Aspectos determinantes para o consumo de água de beber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arrais, Francisca Simone de Souza
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/94762
Resumo: A quantidade e a qualidade da água destinada ao consumo humano é, hoje, uma das questões mais críticas para o desenvolvimento sustentável. Em paralelo, nas últimas décadas, constatou-se grande crescimento do mercado de águas engarrafadas, o que ampliou as possibilidades de escolha da água de beber para os consumidores, antes restrita à água de torneira, fornecida ou não pelas companhias de abastecimento regionais. Busca-se, com este trabalho, descobrir os aspectos que determinam a escolha do consumidor. O referencial teórico abrange tópicos sobre seu comportamento, com foco nos aspectos culturais de sua escolha. Foram analisados, ainda, os conceitos de consumo e sustentabilidade. O presente estudo pode ser caracterizado como qualiquantitativo, tendo sido realizados grupos de foco e utilizada a metodologia de análise de discurso na etapa qualitativa. No segmento quantitativo foram aplicados 292 questionários a consumidores de diversas faixas de renda, na cidade de Fortaleza, Ceará, levando-se a efeito análise fatorial e a rotação pelo método Varimax. Os achados apontaram a prevalência das características organolépticas, como determinantes da escolha da água de beber pelos consumidores, seguidas dos aspectos ligados ao tratamento (segurança e adequação) da água. Verificou-se, ainda, que a água engarrafada é vinculada à idéia de adequação, segurança e valor, mesmo que o consumidor desconheça os parâmetros de seu tratamento. Quanto à água de torneira, verificou-se, na amostra pesquisada, desconfiança em relação à sua adequação e segurança, o que parece contribuir para a redução da percepção de seu valor. Este aspecto possui relevante importância no tocante à conservação e sustentabilidade deste recurso. Novos estudos, que possam aprofundar e ampliar os relacionamentos encontrados e suas implicações para o uso sustentável da água de beber, são sugeridos.
id UFOR_83a951f9fa88a6a2b9a2e12ae9f81380
oai_identifier_str oai::94762
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Aspectos determinantes para o consumo de água de beberComportamento do consumidorÁgua potávelDesenvolvimento sustentávelA quantidade e a qualidade da água destinada ao consumo humano é, hoje, uma das questões mais críticas para o desenvolvimento sustentável. Em paralelo, nas últimas décadas, constatou-se grande crescimento do mercado de águas engarrafadas, o que ampliou as possibilidades de escolha da água de beber para os consumidores, antes restrita à água de torneira, fornecida ou não pelas companhias de abastecimento regionais. Busca-se, com este trabalho, descobrir os aspectos que determinam a escolha do consumidor. O referencial teórico abrange tópicos sobre seu comportamento, com foco nos aspectos culturais de sua escolha. Foram analisados, ainda, os conceitos de consumo e sustentabilidade. O presente estudo pode ser caracterizado como qualiquantitativo, tendo sido realizados grupos de foco e utilizada a metodologia de análise de discurso na etapa qualitativa. No segmento quantitativo foram aplicados 292 questionários a consumidores de diversas faixas de renda, na cidade de Fortaleza, Ceará, levando-se a efeito análise fatorial e a rotação pelo método Varimax. Os achados apontaram a prevalência das características organolépticas, como determinantes da escolha da água de beber pelos consumidores, seguidas dos aspectos ligados ao tratamento (segurança e adequação) da água. Verificou-se, ainda, que a água engarrafada é vinculada à idéia de adequação, segurança e valor, mesmo que o consumidor desconheça os parâmetros de seu tratamento. Quanto à água de torneira, verificou-se, na amostra pesquisada, desconfiança em relação à sua adequação e segurança, o que parece contribuir para a redução da percepção de seu valor. Este aspecto possui relevante importância no tocante à conservação e sustentabilidade deste recurso. Novos estudos, que possam aprofundar e ampliar os relacionamentos encontrados e suas implicações para o uso sustentável da água de beber, são sugeridos.Silva, Áurio Lúcio Leocádio deSilva, Áurio Lúcio Leocádio deGomes, Danielle Miranda de Oliveira ArrudaReinaldo, Hugo Osvaldo AcostaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasArrais, Francisca Simone de Souza2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/94762https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/8711porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::94762Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos determinantes para o consumo de água de beber
title Aspectos determinantes para o consumo de água de beber
spellingShingle Aspectos determinantes para o consumo de água de beber
Arrais, Francisca Simone de Souza
Comportamento do consumidor
Água potável
Desenvolvimento sustentável
title_short Aspectos determinantes para o consumo de água de beber
title_full Aspectos determinantes para o consumo de água de beber
title_fullStr Aspectos determinantes para o consumo de água de beber
title_full_unstemmed Aspectos determinantes para o consumo de água de beber
title_sort Aspectos determinantes para o consumo de água de beber
author Arrais, Francisca Simone de Souza
author_facet Arrais, Francisca Simone de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Áurio Lúcio Leocádio de
Silva, Áurio Lúcio Leocádio de
Gomes, Danielle Miranda de Oliveira Arruda
Reinaldo, Hugo Osvaldo Acosta
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
dc.contributor.author.fl_str_mv Arrais, Francisca Simone de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Água potável
Desenvolvimento sustentável
topic Comportamento do consumidor
Água potável
Desenvolvimento sustentável
description A quantidade e a qualidade da água destinada ao consumo humano é, hoje, uma das questões mais críticas para o desenvolvimento sustentável. Em paralelo, nas últimas décadas, constatou-se grande crescimento do mercado de águas engarrafadas, o que ampliou as possibilidades de escolha da água de beber para os consumidores, antes restrita à água de torneira, fornecida ou não pelas companhias de abastecimento regionais. Busca-se, com este trabalho, descobrir os aspectos que determinam a escolha do consumidor. O referencial teórico abrange tópicos sobre seu comportamento, com foco nos aspectos culturais de sua escolha. Foram analisados, ainda, os conceitos de consumo e sustentabilidade. O presente estudo pode ser caracterizado como qualiquantitativo, tendo sido realizados grupos de foco e utilizada a metodologia de análise de discurso na etapa qualitativa. No segmento quantitativo foram aplicados 292 questionários a consumidores de diversas faixas de renda, na cidade de Fortaleza, Ceará, levando-se a efeito análise fatorial e a rotação pelo método Varimax. Os achados apontaram a prevalência das características organolépticas, como determinantes da escolha da água de beber pelos consumidores, seguidas dos aspectos ligados ao tratamento (segurança e adequação) da água. Verificou-se, ainda, que a água engarrafada é vinculada à idéia de adequação, segurança e valor, mesmo que o consumidor desconheça os parâmetros de seu tratamento. Quanto à água de torneira, verificou-se, na amostra pesquisada, desconfiança em relação à sua adequação e segurança, o que parece contribuir para a redução da percepção de seu valor. Este aspecto possui relevante importância no tocante à conservação e sustentabilidade deste recurso. Novos estudos, que possam aprofundar e ampliar os relacionamentos encontrados e suas implicações para o uso sustentável da água de beber, são sugeridos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/94762
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/94762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/8711
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408697322602496