Marketing para exportação na abordagem baseada em recursos: identificação de fatores de sucesso em pequenas e médias empresas cearenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Júnior, Luiz Alberto da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/80994
Resumo: O estudo abrangeu as dimensões relativas ao Marketing Estratégico, ao Composto de Marketing e às Atitudes e Percepções Gerenciais em empresas de pequeno e médio porte do Estado do Ceará, visando identificar fatores de sucesso à luz da teoria da Visão Baseada em Recursos (VBR) e suas diferenças, quando comparadas empresas com exportação freqüente com aquelas onde a atividade se dá esporadicamente, a partir do conhecimento dos problemas que levam a pauta exportadora nacional a apresentar baixo nível de participação na corrente de comércio mundial. Tomando-se por base as teorias sobre VBR e internacionalização de empresas, estudos sobre performance exportadora de pequenas e médias empresas e revisão teórica sobre pesquisas enfocando fatores de sucesso na exportação em diversos países, foi realizada, em 2003, pesquisa de campo contemplando 35 empresas de pequeno e médio porte no Ceará, utilizando questionário estruturado. O método de análise discriminante foi a técnica empregada para identificar as diferenças estatísticas relevantes. Constatou-se que dos nove construtos vinculados às dimensões estudadas, sete ? orientação proativa, planejamento para exportação, produto, promoção, distribuição e pós-venda, atitude exportadora e capacidade gerencial ? foram confirmados, frente a hipóteses testadas, como fatores de sucesso para a atividade exportadora das empresas pesquisadas.
id UFOR_9100a1d355f66bbd203613a98063cb34
oai_identifier_str oai::80994
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Marketing para exportação na abordagem baseada em recursos: identificação de fatores de sucesso em pequenas e médias empresas cearensesExportaçãoComércio exteriorO estudo abrangeu as dimensões relativas ao Marketing Estratégico, ao Composto de Marketing e às Atitudes e Percepções Gerenciais em empresas de pequeno e médio porte do Estado do Ceará, visando identificar fatores de sucesso à luz da teoria da Visão Baseada em Recursos (VBR) e suas diferenças, quando comparadas empresas com exportação freqüente com aquelas onde a atividade se dá esporadicamente, a partir do conhecimento dos problemas que levam a pauta exportadora nacional a apresentar baixo nível de participação na corrente de comércio mundial. Tomando-se por base as teorias sobre VBR e internacionalização de empresas, estudos sobre performance exportadora de pequenas e médias empresas e revisão teórica sobre pesquisas enfocando fatores de sucesso na exportação em diversos países, foi realizada, em 2003, pesquisa de campo contemplando 35 empresas de pequeno e médio porte no Ceará, utilizando questionário estruturado. O método de análise discriminante foi a técnica empregada para identificar as diferenças estatísticas relevantes. Constatou-se que dos nove construtos vinculados às dimensões estudadas, sete ? orientação proativa, planejamento para exportação, produto, promoção, distribuição e pós-venda, atitude exportadora e capacidade gerencial ? foram confirmados, frente a hipóteses testadas, como fatores de sucesso para a atividade exportadora das empresas pesquisadas.This study has the objective to assess the relationship of the strategic marketing,marketing mix and attitudes and managerial perceptions dimensions with export performance in small and medium firms of the Ceará state, categorized in two groups: frequent exporters and sporadic exporters. It was based on the theoretical framework derived from the Resource-based theory, theories of firms internationalization and studies on export performance of small and medium firms, obtained through the literature review of researches approaching success factors in export by firms of several countries. To achieve the objective, it was carried out field research involving 35 small and medium firms in Ceará state, using structured questionnaire. The method of linear discriminant analysis was the technique used to identify the significant statistical differences between the two groups of firms. It was verified that, of the nine variable group linked to the studied dimensions, seven of them: proactive orientation, planning for export, product, promotion, distribution and after-sales, attitude directed to export and managerial competence, presented relationship statistically significant with frequent exporters firms, confirming the formulated hypotheses. It is concluded that these constructs constitutes success factors for the activity exporter of the researched firms.Cabral, José Ednilson de OliveiraCabral, José Ednilson de OliveiraSilva Filho, José Bezerra daSilva Filho, Guerino Edecio daUniversidade de FortalezaSilva Júnior, Luiz Alberto da2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/80994https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/3979Disponibilidade forma física: Existe obra em CD-Rom de código : 78135porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T15:56:35Zoai::80994Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-25T15:56:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing para exportação na abordagem baseada em recursos: identificação de fatores de sucesso em pequenas e médias empresas cearenses
title Marketing para exportação na abordagem baseada em recursos: identificação de fatores de sucesso em pequenas e médias empresas cearenses
spellingShingle Marketing para exportação na abordagem baseada em recursos: identificação de fatores de sucesso em pequenas e médias empresas cearenses
Silva Júnior, Luiz Alberto da
Exportação
Comércio exterior
title_short Marketing para exportação na abordagem baseada em recursos: identificação de fatores de sucesso em pequenas e médias empresas cearenses
title_full Marketing para exportação na abordagem baseada em recursos: identificação de fatores de sucesso em pequenas e médias empresas cearenses
title_fullStr Marketing para exportação na abordagem baseada em recursos: identificação de fatores de sucesso em pequenas e médias empresas cearenses
title_full_unstemmed Marketing para exportação na abordagem baseada em recursos: identificação de fatores de sucesso em pequenas e médias empresas cearenses
title_sort Marketing para exportação na abordagem baseada em recursos: identificação de fatores de sucesso em pequenas e médias empresas cearenses
author Silva Júnior, Luiz Alberto da
author_facet Silva Júnior, Luiz Alberto da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, José Ednilson de Oliveira
Cabral, José Ednilson de Oliveira
Silva Filho, José Bezerra da
Silva Filho, Guerino Edecio da
Universidade de Fortaleza
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Júnior, Luiz Alberto da
dc.subject.por.fl_str_mv Exportação
Comércio exterior
topic Exportação
Comércio exterior
description O estudo abrangeu as dimensões relativas ao Marketing Estratégico, ao Composto de Marketing e às Atitudes e Percepções Gerenciais em empresas de pequeno e médio porte do Estado do Ceará, visando identificar fatores de sucesso à luz da teoria da Visão Baseada em Recursos (VBR) e suas diferenças, quando comparadas empresas com exportação freqüente com aquelas onde a atividade se dá esporadicamente, a partir do conhecimento dos problemas que levam a pauta exportadora nacional a apresentar baixo nível de participação na corrente de comércio mundial. Tomando-se por base as teorias sobre VBR e internacionalização de empresas, estudos sobre performance exportadora de pequenas e médias empresas e revisão teórica sobre pesquisas enfocando fatores de sucesso na exportação em diversos países, foi realizada, em 2003, pesquisa de campo contemplando 35 empresas de pequeno e médio porte no Ceará, utilizando questionário estruturado. O método de análise discriminante foi a técnica empregada para identificar as diferenças estatísticas relevantes. Constatou-se que dos nove construtos vinculados às dimensões estudadas, sete ? orientação proativa, planejamento para exportação, produto, promoção, distribuição e pós-venda, atitude exportadora e capacidade gerencial ? foram confirmados, frente a hipóteses testadas, como fatores de sucesso para a atividade exportadora das empresas pesquisadas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/80994
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/80994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/3979
Disponibilidade forma física: Existe obra em CD-Rom de código : 78135
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1815437293313327104