Emoção, trabalho e liderança nas organizações: possibilidades de educação emocional a partir da "The school of life"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129446 |
Resumo: | O trabalho, paradoxalmente, é origem e causa de prazer e sofrimento, realização e ruptura, saúde e adoecimento. Em um cenário complexo de relações e motivações intersubjetivas, subordinadas a uma implacável evolução tecnológica e tensionadas por um novo liberalismo social e econômico, as pessoas se defrontam com várias situações impostas nos ambientes de trabalho que, muitas vezes, atentam contra suas integridades físicas e psíquicas, em razão de um capitalismo acelerado, cada vez mais concentrador, explorador e excludente. A cultura e gestão das organizações são determinantes para a sua sustentabilidade e o bem-estar das pessoas relacionadas. Igualmente, os benefícios dos negócios, sua lucratividade e permanência, estão associadas cada vez mais a aspectos e habilidades subjetivas como motivação, adaptabilidade, sinergia, resiliência e liderança. A The School of Life ¿ TSOL, criada por Alain de Botton, se apresenta como uma instituição concebida para ajudar as pessoas a encontrarem calma, autoconhecimento, superação e conexão ¿ especialmente em tempos difíceis. Propõem uma educação emocional baseada na filosofia, associada à arte e à psicologia, para oferecer aos indivíduos e organizações respostas e ferramentas para lidar com dificuldades e medos. Este projeto de pesquisa objetivou investigar a aplicabilidade e eficácia da metodologia da TSOL, enquanto proposta de educação emocional, em um grupo de gestores, líderes organizacionais, e os resultados relacionados às experiências individuais e a compreensão quanto a sua utilidade no coletivo da organização. A pesquisa, de intervenção, foi de natureza qualitativa/quantitativa e exploratória, por meio de estudo de avaliação pré e pós teste, de delineamento quaseexperimental. Utilizou como ferramentas de medição o MIE - Medida de Inteligência Emocional, a Escala de Valores Organizacionais e a Escala de Autoavaliação Gerencial, além de questionários e avaliações sobre o treinamento realizado e entrevistas em profundidade póstreinamento. Como principal resultado constatou-se uma clara percepção do valor da metodologia utilizada pela TSOL assim como o entendimento sobre a pertinência de sua aplicação no coletivo da organização. O estudo igualmente buscou relacionar a abordagem da TSOL, enquanto literatura didática, com as teorias e pesquisas relacionadas com a inteligência emocional, tendo encontrado afinidades com o construto das competências emocionais de Daniel Goleman. Foram observadas limitações como a ausência de estudos similares e quanto às escalas de medidas disponíveis. Sugestões de estudos futuros são apresentadas, relacionadas à aplicabilidade da metodologia estudada. Palavras-Chave: trabalho, emoção, liderança, educação emocional, The School of Life. |
id |
UFOR_7b47863498fca2a50e04e8edbdac8fbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::129446 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Emoção, trabalho e liderança nas organizações: possibilidades de educação emocional a partir da "The school of life"Trabalho - Aspectos psicológicosLiderança - Aspectos psicológicosO trabalho, paradoxalmente, é origem e causa de prazer e sofrimento, realização e ruptura, saúde e adoecimento. Em um cenário complexo de relações e motivações intersubjetivas, subordinadas a uma implacável evolução tecnológica e tensionadas por um novo liberalismo social e econômico, as pessoas se defrontam com várias situações impostas nos ambientes de trabalho que, muitas vezes, atentam contra suas integridades físicas e psíquicas, em razão de um capitalismo acelerado, cada vez mais concentrador, explorador e excludente. A cultura e gestão das organizações são determinantes para a sua sustentabilidade e o bem-estar das pessoas relacionadas. Igualmente, os benefícios dos negócios, sua lucratividade e permanência, estão associadas cada vez mais a aspectos e habilidades subjetivas como motivação, adaptabilidade, sinergia, resiliência e liderança. A The School of Life ¿ TSOL, criada por Alain de Botton, se apresenta como uma instituição concebida para ajudar as pessoas a encontrarem calma, autoconhecimento, superação e conexão ¿ especialmente em tempos difíceis. Propõem uma educação emocional baseada na filosofia, associada à arte e à psicologia, para oferecer aos indivíduos e organizações respostas e ferramentas para lidar com dificuldades e medos. Este projeto de pesquisa objetivou investigar a aplicabilidade e eficácia da metodologia da TSOL, enquanto proposta de educação emocional, em um grupo de gestores, líderes organizacionais, e os resultados relacionados às experiências individuais e a compreensão quanto a sua utilidade no coletivo da organização. A pesquisa, de intervenção, foi de natureza qualitativa/quantitativa e exploratória, por meio de estudo de avaliação pré e pós teste, de delineamento quaseexperimental. Utilizou como ferramentas de medição o MIE - Medida de Inteligência Emocional, a Escala de Valores Organizacionais e a Escala de Autoavaliação Gerencial, além de questionários e avaliações sobre o treinamento realizado e entrevistas em profundidade póstreinamento. Como principal resultado constatou-se uma clara percepção do valor da metodologia utilizada pela TSOL assim como o entendimento sobre a pertinência de sua aplicação no coletivo da organização. O estudo igualmente buscou relacionar a abordagem da TSOL, enquanto literatura didática, com as teorias e pesquisas relacionadas com a inteligência emocional, tendo encontrado afinidades com o construto das competências emocionais de Daniel Goleman. Foram observadas limitações como a ausência de estudos similares e quanto às escalas de medidas disponíveis. Sugestões de estudos futuros são apresentadas, relacionadas à aplicabilidade da metodologia estudada. Palavras-Chave: trabalho, emoção, liderança, educação emocional, The School of Life.Work, paradoxically, is the origin and cause of pleasure and suffering, achievement and disruption, health and illness. In a complex scenario of intersubjective relationships and motivations, subordinated to relentless technological evolution and strained by a new social and economic liberalism, people are faced with various situations imposed in the work environment that often threaten their physical and psychological integrity, due to an accelerated capitalism, increasingly concentrating, exploiting and excluding. The culture and management of organizations are decisive for their sustainability and the well-being of related people. Likewise, the benefits of business, its profitability and permanence, are increasingly associated with subjective aspects and skills such as motivation, adaptability, synergy, resilience and leadership. The School of Life ¿ TSOL, created by Alain de Botton, presents itself as an institution designed to help people find calm, self-knowledge, resilience and connection ¿ especially in difficult times. They propose an emotional education based on philosophy, associated with art and psychology, to offer individuals and organizations answers and tools to deal with difficulties and fears. This research project aimed to investigate the applicability and effectiveness of the TSOL methodology, as a proposal for emotional education, in a group of managers, organizational leaders, and the results related to individual experiences and the understanding of its usefulness in the organization's collective. The intervention research was of a qualitative/quantitative and exploratory nature, through a preand post-test evaluation study, with a quasi-experimental design. It used as measurement tools the MIE - Emotional Intelligence Measure, the Organizational Values Scale and the Managerial Self-Assessment Scale, in addition to questionnaires and assessments about the training carried out and post-training in-depth interviews. As a main result, there was a clear perception of the value of the methodology used by TSOL, as well as an understanding of the pertinence of its application in the organization's collective. The study also sought to relate the TSOL approach, as didactic literature, with theories and research related to emotional intelligence, having found affinities with Daniel Goleman's construct of emotional competences. Limitations were observed, such as the lack of similar studies and the available measurement scales. Suggestions for future studies are presented, related to the applicability of the studied methodology. Keywords: work, emotion, leadership, emotional education, The School of Life.A tese foi enviada com autorização e certificação via CI 21055/23 em 22/03/2023Maciel, Regina Heloisa Mattei de OliveiraNascimento, Monalisa MunizVelasco, Saulo MissiaggiaMorais, Normanda Araújo deMatos, Tereza Gláucia RochaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaBrasil, Marcos Pompeu de Sousa2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129446https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27941porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T09:11:51Zoai::129446Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-26T09:11:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Emoção, trabalho e liderança nas organizações: possibilidades de educação emocional a partir da "The school of life" |
title |
Emoção, trabalho e liderança nas organizações: possibilidades de educação emocional a partir da "The school of life" |
spellingShingle |
Emoção, trabalho e liderança nas organizações: possibilidades de educação emocional a partir da "The school of life" Brasil, Marcos Pompeu de Sousa Trabalho - Aspectos psicológicos Liderança - Aspectos psicológicos |
title_short |
Emoção, trabalho e liderança nas organizações: possibilidades de educação emocional a partir da "The school of life" |
title_full |
Emoção, trabalho e liderança nas organizações: possibilidades de educação emocional a partir da "The school of life" |
title_fullStr |
Emoção, trabalho e liderança nas organizações: possibilidades de educação emocional a partir da "The school of life" |
title_full_unstemmed |
Emoção, trabalho e liderança nas organizações: possibilidades de educação emocional a partir da "The school of life" |
title_sort |
Emoção, trabalho e liderança nas organizações: possibilidades de educação emocional a partir da "The school of life" |
author |
Brasil, Marcos Pompeu de Sousa |
author_facet |
Brasil, Marcos Pompeu de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maciel, Regina Heloisa Mattei de Oliveira Nascimento, Monalisa Muniz Velasco, Saulo Missiaggia Morais, Normanda Araújo de Matos, Tereza Gláucia Rocha Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brasil, Marcos Pompeu de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho - Aspectos psicológicos Liderança - Aspectos psicológicos |
topic |
Trabalho - Aspectos psicológicos Liderança - Aspectos psicológicos |
description |
O trabalho, paradoxalmente, é origem e causa de prazer e sofrimento, realização e ruptura, saúde e adoecimento. Em um cenário complexo de relações e motivações intersubjetivas, subordinadas a uma implacável evolução tecnológica e tensionadas por um novo liberalismo social e econômico, as pessoas se defrontam com várias situações impostas nos ambientes de trabalho que, muitas vezes, atentam contra suas integridades físicas e psíquicas, em razão de um capitalismo acelerado, cada vez mais concentrador, explorador e excludente. A cultura e gestão das organizações são determinantes para a sua sustentabilidade e o bem-estar das pessoas relacionadas. Igualmente, os benefícios dos negócios, sua lucratividade e permanência, estão associadas cada vez mais a aspectos e habilidades subjetivas como motivação, adaptabilidade, sinergia, resiliência e liderança. A The School of Life ¿ TSOL, criada por Alain de Botton, se apresenta como uma instituição concebida para ajudar as pessoas a encontrarem calma, autoconhecimento, superação e conexão ¿ especialmente em tempos difíceis. Propõem uma educação emocional baseada na filosofia, associada à arte e à psicologia, para oferecer aos indivíduos e organizações respostas e ferramentas para lidar com dificuldades e medos. Este projeto de pesquisa objetivou investigar a aplicabilidade e eficácia da metodologia da TSOL, enquanto proposta de educação emocional, em um grupo de gestores, líderes organizacionais, e os resultados relacionados às experiências individuais e a compreensão quanto a sua utilidade no coletivo da organização. A pesquisa, de intervenção, foi de natureza qualitativa/quantitativa e exploratória, por meio de estudo de avaliação pré e pós teste, de delineamento quaseexperimental. Utilizou como ferramentas de medição o MIE - Medida de Inteligência Emocional, a Escala de Valores Organizacionais e a Escala de Autoavaliação Gerencial, além de questionários e avaliações sobre o treinamento realizado e entrevistas em profundidade póstreinamento. Como principal resultado constatou-se uma clara percepção do valor da metodologia utilizada pela TSOL assim como o entendimento sobre a pertinência de sua aplicação no coletivo da organização. O estudo igualmente buscou relacionar a abordagem da TSOL, enquanto literatura didática, com as teorias e pesquisas relacionadas com a inteligência emocional, tendo encontrado afinidades com o construto das competências emocionais de Daniel Goleman. Foram observadas limitações como a ausência de estudos similares e quanto às escalas de medidas disponíveis. Sugestões de estudos futuros são apresentadas, relacionadas à aplicabilidade da metodologia estudada. Palavras-Chave: trabalho, emoção, liderança, educação emocional, The School of Life. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129446 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27941 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1800408712613986304 |