Do nome da rosa à sociedade dos poetas mortos: uma leitura do lugar do mestre pelo mestre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assumpção, Rosita de Lina Paraguassú
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/87370
Resumo: Este trabalho consiste em um estudo sobre o lugar do mestre em relação ao saber e à verdade na atualidade, diante da perspectiva da subjetividade constituída a partir de dimensões históricas, econômicas, religiosas, culturais e filosóficas. Esse estudo se utilizou de duas obras literárias: O nome da rosa e Sociedade dos poetas mortos como fontes geradoras de discussão sobre o lugar do mestre. Inicialmente, desenvolveu-se uma leitura interpretativa das tramas, relacionando-as a recortes teóricos. Em seguida, foram destacados o saber e a verdade nos enredos, havendo-se demarcado o lugar do mestre em cada obra como categoria teórica. Após esse percurso, o estudo privilegiou a perspectiva da subjetividade com uma incursão pelo aspecto histórico e pelo saber filosófico. A metodologia articulada teve sua fundamentação na pesquisa qualitativa, através dos recursos de estudo de texto, da análise de discurso, do grupo focal e dos mapas de associações de idéias. Os participantes da pesquisa ocupavam a função de professores do ensino fundamental e médio de uma escola da rede particular de ensino e fortaleza que, organizados em grupo, participaram de encontros que seguiram a técnica do grupo focal. A análise do discurso dos professores procedeu-se a partir da criação de categorias observacionais, relacionando-as aos recortes teóricos e às impressões sobre o lugar do mestre na atualidade. As conclusões acerca da leitura feita pelos professores apontaram para um lugar ocupado por um perfil de mestre que remete ao sujeito da modernidade, onde não se reconhece unicamente como tradicional, nem como inovador e progressista. Elas o situaram como um mestre pautado em posturas contraditórias, em que, por vezes, se vê como incentivador e facilitador de aprendizagem; crítico; progressistas e construtivista quanto à educação e ao conhecimento, mas também como tradicional na forma de transmitir o saber. Resta, portanto, a esse mestre o lugar do mal-estar que o impulsiona a uma incessante busca de um novo lugar.
id UFOR_778730aecaa9df765d1b1a4febbcfbe4
oai_identifier_str oai::87370
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Do nome da rosa à sociedade dos poetas mortos: uma leitura do lugar do mestre pelo mestrePsicologiaPsicanáliseEducaçãoEste trabalho consiste em um estudo sobre o lugar do mestre em relação ao saber e à verdade na atualidade, diante da perspectiva da subjetividade constituída a partir de dimensões históricas, econômicas, religiosas, culturais e filosóficas. Esse estudo se utilizou de duas obras literárias: O nome da rosa e Sociedade dos poetas mortos como fontes geradoras de discussão sobre o lugar do mestre. Inicialmente, desenvolveu-se uma leitura interpretativa das tramas, relacionando-as a recortes teóricos. Em seguida, foram destacados o saber e a verdade nos enredos, havendo-se demarcado o lugar do mestre em cada obra como categoria teórica. Após esse percurso, o estudo privilegiou a perspectiva da subjetividade com uma incursão pelo aspecto histórico e pelo saber filosófico. A metodologia articulada teve sua fundamentação na pesquisa qualitativa, através dos recursos de estudo de texto, da análise de discurso, do grupo focal e dos mapas de associações de idéias. Os participantes da pesquisa ocupavam a função de professores do ensino fundamental e médio de uma escola da rede particular de ensino e fortaleza que, organizados em grupo, participaram de encontros que seguiram a técnica do grupo focal. A análise do discurso dos professores procedeu-se a partir da criação de categorias observacionais, relacionando-as aos recortes teóricos e às impressões sobre o lugar do mestre na atualidade. As conclusões acerca da leitura feita pelos professores apontaram para um lugar ocupado por um perfil de mestre que remete ao sujeito da modernidade, onde não se reconhece unicamente como tradicional, nem como inovador e progressista. Elas o situaram como um mestre pautado em posturas contraditórias, em que, por vezes, se vê como incentivador e facilitador de aprendizagem; crítico; progressistas e construtivista quanto à educação e ao conhecimento, mas também como tradicional na forma de transmitir o saber. Resta, portanto, a esse mestre o lugar do mal-estar que o impulsiona a uma incessante busca de um novo lugar.Carneiro, Henrique FigueiredoCarneiro, Henrique FigueiredoAmorim, Maria Luisa de AguiarCavalcante Júnior, Francisco SilvaUniversidade de FortalezaAssumpção, Rosita de Lina Paraguassú2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/87370https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/5973Disponibilidade forma física: Existe obra em CD-Rom de código : 82768porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T22:15:13Zoai::87370Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T22:15:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Do nome da rosa à sociedade dos poetas mortos: uma leitura do lugar do mestre pelo mestre
title Do nome da rosa à sociedade dos poetas mortos: uma leitura do lugar do mestre pelo mestre
spellingShingle Do nome da rosa à sociedade dos poetas mortos: uma leitura do lugar do mestre pelo mestre
Assumpção, Rosita de Lina Paraguassú
Psicologia
Psicanálise
Educação
title_short Do nome da rosa à sociedade dos poetas mortos: uma leitura do lugar do mestre pelo mestre
title_full Do nome da rosa à sociedade dos poetas mortos: uma leitura do lugar do mestre pelo mestre
title_fullStr Do nome da rosa à sociedade dos poetas mortos: uma leitura do lugar do mestre pelo mestre
title_full_unstemmed Do nome da rosa à sociedade dos poetas mortos: uma leitura do lugar do mestre pelo mestre
title_sort Do nome da rosa à sociedade dos poetas mortos: uma leitura do lugar do mestre pelo mestre
author Assumpção, Rosita de Lina Paraguassú
author_facet Assumpção, Rosita de Lina Paraguassú
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Henrique Figueiredo
Carneiro, Henrique Figueiredo
Amorim, Maria Luisa de Aguiar
Cavalcante Júnior, Francisco Silva
Universidade de Fortaleza
dc.contributor.author.fl_str_mv Assumpção, Rosita de Lina Paraguassú
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicanálise
Educação
topic Psicologia
Psicanálise
Educação
description Este trabalho consiste em um estudo sobre o lugar do mestre em relação ao saber e à verdade na atualidade, diante da perspectiva da subjetividade constituída a partir de dimensões históricas, econômicas, religiosas, culturais e filosóficas. Esse estudo se utilizou de duas obras literárias: O nome da rosa e Sociedade dos poetas mortos como fontes geradoras de discussão sobre o lugar do mestre. Inicialmente, desenvolveu-se uma leitura interpretativa das tramas, relacionando-as a recortes teóricos. Em seguida, foram destacados o saber e a verdade nos enredos, havendo-se demarcado o lugar do mestre em cada obra como categoria teórica. Após esse percurso, o estudo privilegiou a perspectiva da subjetividade com uma incursão pelo aspecto histórico e pelo saber filosófico. A metodologia articulada teve sua fundamentação na pesquisa qualitativa, através dos recursos de estudo de texto, da análise de discurso, do grupo focal e dos mapas de associações de idéias. Os participantes da pesquisa ocupavam a função de professores do ensino fundamental e médio de uma escola da rede particular de ensino e fortaleza que, organizados em grupo, participaram de encontros que seguiram a técnica do grupo focal. A análise do discurso dos professores procedeu-se a partir da criação de categorias observacionais, relacionando-as aos recortes teóricos e às impressões sobre o lugar do mestre na atualidade. As conclusões acerca da leitura feita pelos professores apontaram para um lugar ocupado por um perfil de mestre que remete ao sujeito da modernidade, onde não se reconhece unicamente como tradicional, nem como inovador e progressista. Elas o situaram como um mestre pautado em posturas contraditórias, em que, por vezes, se vê como incentivador e facilitador de aprendizagem; crítico; progressistas e construtivista quanto à educação e ao conhecimento, mas também como tradicional na forma de transmitir o saber. Resta, portanto, a esse mestre o lugar do mal-estar que o impulsiona a uma incessante busca de um novo lugar.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/87370
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/87370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/5973
Disponibilidade forma física: Existe obra em CD-Rom de código : 82768
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408696101011456