Efeitos subjetivos da nomeação diagnóstica de autismo em mães de crianças assistidas em contexto clínico-institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Lena Cavalcante
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129898
Resumo: A presente dissertação investigou os efeitos subjetivos da nomeação diagnóstica de autismo em mães de crianças atendidas no CONECTA, instituição ligada ao Instituto da Primeira Infância ¿ IPREDE em Fortaleza, Ceará. Os objetivos específicos foram constituídos por problematizar a nomeação diagnóstica de autismo sob a ótica da psicanálise, considerando os riscos de objetalização do sujeito na infância, analisar as vicissitudes de ser mãe de criança diagnosticada com autismo em contexto de vulnerabilidade social e compreender como a nomeação diagnóstica fragiliza a dimensão narcísica da mãe. Trata-se de uma pesquisa clínico institucional com base na ótica da psicanálise, considerando as narrativas de mães em grupos operativos e consultas terapêuticas. Os resultados da pesquisa evidenciam a importância dos dispositivos de escuta clínica na organização da vida cotidiana da mãe e sua relação com o filho, além de propiciarem acesso aos direitos assegurados pelas políticas públicas de saúde, assistência social, educação e de segurança. A nomeação diagnóstica, portanto, favorece o reconhecimento de um lugar social para a mãe, tanto do ponto de vista coletivo, por identificação à outras mulheres, como singular, haja vista os efeitos no narcisismo materno quanto à possível reconstrução de ideais. O dispositivo clínico de escuta psicanalítica aposta na ressignificação dos lugares de mãe e filho, família, rede de apoio e outros espaços de trocas sociais, havendo a circulação da palavra, flexibilizando os possíveis efeitos de embotamento e riscos de objetalização da criança pela nomeação diagnóstica de autista. Constatou-se a relevância do trabalho multiprofissional e interdisciplinar junto às crianças e suas mães na aposta da reinvenção da relação mãe e filho. Palavras-chave: Autismo. Relação Mãe-filho. Psicanálise.
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spelling Efeitos subjetivos da nomeação diagnóstica de autismo em mães de crianças assistidas em contexto clínico-institucionalAutismo infantil - Aspectos psicológicosPsicanáliseRelações mãe-filhoA presente dissertação investigou os efeitos subjetivos da nomeação diagnóstica de autismo em mães de crianças atendidas no CONECTA, instituição ligada ao Instituto da Primeira Infância ¿ IPREDE em Fortaleza, Ceará. Os objetivos específicos foram constituídos por problematizar a nomeação diagnóstica de autismo sob a ótica da psicanálise, considerando os riscos de objetalização do sujeito na infância, analisar as vicissitudes de ser mãe de criança diagnosticada com autismo em contexto de vulnerabilidade social e compreender como a nomeação diagnóstica fragiliza a dimensão narcísica da mãe. Trata-se de uma pesquisa clínico institucional com base na ótica da psicanálise, considerando as narrativas de mães em grupos operativos e consultas terapêuticas. Os resultados da pesquisa evidenciam a importância dos dispositivos de escuta clínica na organização da vida cotidiana da mãe e sua relação com o filho, além de propiciarem acesso aos direitos assegurados pelas políticas públicas de saúde, assistência social, educação e de segurança. A nomeação diagnóstica, portanto, favorece o reconhecimento de um lugar social para a mãe, tanto do ponto de vista coletivo, por identificação à outras mulheres, como singular, haja vista os efeitos no narcisismo materno quanto à possível reconstrução de ideais. O dispositivo clínico de escuta psicanalítica aposta na ressignificação dos lugares de mãe e filho, família, rede de apoio e outros espaços de trocas sociais, havendo a circulação da palavra, flexibilizando os possíveis efeitos de embotamento e riscos de objetalização da criança pela nomeação diagnóstica de autista. Constatou-se a relevância do trabalho multiprofissional e interdisciplinar junto às crianças e suas mães na aposta da reinvenção da relação mãe e filho. Palavras-chave: Autismo. Relação Mãe-filho. Psicanálise.This thesis investigates the subjective effects of the diagnostic nomenclature of autism in mothers of children cared for at CONECTA, an institution linked to Instituto da Primeira Infância — IPREDE, in Fortaleza, CE. The specific goals were constituted in problematizing the diagnostic nomenclature of autism under the psychoanalysis optics, considering the risks of objectification of the subject in childhood, in analyzing the vicissitudes of being a mother of a child diagnosed with autism in a context of social vulnerability, and in comprehending how diagnostic nomenclature fragilizes the narcissistic dimension of the mother. This is a clinicinstitutional research based in the optics of psychoanalysis, considering the narratives of mothers in operative groups and therapeutic consults. The results of the research highlight the importance of the mechanisms of clinical listening in the organization of the mother’s daily life and her relationship with their child, in addition to allowing access to the rights assured by the public policies of heath, social services, education and security. The diagnostic nomenclature, thereforever, favors the acknowledgement of a social place of the mother, both from the collective point of view, by identification to other women, as well as singular, having in sight the effects in the maternal narcissism to the possible rescontruction of ideals. The clinical mechanism of psychoanalytic listening bets in the ressignification of the roles of mother and child, family, support net, and other spaces of social exchanges, having the circulation of the word, flexing the possible effects of dullness and the risks of objetification of the child by the autistic diagnostic nomenclature. It was observed the relevance of multiprofessional and interdisciplinary work along with the children and their mothers, betting in the reinvention of the mother-child relationship. Key-words: Autism. Mother-Child relationship. Psychoanalysis.A dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 37395/23 em 24/5/2023Teixeira, Leônia CavalcanteMartins, Karla Patrícia HolandaLeite, Alvaro Jorge MadeiroUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaDias, Lena Cavalcante2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129898https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/28049porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-29T15:54:17Zoai::129898Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-29T15:54:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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