Motivos da evasão: um estudo com estudantes evadidos do curso de graduação em psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Carlos Alexandre
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189941
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.
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spelling Motivos da evasão: um estudo com estudantes evadidos do curso de graduação em psicologia da Universidade Federal de Santa CatarinaPsicologiaEvasão universitáriaEstudantes universitáriosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.A evasão do ensino superior se constitui como um problema crescente e multideterminado, o qual demanda estratégias de intervenção em diferentes níveis (no âmbito dos cursos, das instituições e das políticas públicas). Este estudo visou identificar os motivos que levaram os estudantes do curso de graduação em Psicologia, da Universidade Federal de Santa Catarina, a evadirem-se do mesmo, além de verificar o perfil sociodemográfico dos estudantes evadidos, comparar motivos de evasão entre estudantes evadidos de diferentes cursos da mesma instituição de ensino superior, e descrever a experiência de evasão e as percepções dos estudantes evadidos em relação ao curso de graduação em Psicologia. A primeira etapa do estudo, caracterizada como levantamento, da qual participaram 167 sujeitos (112 do sexo masculino e 55 do sexo feminino), com média de idade de 32,4 anos, evadidos dos cursos de graduação em Psicologia, Filosofia e Ciências da Computação, foi realizada por meio de coleta de dados online. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico e acadêmico e a Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior. Quanto ao perfil sociodemográfico dos evadidos, verificou-se a prevalência de indivíduos do sexo masculino, solteiros, e que cursaram o ensino médio em escola particular, sem bolsa de estudos. De modo geral, entre os sujeitos evadidos dos três cursos pesquisados, os motivos vocacionais se mostraram como os maiores influenciadores da evasão, seguidos dos motivos relacionados à carreira. Na segunda etapa do estudo, caracterizada como um estudo de casos múltiplos, foram entrevistados três sujeitos (um do sexo masculino e dois do sexo feminino), com média de idade de 30,3 anos, evadidos do curso de graduação em Psicologia. Os dados obtidos foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo, por meio de categorias definidas a priori e a posteriori. Os resultados apontaram um perfil de escolhas pouco refletidas, sem objetivos profissionais e pessoais muito definidos e uma trajetória de baixo engajamento acadêmico desde o início do curso, motivada por razões variadas. Aspectos como o currículo fragmentado, a relação distanciada com os professores e a falta de proximidade entre teoria e prática foram enfatizados como negativos no curso de Psicologia. Considera-se que os resultados obtidos são relevantes e podem auxiliar na compreensão da evasão e na elaboração de estratégias preventivas para a redução do fenômeno, especificamente no curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.Abstract : The dropout from the higher education is a growing and multidetermined problem, which demands intervention strategies in different levels (in the scope of the courses, institutions, and public policies). This study aimed to identify the reasons that led students of the Psychology graduate course of Universidade Federal de Santa Catarina to abandon it, as well as to verify the sociodemographic of the evaded students, compare reasons for dropout between the evaded students of different courses of the same higher education institution, and to describe the experience of dropout and the perceptions of the evaded students in relation to the Psychology graduate course. In the first step of the study, characterized as survey, 167 individuals participated (112 male and 55 female), with average age of 32.4 years, who abandoned the Psychology, Philosophy and Computer Sciences graduation courses, and it was performed through on-line data collection. The instruments used were a sociodemographic questionnaire and the Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior. Regarding the sociodemographic profile of the evaded students, it was verified the prevalence of male individuals, single and who attended private high schools without scholarship. On the whole, among the evaded individuals of the three surveyed courses, the vocational reasons were the major influence for the evasion, followed by reasons related to the career. In the second step of the study, characterized as a multiple-case study, three individuals were interviewed (one male and two female), with the average age of 30.3 years, who abandoned the Psychology graduation course. The data obtained were transcribed and submitted to content analysis, through categories defined a priori and a posteriori. The results pointed out a profile of little reflected choices, without well-defined professional and personal objectives and a low academic interest trajectory since the beginning of the course, motivated by several reasons. Aspects such as the piecemeal curriculum, the distant relation with the professors, and the lack of proximity between theory and practice, were emphasized as negative in the Psychology course. It is considered that the results obtained are relevant and can help in understanding the dropout and elaborating preventive strategies for the reduction of the phenomenon, specifically in the Psychology graduation course of Universidade Federal de Santa Catarina.Bardagi, Marúcia PattaUniversidade Federal de Santa CatarinaCampos, Carlos Alexandre2018-09-15T04:46:45Z2018-09-15T04:46:45Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis173 p.| il., tabs.application/pdf354235https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189941porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-15T04:46:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189941Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-15T04:46:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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