Estudo sobre a permanência e o acesso ao ensino superior entre estudantes do interior do nordeste na perspectiva da gestão da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125360 |
Resumo: | Assume-se que a ampliação de acesso ao ensino superior tem uma pluralidade de papeis frequentemente contraditórios, destacado pelos diversos contingentes de pessoas e classes que possuem acesso a este, um traço especialmente pronunciado nas sociedades como o Brasil. O objetivo geral do artigo é analisar e discutir as experiências de jovens que moram no interior do Nordeste, mais especificamente na cidade de Croatá, no acesso e permanência no Ensino Superior, objetivamente na FAMED- Campus Serra da Ibiapaba e a contribuição da gestão educacional para a permanência destes na Faculdade. Trata-se de um estudo caracterizado metodologicamente como explicativo e exploratório, essencialmente em sua fase inicial. Tendo em vista o objeto investigado, optou-se pela abordagem predominantemente qualitativa orientada para o método estudo de caso. Por meio das entrevistas realizadas com estudantes universitários matriculados nos cursos de administração, pedagogia e enfermagem, triangulados com entrevistas realizadas com gestores, professores e a direção acadêmica, especificamente, na Faculdade M-Educar-FAMED- Campus Serra da Ibiapaba, no município de Croatá. A análise e a interpretação das entrevistas foram desenvolvidas por meio do método de análise do conteúdo, por meio da análise e discussão dos resultados, buscou-se extrair as principais conclusões fornecidas pelos dados e técnicas empregadas, de modo que foi possível a compreensão dos resultados identificados e trazer a luz a resposta da questão de pesquisa, por meio do atingimento dos objetivos. Os resultados apontados destacam que a gestão promove estratégias pontuais para sanar questões que envolvem a permanência dos alunos durante o processo educativo, dentre a organização é um fator utilizado, bem como a uma boa didática pedagógica e condições para a permanência do aluno, visando a conclusão de seu curso por meio de um corpo docente qualificado e um currículo acadêmico atualizado, assim a gestão traz consigo bons motivos estratégicos para que o aluno permaneça estudando neste ambiente. Palavras-chave: Educação Superior; Ensino Superior; Ensino Superior Público; Ensino Superior no Nordeste. |
id |
UFOR_89dd282bd854acdfded2f18379dc3fc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::125360 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo sobre a permanência e o acesso ao ensino superior entre estudantes do interior do nordeste na perspectiva da gestão da educaçãoEnsino Superior - PlanejamentoEvasão universitáriaEstudantes universitáriosAssume-se que a ampliação de acesso ao ensino superior tem uma pluralidade de papeis frequentemente contraditórios, destacado pelos diversos contingentes de pessoas e classes que possuem acesso a este, um traço especialmente pronunciado nas sociedades como o Brasil. O objetivo geral do artigo é analisar e discutir as experiências de jovens que moram no interior do Nordeste, mais especificamente na cidade de Croatá, no acesso e permanência no Ensino Superior, objetivamente na FAMED- Campus Serra da Ibiapaba e a contribuição da gestão educacional para a permanência destes na Faculdade. Trata-se de um estudo caracterizado metodologicamente como explicativo e exploratório, essencialmente em sua fase inicial. Tendo em vista o objeto investigado, optou-se pela abordagem predominantemente qualitativa orientada para o método estudo de caso. Por meio das entrevistas realizadas com estudantes universitários matriculados nos cursos de administração, pedagogia e enfermagem, triangulados com entrevistas realizadas com gestores, professores e a direção acadêmica, especificamente, na Faculdade M-Educar-FAMED- Campus Serra da Ibiapaba, no município de Croatá. A análise e a interpretação das entrevistas foram desenvolvidas por meio do método de análise do conteúdo, por meio da análise e discussão dos resultados, buscou-se extrair as principais conclusões fornecidas pelos dados e técnicas empregadas, de modo que foi possível a compreensão dos resultados identificados e trazer a luz a resposta da questão de pesquisa, por meio do atingimento dos objetivos. Os resultados apontados destacam que a gestão promove estratégias pontuais para sanar questões que envolvem a permanência dos alunos durante o processo educativo, dentre a organização é um fator utilizado, bem como a uma boa didática pedagógica e condições para a permanência do aluno, visando a conclusão de seu curso por meio de um corpo docente qualificado e um currículo acadêmico atualizado, assim a gestão traz consigo bons motivos estratégicos para que o aluno permaneça estudando neste ambiente. Palavras-chave: Educação Superior; Ensino Superior; Ensino Superior Público; Ensino Superior no Nordeste.It is assumed that the expansion of access to higher education has a plurality of roles that are often contradictory, highlighted by the diverse contingents of people and classes that have access to it, a trait especially pronounced in societies like Brazil. The general objective of the article is to analyze and discuss the experiences of young people who live in the interior of the Northeast, more specifically in the city of Croatá, in access and permanence in Higher Education, objectively at FAMED- Campus Serra da Ibiapaba and the contribution of educational management to their permanence in the Faculty. It is a study characterized methodologically as explanatory and exploratory, essentially in its initial phase. In view of the investigated object, we opted for the predominantly qualitative approach oriented to the case study method. Through interviews with university students enrolled in the administration, pedagogy and nursing courses, triangulated with interviews with managers, teachers and academic management, specifically, at the Faculty M-Educar-FAMED- Campus Serra da Ibiapaba, in the municipality of Croatá . The analysis and interpretation of the interviews were developed using the content analysis method, through the analysis and discussion of the results, we sought to extract the main conclusions provided by the data and techniques employed, so that it was possible to understand the results identified and bring to light the answer to the research question, by achieving the objectives. The results pointed out that the management promotes specific strategies to solve questions that involve the students' stay during the educational process, among the organization it is a factor used, as well as a good pedagogical didactic and conditions for the student's stay, aiming at the conclusion of its course through a qualified faculty and an updated academic curriculum, so the management brings with it good strategic reasons for the student to remain studying in this environment. Keywords: Higher Education; University education; Public Higher Education; Higher Education in the Northeast.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 4297/21Figueiredo, Marina Dantas deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasVasconcelos, Manuel Jander2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125360https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/25261porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-30T15:17:59Zoai::125360Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-30T15:17:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo sobre a permanência e o acesso ao ensino superior entre estudantes do interior do nordeste na perspectiva da gestão da educação |
title |
Estudo sobre a permanência e o acesso ao ensino superior entre estudantes do interior do nordeste na perspectiva da gestão da educação |
spellingShingle |
Estudo sobre a permanência e o acesso ao ensino superior entre estudantes do interior do nordeste na perspectiva da gestão da educação Vasconcelos, Manuel Jander Ensino Superior - Planejamento Evasão universitária Estudantes universitários |
title_short |
Estudo sobre a permanência e o acesso ao ensino superior entre estudantes do interior do nordeste na perspectiva da gestão da educação |
title_full |
Estudo sobre a permanência e o acesso ao ensino superior entre estudantes do interior do nordeste na perspectiva da gestão da educação |
title_fullStr |
Estudo sobre a permanência e o acesso ao ensino superior entre estudantes do interior do nordeste na perspectiva da gestão da educação |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre a permanência e o acesso ao ensino superior entre estudantes do interior do nordeste na perspectiva da gestão da educação |
title_sort |
Estudo sobre a permanência e o acesso ao ensino superior entre estudantes do interior do nordeste na perspectiva da gestão da educação |
author |
Vasconcelos, Manuel Jander |
author_facet |
Vasconcelos, Manuel Jander |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Figueiredo, Marina Dantas de Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Manuel Jander |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior - Planejamento Evasão universitária Estudantes universitários |
topic |
Ensino Superior - Planejamento Evasão universitária Estudantes universitários |
description |
Assume-se que a ampliação de acesso ao ensino superior tem uma pluralidade de papeis frequentemente contraditórios, destacado pelos diversos contingentes de pessoas e classes que possuem acesso a este, um traço especialmente pronunciado nas sociedades como o Brasil. O objetivo geral do artigo é analisar e discutir as experiências de jovens que moram no interior do Nordeste, mais especificamente na cidade de Croatá, no acesso e permanência no Ensino Superior, objetivamente na FAMED- Campus Serra da Ibiapaba e a contribuição da gestão educacional para a permanência destes na Faculdade. Trata-se de um estudo caracterizado metodologicamente como explicativo e exploratório, essencialmente em sua fase inicial. Tendo em vista o objeto investigado, optou-se pela abordagem predominantemente qualitativa orientada para o método estudo de caso. Por meio das entrevistas realizadas com estudantes universitários matriculados nos cursos de administração, pedagogia e enfermagem, triangulados com entrevistas realizadas com gestores, professores e a direção acadêmica, especificamente, na Faculdade M-Educar-FAMED- Campus Serra da Ibiapaba, no município de Croatá. A análise e a interpretação das entrevistas foram desenvolvidas por meio do método de análise do conteúdo, por meio da análise e discussão dos resultados, buscou-se extrair as principais conclusões fornecidas pelos dados e técnicas empregadas, de modo que foi possível a compreensão dos resultados identificados e trazer a luz a resposta da questão de pesquisa, por meio do atingimento dos objetivos. Os resultados apontados destacam que a gestão promove estratégias pontuais para sanar questões que envolvem a permanência dos alunos durante o processo educativo, dentre a organização é um fator utilizado, bem como a uma boa didática pedagógica e condições para a permanência do aluno, visando a conclusão de seu curso por meio de um corpo docente qualificado e um currículo acadêmico atualizado, assim a gestão traz consigo bons motivos estratégicos para que o aluno permaneça estudando neste ambiente. Palavras-chave: Educação Superior; Ensino Superior; Ensino Superior Público; Ensino Superior no Nordeste. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125360 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/25261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1800408708307484672 |