Internacionalização de produtos culturais brasileiros: um estudo com consumidores portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabêlo Neto, Alexandre
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/107246
Resumo: A internacionalização pode estar relacionada à compreensão da natureza da cultura dos países, podendo ser influenciada pela intenção de compra do consumidor, pela afinidade em relação ao país e pelo soft power (influência ideológica e cultural). Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a influência dos antecedentes de internacionalização e das variáveis mediadoras afinidade em relação ao país, efeito país de origem, preferência, atitude de compra e intenção de compra na internacionalização de produtos culturais. Apresentou-se um modelo dos antecedentes da internacionalização de produtos culturais. Utilizou-se o Survey como método, aplicado a 478 respondentes, em 22 cidades portuguesas. Os dados foram analisados a partir da modelagem de equações estruturais baseada na técnica estatística Partial Least Squares (PLS) por meio da utilização do software Smartpls3.0. Esse estudo contribui metodologicamente por conta da abordagem self reporting utilizada para a análise da internacionalização de produtos culturais. A relação encontrada entre os construtos internacionalização de produtos culturais, afinidade em relação ao país, intenção de compra e a influência ideológica e cultural (soft power) aponta para novas possibilidades no aprofundamento teórico relativo aos negócios internacionais, principalmente em uma perspectiva de consumo global. A identidade global influenciou na familiaridade, na afinidade em relação ao Brasil e no efeito país de origem. A identidade nacional influenciou negativamente no efeito país de origem. O cosmopolitanismo influenciou positivamente na afinidade em relação ao país. A familiaridade influenciou positivamente na afinidade em relação o país, no efeito país de origem. O etnocentrismo influenciou negativamente na intenção de compra e na internacionalização de produtos culturais brasileiros. Por outro lado, nota-se que a intenção de compra funcionou como uma variável mediadora para a relação entre etnocentrismo e internacionalização de produtos culturais. Esse resultado, teoricamente é importante, tendo em vista que as pesquisas anteriores não avaliaram o efeito mediador da intenção de compra em relação aos antecedentes propostos para esta pesquisa. O efeito país de origem influenciu na preferência por produtos culturais, na atitude de compra dos consumidores portugueses e na intenção de compra. A preferência (qualidade percebida) influenciou na atitude em relação ao país. A atitude de compra influenciou na intenção de compra e a intenção de compra influenciou de forma positiva na internacionalização de produtos culturais brasileiro. No que se refere ao campo de aplicação prática, essa pesquisa contribui com gestores e empreendedores do setor cultural no conhecimento de seu público-alvo, uma vez que boa parte dos produtos culturais são serviços que representam um relacionamento entre prestador de serviço e cliente. Essa prestação de serviço está relacionada ao custo de oportunidade e ao preço dos produtos culturais. Palavras-chave: Produto cultural. Internacionalização. Soft power. Negócios internacionais.
id UFOR_6c309ca313e72b0aba4e4aafade5bd5b
oai_identifier_str oai::107246
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Internacionalização de produtos culturais brasileiros: um estudo com consumidores portuguesesSatisfação do consumidorNegócios - Brasil-PortugalProdutos culturais - BrasilA internacionalização pode estar relacionada à compreensão da natureza da cultura dos países, podendo ser influenciada pela intenção de compra do consumidor, pela afinidade em relação ao país e pelo soft power (influência ideológica e cultural). Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a influência dos antecedentes de internacionalização e das variáveis mediadoras afinidade em relação ao país, efeito país de origem, preferência, atitude de compra e intenção de compra na internacionalização de produtos culturais. Apresentou-se um modelo dos antecedentes da internacionalização de produtos culturais. Utilizou-se o Survey como método, aplicado a 478 respondentes, em 22 cidades portuguesas. Os dados foram analisados a partir da modelagem de equações estruturais baseada na técnica estatística Partial Least Squares (PLS) por meio da utilização do software Smartpls3.0. Esse estudo contribui metodologicamente por conta da abordagem self reporting utilizada para a análise da internacionalização de produtos culturais. A relação encontrada entre os construtos internacionalização de produtos culturais, afinidade em relação ao país, intenção de compra e a influência ideológica e cultural (soft power) aponta para novas possibilidades no aprofundamento teórico relativo aos negócios internacionais, principalmente em uma perspectiva de consumo global. A identidade global influenciou na familiaridade, na afinidade em relação ao Brasil e no efeito país de origem. A identidade nacional influenciou negativamente no efeito país de origem. O cosmopolitanismo influenciou positivamente na afinidade em relação ao país. A familiaridade influenciou positivamente na afinidade em relação o país, no efeito país de origem. O etnocentrismo influenciou negativamente na intenção de compra e na internacionalização de produtos culturais brasileiros. Por outro lado, nota-se que a intenção de compra funcionou como uma variável mediadora para a relação entre etnocentrismo e internacionalização de produtos culturais. Esse resultado, teoricamente é importante, tendo em vista que as pesquisas anteriores não avaliaram o efeito mediador da intenção de compra em relação aos antecedentes propostos para esta pesquisa. O efeito país de origem influenciu na preferência por produtos culturais, na atitude de compra dos consumidores portugueses e na intenção de compra. A preferência (qualidade percebida) influenciou na atitude em relação ao país. A atitude de compra influenciou na intenção de compra e a intenção de compra influenciou de forma positiva na internacionalização de produtos culturais brasileiro. No que se refere ao campo de aplicação prática, essa pesquisa contribui com gestores e empreendedores do setor cultural no conhecimento de seu público-alvo, uma vez que boa parte dos produtos culturais são serviços que representam um relacionamento entre prestador de serviço e cliente. Essa prestação de serviço está relacionada ao custo de oportunidade e ao preço dos produtos culturais. Palavras-chave: Produto cultural. Internacionalização. Soft power. Negócios internacionais.Internationalization can be related to the understanding of the culture of nature countries and may be influenced by consumer buying intent the affinity for the country and the soft power (ideological and cultural influence). This research aimed to understand the influence of internationalization and mediating variables affinity history for the country country of origin effect preference purchase behavior and purchase intent in the internationalization of cultural products. Presented a model of the background of internationalization of cultural products. Survey used the method as applied to 478 respondents 22 Portuguese cities. The data were analyzed by the structural equation modeling statistical technique based on Partial Least Squares (PLS) by using the Smartpls3.0 software. This study contributes methodologically because of the self reporting approach used to analyze the internationalization of cultural products. The association between the constructs internationalization of cultural products affinity for the country purchase intent and ideological and cultural influence (soft power) points to new possibilities in the theoretical study on the international business especially in a global consumer perspective. The overall identity influenced the familiarity the affinity for the Brazil and the country of origin effect. National identity negatively influenced the country of origin effect. Cosmopolitanism influenced positively in affinity for the country. Familiarity influenced positively in affinity towards country and country of origin. The ethnocentrism had a negative influence on purchase intent and the internationalization of Brazilian cultural products. On the other hand it notes that the purchase intent functioned as a mediating variable on the relationship between ethnocentrism and internationalization of cultural products. This result is theoretically important considering that previous research did not examine the mediating effect of purchase intent on relation to the proposed background for this research. The country of origin effect influenced preference for cultural products in buying attitude of the Portuguese consumers and purchase intent. The preference (perceived quality) influenced the attitude toward the country. The consumer buying behavior influenced the purchase intent and purchase intent positively influenced the internationalization of Brazilian cultural products. As regards the practical application field this research contributes managers and entrepreneurs of the cultural sector in the knowledge of your target audience as much of the cultural products are services that represent a relationship between service provider and customer. This service provision is related to the opportunity cost and the price of cultural products. Keywords: Cultural product. Internationalization. Soft power. International business.Sousa Filho, Jose Milton deSousa Filho, Jose Milton deCoelho, Arnaldo Fernandes MatosForte, Sérgio Henrique Arruda CavalcanteCabral, José Ednilson de OliveiraSilva, Áurio Lúcio Leocádio deOgasavara, Mário HenriqueUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasRabêlo Neto, Alexandre2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/107246https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/15033Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 98251porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T09:27:44Zoai::107246Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-26T09:27:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Internacionalização de produtos culturais brasileiros: um estudo com consumidores portugueses
title Internacionalização de produtos culturais brasileiros: um estudo com consumidores portugueses
spellingShingle Internacionalização de produtos culturais brasileiros: um estudo com consumidores portugueses
Rabêlo Neto, Alexandre
Satisfação do consumidor
Negócios - Brasil-Portugal
Produtos culturais - Brasil
title_short Internacionalização de produtos culturais brasileiros: um estudo com consumidores portugueses
title_full Internacionalização de produtos culturais brasileiros: um estudo com consumidores portugueses
title_fullStr Internacionalização de produtos culturais brasileiros: um estudo com consumidores portugueses
title_full_unstemmed Internacionalização de produtos culturais brasileiros: um estudo com consumidores portugueses
title_sort Internacionalização de produtos culturais brasileiros: um estudo com consumidores portugueses
author Rabêlo Neto, Alexandre
author_facet Rabêlo Neto, Alexandre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa Filho, Jose Milton de
Sousa Filho, Jose Milton de
Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Forte, Sérgio Henrique Arruda Cavalcante
Cabral, José Ednilson de Oliveira
Silva, Áurio Lúcio Leocádio de
Ogasavara, Mário Henrique
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabêlo Neto, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do consumidor
Negócios - Brasil-Portugal
Produtos culturais - Brasil
topic Satisfação do consumidor
Negócios - Brasil-Portugal
Produtos culturais - Brasil
description A internacionalização pode estar relacionada à compreensão da natureza da cultura dos países, podendo ser influenciada pela intenção de compra do consumidor, pela afinidade em relação ao país e pelo soft power (influência ideológica e cultural). Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a influência dos antecedentes de internacionalização e das variáveis mediadoras afinidade em relação ao país, efeito país de origem, preferência, atitude de compra e intenção de compra na internacionalização de produtos culturais. Apresentou-se um modelo dos antecedentes da internacionalização de produtos culturais. Utilizou-se o Survey como método, aplicado a 478 respondentes, em 22 cidades portuguesas. Os dados foram analisados a partir da modelagem de equações estruturais baseada na técnica estatística Partial Least Squares (PLS) por meio da utilização do software Smartpls3.0. Esse estudo contribui metodologicamente por conta da abordagem self reporting utilizada para a análise da internacionalização de produtos culturais. A relação encontrada entre os construtos internacionalização de produtos culturais, afinidade em relação ao país, intenção de compra e a influência ideológica e cultural (soft power) aponta para novas possibilidades no aprofundamento teórico relativo aos negócios internacionais, principalmente em uma perspectiva de consumo global. A identidade global influenciou na familiaridade, na afinidade em relação ao Brasil e no efeito país de origem. A identidade nacional influenciou negativamente no efeito país de origem. O cosmopolitanismo influenciou positivamente na afinidade em relação ao país. A familiaridade influenciou positivamente na afinidade em relação o país, no efeito país de origem. O etnocentrismo influenciou negativamente na intenção de compra e na internacionalização de produtos culturais brasileiros. Por outro lado, nota-se que a intenção de compra funcionou como uma variável mediadora para a relação entre etnocentrismo e internacionalização de produtos culturais. Esse resultado, teoricamente é importante, tendo em vista que as pesquisas anteriores não avaliaram o efeito mediador da intenção de compra em relação aos antecedentes propostos para esta pesquisa. O efeito país de origem influenciu na preferência por produtos culturais, na atitude de compra dos consumidores portugueses e na intenção de compra. A preferência (qualidade percebida) influenciou na atitude em relação ao país. A atitude de compra influenciou na intenção de compra e a intenção de compra influenciou de forma positiva na internacionalização de produtos culturais brasileiro. No que se refere ao campo de aplicação prática, essa pesquisa contribui com gestores e empreendedores do setor cultural no conhecimento de seu público-alvo, uma vez que boa parte dos produtos culturais são serviços que representam um relacionamento entre prestador de serviço e cliente. Essa prestação de serviço está relacionada ao custo de oportunidade e ao preço dos produtos culturais. Palavras-chave: Produto cultural. Internacionalização. Soft power. Negócios internacionais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/107246
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/107246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/15033
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 98251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1815437301474394112