Técnicas de mediação na família e na escola para gerir conflitos envolvendo crianças e adolescentes da contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontenelle, Léa Magalhães Barsi
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127176
Resumo: O presente trabalho fomenta o uso de ferramentas mediativas como capacitação diligente para gerir conflitos e prevenir a violência envolvendo crianças e adolescentes nas famílias e escolas de classe média de Fortaleza. O momento social da contemporaneidade trouxe transformações sociais, culturais e tecnológicas, cujas características permearam as relações humanas e impactaram sensivelmente o modo de viver e relacionar-se dos indivíduos, provocando remodelamento do conceito e extensão das famílias e sedimentando uma multiplicidade de arranjos relacionais afetivos, geradores de teias familiares complexas em convivência. A mutação das funções parentais e a despadronização de modelos educacionais proporcionou relativa instabilidade familiar, com negociações constantes das diferenças entre seus membros na sedimentação das novas práticas, intervindo fortemente nas escolas, tendo em vista sua complementariedade educacional na formação das crianças e adolescentes. Esses aspectos costuraram uma visão de que a contemporaneidade trouxe inovadora proposta de autonomia e comunicação, onde a liberdade de expressão alcançou avanços consideráveis, com amplas possibilidades de discussão e manifestações de opinião pelos menores, acarretando a polarização na forma de abordar e tratar os conflitos interpessoais nas famílias e escolas, fortalecendo um espaço promotor de violência e segregação. Nesse viés, o trabalho desenvolve-se para disseminar uma nova forma de linguagem, a partir de um labor comunicacional inovador, cuja sistematização acabe por provocar um estado de pacificação mais habitual e menos violento na convivência social sistemática que envolve a criança e o adolescente. O projeto propõe o uso da mediação, através do aprimoramento de habilidades e técnicas de comunicação e disciplina positivas, como ferramentas de gestão produtiva dos estágios iniciais do conflito, possibilitando maior responsabilização dos conflitantes e seu empoderamento na autonomização geradora de decisões consensuadas e, portanto, mais satisfatórias. O estudo se centra em pesquisa qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica, documental, narrativas, ideias e observações individuais desta pesquisadora junto aos centros judiciários de soluções de conflitos, oficinas de pais e filhos, atendimentos e mentorias de famílias de classe média e escolas privadas de Fortaleza-CE. Palavras-chave: Contemporaneidade; Gestão de conflitos familiares e escolares; Habilidades de comunicação.
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spelling Técnicas de mediação na família e na escola para gerir conflitos envolvendo crianças e adolescentes da contemporaneidadeMediação familiarMediação escolarMediação e conciliaçãoO presente trabalho fomenta o uso de ferramentas mediativas como capacitação diligente para gerir conflitos e prevenir a violência envolvendo crianças e adolescentes nas famílias e escolas de classe média de Fortaleza. O momento social da contemporaneidade trouxe transformações sociais, culturais e tecnológicas, cujas características permearam as relações humanas e impactaram sensivelmente o modo de viver e relacionar-se dos indivíduos, provocando remodelamento do conceito e extensão das famílias e sedimentando uma multiplicidade de arranjos relacionais afetivos, geradores de teias familiares complexas em convivência. A mutação das funções parentais e a despadronização de modelos educacionais proporcionou relativa instabilidade familiar, com negociações constantes das diferenças entre seus membros na sedimentação das novas práticas, intervindo fortemente nas escolas, tendo em vista sua complementariedade educacional na formação das crianças e adolescentes. Esses aspectos costuraram uma visão de que a contemporaneidade trouxe inovadora proposta de autonomia e comunicação, onde a liberdade de expressão alcançou avanços consideráveis, com amplas possibilidades de discussão e manifestações de opinião pelos menores, acarretando a polarização na forma de abordar e tratar os conflitos interpessoais nas famílias e escolas, fortalecendo um espaço promotor de violência e segregação. Nesse viés, o trabalho desenvolve-se para disseminar uma nova forma de linguagem, a partir de um labor comunicacional inovador, cuja sistematização acabe por provocar um estado de pacificação mais habitual e menos violento na convivência social sistemática que envolve a criança e o adolescente. O projeto propõe o uso da mediação, através do aprimoramento de habilidades e técnicas de comunicação e disciplina positivas, como ferramentas de gestão produtiva dos estágios iniciais do conflito, possibilitando maior responsabilização dos conflitantes e seu empoderamento na autonomização geradora de decisões consensuadas e, portanto, mais satisfatórias. O estudo se centra em pesquisa qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica, documental, narrativas, ideias e observações individuais desta pesquisadora junto aos centros judiciários de soluções de conflitos, oficinas de pais e filhos, atendimentos e mentorias de famílias de classe média e escolas privadas de Fortaleza-CE. Palavras-chave: Contemporaneidade; Gestão de conflitos familiares e escolares; Habilidades de comunicação.The present work promotes the use of mediation tools as diligent training to manage conflicts and prevent violence involving children and adolescents in families and middle class schools in Fortaleza. The contemporary social moment brought social, cultural and technological transformations, whose characteristics permeated human relations and significantly impacted the way of living and relating to individuals, causing the remodeling of the concept and extension of families and sedimenting a multiplicity of affective relational arrangements,generators of complex family webs in coexistence. The mutation of parental functions and the non-standardization of educational models provided relative family instability, with constant negotiations of the differences between its members in the sedimentation of new practices, intervening strongly in schools, in view of their educational complementarity in the training of children and adolescents. These aspects sewed a view that contemporaneity has brought an innovative proposal for autonomy and communication, where freedom of expression has achieved considerable advances, with ample possibilities for discussion and expressions of opinion by minors, causing polarization in the way of addressing and dealing with interpersonal conflicts.In families and schools, strengthening a space that promotes violence and segregation. In this bias, the work is developed to disseminate a new form of language, from an innovative communicational work, whose systematization ends up provoking a more habitual and less violent state of pacification in the systematic social coexistence that involves the child and the adolescent. The project proposes the use of mediation, through the improvement of positive communication and discipline skills and techniques, as productive management tools of the initial stages of the conflict, allowing greater accountability of the conflicting ones and their empowerment in the autonomy that generates consensual decisions and, therefore, most satisfactory. The study focuses on qualitative research through bibliographic, documentary research, narratives, ideas and individual observations by this researcher in the conflict resolution judicial centers, parent and child workshops, attendance and mentoring of middle class families and private schools Fortaleza-CE. Keywords: Contemporaneity;Management of family and school conflict; Communication skills.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 83152/21 em 08/12/2021Vasconcelos, Monica CarvalhoCruz, Danielle MaiaArruda, Gerardo Clésio MaiaAndrade, Denise Almeida deUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Direito e Gestão de ConflitosFontenelle, Léa Magalhães Barsi2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127176https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26440porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-30T14:18:02Zoai::127176Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-30T14:18:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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