Hydraulic Macadam. Through the study, managers can make their decisions with safer technical information so that cycle paths and cycle paths are more durable and provide more comfort to the cyclist. Keyword: Costs; features; paving systems; cycle paths; cycle cycles.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 6905/2020Teixeira, Roberto Ney CiarliniTeixeira, Roberto Ney CiarliniSilva, Vera Lúcia daMoreira, Maria Elizabeth PinheiroPontes Junior, José Antonio de Marinho2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/123286https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/23784porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::123286Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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