Comunicação da pessoa com transtorno mental trabalhada com jogos teatrais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Kelva Cristina de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/98578
Resumo: A ideia de trabalhar com jogos teatrais como estratégia de desenvolvimento de habilidades comunicativas junto a pessoas com transtorno mental decorreu da experiência prévia com teatro e a aplicação de certas técnicas em situação de terapia fonoaudiológica. A comunicação da pessoa com transtorno mental/psíquico é assunto pouco pesquisado na Fonoaudiologia ? em parte pela dificuldade de se utilizar técnicas de fonoterapia com este público, em parte por não ser um campo de difusão na Fonoaudiologia. Esta pesquisa está plantada sobre o tripé comunicação-doença mental-artetearapia, de modo relacionado. Não se trata de uma discussão conceitual sobre a arte e a doença mental, mas abrange uma estratégia de arteterapia sobre a qual acredita-se que a comunicação pode ser favorecida, os jogos teatrais. Nesta experiência, objetivou-se analisar a espontaneidade e fluidez da comunicação dos sujeitos partícipes a partir da implementação dos jogos teatrais, discutindo com eles próprios os elementos e resultados envolvidos em cada vivência de jogo, na tentativa de observar a promoção, sobre este sujeito comunicativo, do poder sobre si mesmo e de sua capacidade de se expressar amplamente. Tratou-se de um estudo qualitativo, utilizando-se da pesquisa-ação como método e conversas de roda, observação participante e diário de campo como estratégias para a produção dos dados, analisados segundo a Análise de Conteúdo. Os resultados corroboram com o que a literatura sobre jogos teatrais enfatiza, acerca do crescimento pessoal e da expressão a partir da improvisação. Por meio da ficção, o sujeito pode recriar a realidade e refletir sobre ela, partindo de sua posição como ser ativo e decisivo sobre suas escolhas e caminhos. Concentrando-se mais no que está fazendo, pois o jogo exige que se viva no presente, houve melhora considerável na atenção e interação percebidas durante as falas dos sujeitos e de suas performances durante a evolução dos jogos.
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Nesta experiência, objetivou-se analisar a espontaneidade e fluidez da comunicação dos sujeitos partícipes a partir da implementação dos jogos teatrais, discutindo com eles próprios os elementos e resultados envolvidos em cada vivência de jogo, na tentativa de observar a promoção, sobre este sujeito comunicativo, do poder sobre si mesmo e de sua capacidade de se expressar amplamente. Tratou-se de um estudo qualitativo, utilizando-se da pesquisa-ação como método e conversas de roda, observação participante e diário de campo como estratégias para a produção dos dados, analisados segundo a Análise de Conteúdo. Os resultados corroboram com o que a literatura sobre jogos teatrais enfatiza, acerca do crescimento pessoal e da expressão a partir da improvisação. Por meio da ficção, o sujeito pode recriar a realidade e refletir sobre ela, partindo de sua posição como ser ativo e decisivo sobre suas escolhas e caminhos. Concentrando-se mais no que está fazendo, pois o jogo exige que se viva no presente, houve melhora considerável na atenção e interação percebidas durante as falas dos sujeitos e de suas performances durante a evolução dos jogos.The idea of working with theater games as a strategy for development of communication skills with people with mental disorder resulted from previous experience with theater and applying certain techniques in situation in speech-language therapy. The communication of the person with mental/psychic illness is a subject still little researched in Speech-language Pathology, although it is fertile. In part because of the difficulty of using speech-language therapy techniques with this audience, partly because it is not a field of diffusion in Speech-language Pathology. This research is planted on the tripod communication- mental illness-artetearapia, so related. This is not a conceptual discussion on art and mental illness, but art therapy encompasses a strategy on which it is believed that communication can be enhanced, Theater Games. In this experiment, aiming to analyse the spontaneity and fluidity of communication of subject participants from the implementation of Theater Games, arguing with themselves elements and outcomes involved in each experience of the game, in an attempt to observe the promotion, communication on this individual, the power over yourself and your ability to express broadly. This was a qualitative study using action research as a method and conversations of wheel, participant observation and field diary as strategies for the production of data, analyzed using Content Analysis. The results corroborate with the literature on Theater Games emphasizes, about personal growth and of the expression by improvisation. Through fiction, the subject can recreate reality and reflect upon it, from his position as being active and decisive about their choices and paths. Focusing more on what you're doing, because the game requires you to live in the present, there has been considerable improvement in attention and interaction realized during the speech of the subjects and their performances during the evolution of games.Landim, Fátima Luna PinheiroLandim, Fátima Luna PinheiroBraga, Violante Augusta BatistaRueda, Carlos VelazquezCatrib, Ana Maria FontenelleUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaSaraiva, Kelva Cristina de Oliveira2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/98578https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/9967Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 91078porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::98578Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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