Proposta de implantação de pavimentos permeáveis em ciclovias e ciclofaixas: estudo de caso em Blumenau-SC
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245262 |
Resumo: | Neste estudo contempla-se uma proposta de implantação de pavimentos permeáveis em ciclovias e ciclofaixas no município de Blumenau, Santa Catarina. Realizou-se um comparativo de dimensionamento hidráulico dos pavimentos permeáveis com a aplicação do método da curva envelope e do método da NBR 16416. Analisou-se a massa específica, a resistência à compressão e a condutividade hidráulica de um concreto permeável com vistas à sua aplicação no revestimento dos pavimentos permeáveis. Os resultados do dimensionamento indicaram que os maiores volumes de reservatórios são determinados pelo método da curva envelope e que o concreto permeável desenvolvido poderia ser aplicado em forma de paver. Nas conclusões apontam-se benefícios e perspectivas com a integração da rede cicloviária e a medida de manejo de água pluvial sustentável. |
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Proposta de implantação de pavimentos permeáveis em ciclovias e ciclofaixas: estudo de caso em Blumenau-SCApplication proposal of permeable pavements in bike paths and bike lanes: case study in Blumenau-SC, BrazilManejo de água pluvial;Pavimento permeável;Concreto permeável;CicloviaRainwater management; Permeable Pavement; Pervious concrete; Bike pathsNeste estudo contempla-se uma proposta de implantação de pavimentos permeáveis em ciclovias e ciclofaixas no município de Blumenau, Santa Catarina. Realizou-se um comparativo de dimensionamento hidráulico dos pavimentos permeáveis com a aplicação do método da curva envelope e do método da NBR 16416. Analisou-se a massa específica, a resistência à compressão e a condutividade hidráulica de um concreto permeável com vistas à sua aplicação no revestimento dos pavimentos permeáveis. Os resultados do dimensionamento indicaram que os maiores volumes de reservatórios são determinados pelo método da curva envelope e que o concreto permeável desenvolvido poderia ser aplicado em forma de paver. Nas conclusões apontam-se benefícios e perspectivas com a integração da rede cicloviária e a medida de manejo de água pluvial sustentável.The survey addresses a proposal of implantation of permeable pavements in Blumenau’s bike paths and bikeways, state of Santa Catarina, Brazil. It was carried out a comparative analysis of the hydraulic design with the application of the envelope curve’s method and standard’s method (NBR 16416). The specific mass, compressive strength and hydraulic conductivity of a pervious concrete was analyzed to apply it in permeable pavements. The results of design indicated that the larger reservoirs are determined by the envelope curve’s method and that the developed pervious concrete could be applied in the pavement like a paver. The conclusions point out benefits and perspectives with the integration of the municipal bicycle network and the sustainable rainwater management.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-03-22T14:26:50Z2023-03-22T14:26:50Z2018-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245262Moura, João Marcos Bosi Mendonça deCarmo, Jacksonildo de Lima doColdebela, Alexandreporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-22T14:26:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245262Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-22T14:26:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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Neste estudo contempla-se uma proposta de implantação de pavimentos permeáveis em ciclovias e ciclofaixas no município de Blumenau, Santa Catarina. Realizou-se um comparativo de dimensionamento hidráulico dos pavimentos permeáveis com a aplicação do método da curva envelope e do método da NBR 16416. Analisou-se a massa específica, a resistência à compressão e a condutividade hidráulica de um concreto permeável com vistas à sua aplicação no revestimento dos pavimentos permeáveis. Os resultados do dimensionamento indicaram que os maiores volumes de reservatórios são determinados pelo método da curva envelope e que o concreto permeável desenvolvido poderia ser aplicado em forma de paver. Nas conclusões apontam-se benefícios e perspectivas com a integração da rede cicloviária e a medida de manejo de água pluvial sustentável. |
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