Emoção, trabalho e liderança nas organizações: possibilidades de educação emocional a partir da "The school of life"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Marcos Pompeu de Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129446
Resumo: O trabalho, paradoxalmente, é origem e causa de prazer e sofrimento, realização e ruptura, saúde e adoecimento. Em um cenário complexo de relações e motivações intersubjetivas, subordinadas a uma implacável evolução tecnológica e tensionadas por um novo liberalismo social e econômico, as pessoas se defrontam com várias situações impostas nos ambientes de trabalho que, muitas vezes, atentam contra suas integridades físicas e psíquicas, em razão de um capitalismo acelerado, cada vez mais concentrador, explorador e excludente. A cultura e gestão das organizações são determinantes para a sua sustentabilidade e o bem-estar das pessoas relacionadas. Igualmente, os benefícios dos negócios, sua lucratividade e permanência, estão associadas cada vez mais a aspectos e habilidades subjetivas como motivação, adaptabilidade, sinergia, resiliência e liderança. A The School of Life ¿ TSOL, criada por Alain de Botton, se apresenta como uma instituição concebida para ajudar as pessoas a encontrarem calma, autoconhecimento, superação e conexão ¿ especialmente em tempos difíceis. Propõem uma educação emocional baseada na filosofia, associada à arte e à psicologia, para oferecer aos indivíduos e organizações respostas e ferramentas para lidar com dificuldades e medos. Este projeto de pesquisa objetivou investigar a aplicabilidade e eficácia da metodologia da TSOL, enquanto proposta de educação emocional, em um grupo de gestores, líderes organizacionais, e os resultados relacionados às experiências individuais e a compreensão quanto a sua utilidade no coletivo da organização. A pesquisa, de intervenção, foi de natureza qualitativa/quantitativa e exploratória, por meio de estudo de avaliação pré e pós teste, de delineamento quaseexperimental. Utilizou como ferramentas de medição o MIE - Medida de Inteligência Emocional, a Escala de Valores Organizacionais e a Escala de Autoavaliação Gerencial, além de questionários e avaliações sobre o treinamento realizado e entrevistas em profundidade póstreinamento. Como principal resultado constatou-se uma clara percepção do valor da metodologia utilizada pela TSOL assim como o entendimento sobre a pertinência de sua aplicação no coletivo da organização. O estudo igualmente buscou relacionar a abordagem da TSOL, enquanto literatura didática, com as teorias e pesquisas relacionadas com a inteligência emocional, tendo encontrado afinidades com o construto das competências emocionais de Daniel Goleman. Foram observadas limitações como a ausência de estudos similares e quanto às escalas de medidas disponíveis. Sugestões de estudos futuros são apresentadas, relacionadas à aplicabilidade da metodologia estudada. Palavras-Chave: trabalho, emoção, liderança, educação emocional, The School of Life.
id UFOR_7b47863498fca2a50e04e8edbdac8fbb
oai_identifier_str oai::129446
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Emoção, trabalho e liderança nas organizações: possibilidades de educação emocional a partir da "The school of life"Trabalho - Aspectos psicológicosLiderança - Aspectos psicológicosO trabalho, paradoxalmente, é origem e causa de prazer e sofrimento, realização e ruptura, saúde e adoecimento. Em um cenário complexo de relações e motivações intersubjetivas, subordinadas a uma implacável evolução tecnológica e tensionadas por um novo liberalismo social e econômico, as pessoas se defrontam com várias situações impostas nos ambientes de trabalho que, muitas vezes, atentam contra suas integridades físicas e psíquicas, em razão de um capitalismo acelerado, cada vez mais concentrador, explorador e excludente. A cultura e gestão das organizações são determinantes para a sua sustentabilidade e o bem-estar das pessoas relacionadas. Igualmente, os benefícios dos negócios, sua lucratividade e permanência, estão associadas cada vez mais a aspectos e habilidades subjetivas como motivação, adaptabilidade, sinergia, resiliência e liderança. A The School of Life ¿ TSOL, criada por Alain de Botton, se apresenta como uma instituição concebida para ajudar as pessoas a encontrarem calma, autoconhecimento, superação e conexão ¿ especialmente em tempos difíceis. Propõem uma educação emocional baseada na filosofia, associada à arte e à psicologia, para oferecer aos indivíduos e organizações respostas e ferramentas para lidar com dificuldades e medos. Este projeto de pesquisa objetivou investigar a aplicabilidade e eficácia da metodologia da TSOL, enquanto proposta de educação emocional, em um grupo de gestores, líderes organizacionais, e os resultados relacionados às experiências individuais e a compreensão quanto a sua utilidade no coletivo da organização. A pesquisa, de intervenção, foi de natureza qualitativa/quantitativa e exploratória, por meio de estudo de avaliação pré e pós teste, de delineamento quaseexperimental. Utilizou como ferramentas de medição o MIE - Medida de Inteligência Emocional, a Escala de Valores Organizacionais e a Escala de Autoavaliação Gerencial, além de questionários e avaliações sobre o treinamento realizado e entrevistas em profundidade póstreinamento. Como principal resultado constatou-se uma clara percepção do valor da metodologia utilizada pela TSOL assim como o entendimento sobre a pertinência de sua aplicação no coletivo da organização. O estudo igualmente buscou relacionar a abordagem da TSOL, enquanto literatura didática, com as teorias e pesquisas relacionadas com a inteligência emocional, tendo encontrado afinidades com o construto das competências emocionais de Daniel Goleman. Foram observadas limitações como a ausência de estudos similares e quanto às escalas de medidas disponíveis. Sugestões de estudos futuros são apresentadas, relacionadas à aplicabilidade da metodologia estudada. Palavras-Chave: trabalho, emoção, liderança, educação emocional, The School of Life.Work, paradoxically, is the origin and cause of pleasure and suffering, achievement and disruption, health and illness. In a complex scenario of intersubjective relationships and motivations, subordinated to relentless technological evolution and strained by a new social and economic liberalism, people are faced with various situations imposed in the work environment that often threaten their physical and psychological integrity, due to an accelerated capitalism, increasingly concentrating, exploiting and excluding. The culture and management of organizations are decisive for their sustainability and the well-being of related people. Likewise, the benefits of business, its profitability and permanence, are increasingly associated with subjective aspects and skills such as motivation, adaptability, synergy, resilience and leadership. The School of Life ¿ TSOL, created by Alain de Botton, presents itself as an institution designed to help people find calm, self-knowledge, resilience and connection ¿ especially in difficult times. They propose an emotional education based on philosophy, associated with art and psychology, to offer individuals and organizations answers and tools to deal with difficulties and fears. This research project aimed to investigate the applicability and effectiveness of the TSOL methodology, as a proposal for emotional education, in a group of managers, organizational leaders, and the results related to individual experiences and the understanding of its usefulness in the organization's collective. The intervention research was of a qualitative/quantitative and exploratory nature, through a preand post-test evaluation study, with a quasi-experimental design. It used as measurement tools the MIE - Emotional Intelligence Measure, the Organizational Values Scale and the Managerial Self-Assessment Scale, in addition to questionnaires and assessments about the training carried out and post-training in-depth interviews. As a main result, there was a clear perception of the value of the methodology used by TSOL, as well as an understanding of the pertinence of its application in the organization's collective. The study also sought to relate the TSOL approach, as didactic literature, with theories and research related to emotional intelligence, having found affinities with Daniel Goleman's construct of emotional competences. Limitations were observed, such as the lack of similar studies and the available measurement scales. Suggestions for future studies are presented, related to the applicability of the studied methodology. Keywords: work, emotion, leadership, emotional education, The School of Life.A tese foi enviada com autorização e certificação via CI 21055/23 em 22/03/2023Maciel, Regina Heloisa Mattei de OliveiraNascimento, Monalisa MunizVelasco, Saulo MissiaggiaMorais, Normanda Araújo deMatos, Tereza Gláucia RochaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaBrasil, Marcos Pompeu de Sousa2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129446https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27941porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T09:11:51Zoai::129446Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-26T09:11:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Emoção, trabalho e liderança nas organizações: possibilidades de educação emocional a partir da "The school of life"
title Emoção, trabalho e liderança nas organizações: possibilidades de educação emocional a partir da "The school of life"
spellingShingle Emoção, trabalho e liderança nas organizações: possibilidades de educação emocional a partir da "The school of life"
Brasil, Marcos Pompeu de Sousa
Trabalho - Aspectos psicológicos
Liderança - Aspectos psicológicos
title_short Emoção, trabalho e liderança nas organizações: possibilidades de educação emocional a partir da "The school of life"
title_full Emoção, trabalho e liderança nas organizações: possibilidades de educação emocional a partir da "The school of life"
title_fullStr Emoção, trabalho e liderança nas organizações: possibilidades de educação emocional a partir da "The school of life"
title_full_unstemmed Emoção, trabalho e liderança nas organizações: possibilidades de educação emocional a partir da "The school of life"
title_sort Emoção, trabalho e liderança nas organizações: possibilidades de educação emocional a partir da "The school of life"
author Brasil, Marcos Pompeu de Sousa
author_facet Brasil, Marcos Pompeu de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maciel, Regina Heloisa Mattei de Oliveira
Nascimento, Monalisa Muniz
Velasco, Saulo Missiaggia
Morais, Normanda Araújo de
Matos, Tereza Gláucia Rocha
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, Marcos Pompeu de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho - Aspectos psicológicos
Liderança - Aspectos psicológicos
topic Trabalho - Aspectos psicológicos
Liderança - Aspectos psicológicos
description O trabalho, paradoxalmente, é origem e causa de prazer e sofrimento, realização e ruptura, saúde e adoecimento. Em um cenário complexo de relações e motivações intersubjetivas, subordinadas a uma implacável evolução tecnológica e tensionadas por um novo liberalismo social e econômico, as pessoas se defrontam com várias situações impostas nos ambientes de trabalho que, muitas vezes, atentam contra suas integridades físicas e psíquicas, em razão de um capitalismo acelerado, cada vez mais concentrador, explorador e excludente. A cultura e gestão das organizações são determinantes para a sua sustentabilidade e o bem-estar das pessoas relacionadas. Igualmente, os benefícios dos negócios, sua lucratividade e permanência, estão associadas cada vez mais a aspectos e habilidades subjetivas como motivação, adaptabilidade, sinergia, resiliência e liderança. A The School of Life ¿ TSOL, criada por Alain de Botton, se apresenta como uma instituição concebida para ajudar as pessoas a encontrarem calma, autoconhecimento, superação e conexão ¿ especialmente em tempos difíceis. Propõem uma educação emocional baseada na filosofia, associada à arte e à psicologia, para oferecer aos indivíduos e organizações respostas e ferramentas para lidar com dificuldades e medos. Este projeto de pesquisa objetivou investigar a aplicabilidade e eficácia da metodologia da TSOL, enquanto proposta de educação emocional, em um grupo de gestores, líderes organizacionais, e os resultados relacionados às experiências individuais e a compreensão quanto a sua utilidade no coletivo da organização. A pesquisa, de intervenção, foi de natureza qualitativa/quantitativa e exploratória, por meio de estudo de avaliação pré e pós teste, de delineamento quaseexperimental. Utilizou como ferramentas de medição o MIE - Medida de Inteligência Emocional, a Escala de Valores Organizacionais e a Escala de Autoavaliação Gerencial, além de questionários e avaliações sobre o treinamento realizado e entrevistas em profundidade póstreinamento. Como principal resultado constatou-se uma clara percepção do valor da metodologia utilizada pela TSOL assim como o entendimento sobre a pertinência de sua aplicação no coletivo da organização. O estudo igualmente buscou relacionar a abordagem da TSOL, enquanto literatura didática, com as teorias e pesquisas relacionadas com a inteligência emocional, tendo encontrado afinidades com o construto das competências emocionais de Daniel Goleman. Foram observadas limitações como a ausência de estudos similares e quanto às escalas de medidas disponíveis. Sugestões de estudos futuros são apresentadas, relacionadas à aplicabilidade da metodologia estudada. Palavras-Chave: trabalho, emoção, liderança, educação emocional, The School of Life.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129446
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27941
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408712613986304