Sentidos sobre o ambiente, à luz de Winnicott, na análise de discurso de adolescentes em conflito com a lei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Odessia Fernanda Gomes de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/108660
Resumo: Ambiente é entendido neste estudo como o conjunto das relações com mães e pais, configurações familiares, relações escolares, comunitárias e com os locais frequentados, além das oportunidades políticas, econômicas e sociais, acessíveis ou não. Esta dissertação é o estudo dos sentidos atribuídos por adolescentes em conflito com a lei sobre o ambiente com o qual se relacionam. Especificamente, objetivou-se: pesquisar a relação dos adolescentes com suas mães, pais e familiares; investigar a relação dos adolescentes com a escola/colégio; caracterizar a relação dos adolescentes com a localidade na qual vivem e lugares que mais gostam de frequentar. O lócus foi o Centro de Referência Especializado de Assistência Social [CREAS] Maria Pureza em Aracaju, Sergipe, foram realizadas cinco entrevistas com o primeiro participante, MC e uma com o segundo, Snek. Os dados foram analisados pela Análise de Discurso. Nos dados obtidos, as mães foram associadas a carinho; os pais foram ausentes ou só atuaram após o ato infracional; as famílias foram idealizadas; as escolas foram pontuadas por problemas com as figuras de autoridade em um dos casos e reprovações em ambos os casos; os locais onde vivem e que frequentam foram facilitadores da transicionalidade pelas produções criativas. Concluiu-se que o ambiente traz chances de escolha ou limitações e as decisões tomadas pelos adolescentes foram feitas com base nas ofertas realizadas pelos ambientes. O estudo apontou que ações e políticas públicas que atuem sobre o ambiente por esta perspectiva, podem trazer soluções efetivas à questão, agindo para a prevenção da prática infracional. Palavras-chave: Ambiente. Winnicott. Adolescência. Medida socioeducativa. Psicanálise.
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