Biblioterapia no enfrentamento do bullying na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thuanny Mikaella Conceição
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/124695
Resumo: O presente estudo buscou desvelar a percepção e vivência dos professores sobre a utilização da biblioterapia na prevenção do bullying na educação infantil, corroborando com a perspectiva da promoção da saúde de crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com 12 professores de educação infantil da rede pública do município de Padre Marcos, Estado do Piauí. Nesse trabalho foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada e registro em diário de campo das informações coletadas, por meio da observação-participante, para obtenção da coleta de dados. As informações coletadas foram gravadas e transcritas, assim como os conteúdos textuais processados no software IRAMUTEQ e analisados por meio da análise de similitude e classificação hierárquica descendente - CHD. Resultou em 2.891 ocorrências de palavras, sendo 760 formas distintas. Destas, foram encontradas sete classes temáticas: comportamentos vivenciados na escola; reflexos do combate ao bullying na infância; prevenção do bullying; conhecendo a biblioterapia na escola; dialogando com a escola sobre biblioterapia e violência; impactos do bullying na infância e intervenção na escola. Essas classes dialogaram com os saberes e práticas dos professores que refletiram sobre as características que conduzem determinadas crianças a cometerem violência contra seus pares no ambiente escolar, o que resultou na importância em buscar pensar no desenvolvimento de ações para coibir tais comportamentos. Essas ações devem permitir a compreensão destrutiva do bullying, afastando esse tipo de comportamento e criando hábitos saudáveis na vida das crianças. Ademais, notou-se que a biblioterapia pode produzir resultados positivos na vida da criança, contribuindo na sua formação emocional, social e na descoberta de suas potencialidades. A percepção sobre a relação da biblioterapia no enfrentamento do bullying no espaço escolar apontou que essa terapia trará inúmeros resultados positivos, podendo-se destacar a cessação do bullying e outras formas de violência. Diante do exposto, cabe salientar que as intervenções realizadas com as crianças na escola no contexto do enfrentamento ao bullying são as rodas de conversas, contagem de histórias e brincadeiras lúdicas, tais intervenções são ferramentas que se encaixam na biblioterapia. Assim, a implementação da biblioterapia não vai exigir uma ruptura ou desencontro com outras intervenções já em curso no ambiente escolar. Diante do estudo aplicado foi possível perceber ainda que a biblioterapia é uma importante ferramenta de promoção de saúde no enfrentamento da violência na infância, prezando pela saúde mental das crianças. Sugere-se, ainda, a realização de capacitação e treinamento com os professores para implementação da biblioterapia no âmbito educacional. Outrossim, a biblioterapia proporciona o desenvolvimento de comportamentos saudáveis que, portanto, estimulam o amadurecimento e a convivência harmoniosa entre os pares. Desta forma, sugere-se também um olhar sensível para se fomentar políticas públicas de saúde mental na fase da educação infantil, com a finalidade de ampliar os cuidados da saúde mental das crianças desde a infância.
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Destas, foram encontradas sete classes temáticas: comportamentos vivenciados na escola; reflexos do combate ao bullying na infância; prevenção do bullying; conhecendo a biblioterapia na escola; dialogando com a escola sobre biblioterapia e violência; impactos do bullying na infância e intervenção na escola. Essas classes dialogaram com os saberes e práticas dos professores que refletiram sobre as características que conduzem determinadas crianças a cometerem violência contra seus pares no ambiente escolar, o que resultou na importância em buscar pensar no desenvolvimento de ações para coibir tais comportamentos. Essas ações devem permitir a compreensão destrutiva do bullying, afastando esse tipo de comportamento e criando hábitos saudáveis na vida das crianças. Ademais, notou-se que a biblioterapia pode produzir resultados positivos na vida da criança, contribuindo na sua formação emocional, social e na descoberta de suas potencialidades. A percepção sobre a relação da biblioterapia no enfrentamento do bullying no espaço escolar apontou que essa terapia trará inúmeros resultados positivos, podendo-se destacar a cessação do bullying e outras formas de violência. Diante do exposto, cabe salientar que as intervenções realizadas com as crianças na escola no contexto do enfrentamento ao bullying são as rodas de conversas, contagem de histórias e brincadeiras lúdicas, tais intervenções são ferramentas que se encaixam na biblioterapia. Assim, a implementação da biblioterapia não vai exigir uma ruptura ou desencontro com outras intervenções já em curso no ambiente escolar. Diante do estudo aplicado foi possível perceber ainda que a biblioterapia é uma importante ferramenta de promoção de saúde no enfrentamento da violência na infância, prezando pela saúde mental das crianças. Sugere-se, ainda, a realização de capacitação e treinamento com os professores para implementação da biblioterapia no âmbito educacional. Outrossim, a biblioterapia proporciona o desenvolvimento de comportamentos saudáveis que, portanto, estimulam o amadurecimento e a convivência harmoniosa entre os pares. Desta forma, sugere-se também um olhar sensível para se fomentar políticas públicas de saúde mental na fase da educação infantil, com a finalidade de ampliar os cuidados da saúde mental das crianças desde a infância.The present study sought to reveal the perception and experience of teachers about the use of bibliotherapy in preventing bullying in early childhood education, corroborating the perspective of promoting children's health. This is a qualitative research conducted with 12 public education teachers from public schools in the municipality of Padre Marcos, State of Piauí. In this work, a semi-structured interview script and recording in the field diary of the information collected, through participant observation, was used to obtain data collection. The collected information was recorded and transcribed, as well as the textual contents processed in the IRAMUTEQ software and analyzed through similarity analysis and descending hierarchical classification - CHD. It resulted in 2,891 word occurrences, of which 760 were distinct forms. Of these, seven thematic classes were found: behaviors experienced at school; reflexes of combating bullying in childhood; prevention of bullying; getting to know bibliotherapy at school; dialoguing with the school about bibliotherapy and violence; impacts of bullying on children and school intervention. These classes dialogued with the knowledge and practices of teachers who reflected on the characteristics that lead certain children to commit violence against their peers in the school environment, which resulted in the importance of trying to think about the development of actions to curb such behaviors. These actions must allow the destructive understanding of bullying, avoiding this type of behavior and creating healthy habits in the lives of children. In addition, it was noted that bibliotherapy can produce positive results in the life of the child, contributing to their emotional and social formation and the discovery of their potential. The perception about the relationship of bibliotherapy in the confrontation of bullying in the school space pointed out that this therapy will bring numerous positive results, highlighting the cessation of bullying and other forms of violence. Given the above, it should be noted that the interventions carried out with children at school in the context of coping with bullying are the rounds of conversations, storytelling and playful games, such interventions are tools that fit into bibliotherapy. Thus, the implementation of bibliotherapy will not require a break or disagreement with other interventions already underway in the school environment. In view of the applied study, it was also possible to see that bibliotherapy is an important health promotion tool in the fight against childhood violence, with a special regard for children's mental health. It is also suggested to carry out qualification and training with teachers to implement bibliotherapy in the educational field. Furthermore, bibliotherapy provides the development of healthy behaviors that, therefore, stimulate maturity and harmonious coexistence between peers. Thus, it is also suggested a sensitive look to promote public mental health policies in the early childhood stage, with the purpose of expanding the mental health care of children since childhood.Frota, Mirna AlbuquerqueBeserra, Maria dos RemédiosFrota, Mirna AlbuquerqueMelo, Anna Karynne da SilvaGalindo Neto, Nelson MiguelRolim, Karla Maria CarneiroUniversidade de Fortaleza. 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