Sentidos sobre o ambiente, à luz de Winnicott, na análise de discurso de adolescentes em conflito com a lei
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/108660 |
Resumo: | Ambiente é entendido neste estudo como o conjunto das relações com mães e pais, configurações familiares, relações escolares, comunitárias e com os locais frequentados, além das oportunidades políticas, econômicas e sociais, acessíveis ou não. Esta dissertação é o estudo dos sentidos atribuídos por adolescentes em conflito com a lei sobre o ambiente com o qual se relacionam. Especificamente, objetivou-se: pesquisar a relação dos adolescentes com suas mães, pais e familiares; investigar a relação dos adolescentes com a escola/colégio; caracterizar a relação dos adolescentes com a localidade na qual vivem e lugares que mais gostam de frequentar. O lócus foi o Centro de Referência Especializado de Assistência Social [CREAS] Maria Pureza em Aracaju, Sergipe, foram realizadas cinco entrevistas com o primeiro participante, MC e uma com o segundo, Snek. Os dados foram analisados pela Análise de Discurso. Nos dados obtidos, as mães foram associadas a carinho; os pais foram ausentes ou só atuaram após o ato infracional; as famílias foram idealizadas; as escolas foram pontuadas por problemas com as figuras de autoridade em um dos casos e reprovações em ambos os casos; os locais onde vivem e que frequentam foram facilitadores da transicionalidade pelas produções criativas. Concluiu-se que o ambiente traz chances de escolha ou limitações e as decisões tomadas pelos adolescentes foram feitas com base nas ofertas realizadas pelos ambientes. O estudo apontou que ações e políticas públicas que atuem sobre o ambiente por esta perspectiva, podem trazer soluções efetivas à questão, agindo para a prevenção da prática infracional. Palavras-chave: Ambiente. Winnicott. Adolescência. Medida socioeducativa. Psicanálise. |
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Sentidos sobre o ambiente, à luz de Winnicott, na análise de discurso de adolescentes em conflito com a leiSenses about the environment, in the light of Winnicott, on discourse analysis of young offendersPsicologia do adolescenteDelinquência juvenilMedidas socioeducativasAmbiente é entendido neste estudo como o conjunto das relações com mães e pais, configurações familiares, relações escolares, comunitárias e com os locais frequentados, além das oportunidades políticas, econômicas e sociais, acessíveis ou não. Esta dissertação é o estudo dos sentidos atribuídos por adolescentes em conflito com a lei sobre o ambiente com o qual se relacionam. Especificamente, objetivou-se: pesquisar a relação dos adolescentes com suas mães, pais e familiares; investigar a relação dos adolescentes com a escola/colégio; caracterizar a relação dos adolescentes com a localidade na qual vivem e lugares que mais gostam de frequentar. O lócus foi o Centro de Referência Especializado de Assistência Social [CREAS] Maria Pureza em Aracaju, Sergipe, foram realizadas cinco entrevistas com o primeiro participante, MC e uma com o segundo, Snek. Os dados foram analisados pela Análise de Discurso. Nos dados obtidos, as mães foram associadas a carinho; os pais foram ausentes ou só atuaram após o ato infracional; as famílias foram idealizadas; as escolas foram pontuadas por problemas com as figuras de autoridade em um dos casos e reprovações em ambos os casos; os locais onde vivem e que frequentam foram facilitadores da transicionalidade pelas produções criativas. Concluiu-se que o ambiente traz chances de escolha ou limitações e as decisões tomadas pelos adolescentes foram feitas com base nas ofertas realizadas pelos ambientes. O estudo apontou que ações e políticas públicas que atuem sobre o ambiente por esta perspectiva, podem trazer soluções efetivas à questão, agindo para a prevenção da prática infracional. Palavras-chave: Ambiente. Winnicott. Adolescência. Medida socioeducativa. Psicanálise.Environment is understood in this study as a set of relationships with mothers and fathers, family settings, school relationships, community and local hangouts, in addition to political opportunities, economic and social, affordable or not. This dissertation is the study of the meanings attributed by adolescents in conflict with the law on the environment to which they relate. Specifically, it aimed to: investigate the relationship of adolescents with their mothers, fathers and families; investigate the relationship of adolescents with school /college; characterize the relationship of adolescents with the locality in which they live and places they like to attend. The locus was the Specialized Reference Center for Social Assistance [CREAS] Maria Pureza in Aracaju, Sergipe, five interviews were conducted with the first participant, MC and one with the second, Snek. Data were analyzed by Discourse Analysis. In the data colleted, the mothers were associated with affection; parents were absent or only acted after the offense; families were developed; schools were punctuated by problems with authority figures in one case and failures in both cases; the places where they live and attend were facilitators transitionality the creative productions. It is concluded that the environment brings chances of choice or limitations and the decisions taken by adolescents were based on offers made by environments. The study found that actions and public policies that act on the environment from this perspective, can bring effective solutions to the issue, acting for the prevention of criminal behavior. Keywords: Environment. Winnicott. Adolescence. Socio-educational measures. Psychoanalysis.Teixeira, Leônia CavalcanteTeixeira, Leônia CavalcanteTassigny, Mônica MotaLima, Maria Celina PeixotoMorais, Normanda Araújo deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaAssis, Odessia Fernanda Gomes de2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/108660https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/16074Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 99396porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::108660Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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