Impacto da baixa escolaridade no desempenho cognitivo e na neuroimagem por tensor de difusão em idosos de baixa escolaridade saudáveis e com demência da doença de Alzheimer leve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flávia Augusta Sousa E
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/123201
Resumo: Estudos usando imagem por tensor de difusão (DTI) têm revelado declínio da integridade das fibras de associação na presença de doenças neurodegenerativas como a Demência da Doença de Alzheimer (DA). Entretanto são escassos os que correlacionam a mudança na integridade dessas fibras ao desempenho cognitivo em indivíduos analfabetos ou de baixa escolaridade. Este estudo caso controle exploratório foi desenhado para avaliar o desempenho cognitivo global e a integridade microestrutural da substância branca (SB) em indivíduos de baixa escolaridade cognitivamente saudáveis (GC) e com DA usando testes de avaliação cognitiva e a técnica de DTI. Trinta e dois pacientes (17 com DA leve e 15 Controles) passaram por avaliação com o Teste de Nomeação de Boston (TNB), Teste de Fluência Verbal (TFV) semântica nas categorias animais e mercado e subtestes de Linguagem oral e linguagem escrita da Bateria Neuropsicológica Breve (NEUPSILIN). A delineação das regiões de interesse (ROIs) foi definida manualmente tendo como referência o atlas de Tractografia de Catani e Schotten (2008). Neste estudo foram eleitos os fascículos com possíveis associações com as funções cognitivas avaliadas: Arqueado (ARC) e Longitudinal Inferior (ILF). Para ambos os fascículos foram comparados entre os grupos os parâmetros de Fração de Anisotropia (FA) e Difusividade Média (MD). Os resultados não mostraram correlações estatisticamente significativas no grupo DA. No grupo de idosos saudáveis, houve correlação positiva e significativa moderada entre o grau de escolaridade e a FA (rho=0,53 p=0,04) e negativa moderada com a MD (rho=-0,55 p=0,03) do ARC direito e a MD (rho=-0,52 p=0,05) do ARC esquerdo; positiva moderada entre o TNB e a FA (rho=0,540 p=0,04) do ARC direito; positiva moderada entre o subteste linguagem oral do NEUPSILIN e a FA (rho=0,540 p=0,04) do ARC esquerdo e negativa moderada entre Fluência Semântica (mercado) e a MD (rho=-0,590 p=0,02) do ILF direito e positiva forte com a FA (rho=0,650 p=0,01) do ARC direito. Os achados sugerem, portanto, que em idosos saudáveis há correlação entre a escolaridade e perfil microestrutural da SB e entre o desempenho cognitivo e tratos de associação específicos. Esses resultados trazem a oportunidade de aprimorar a utilização de testes cognitivos como um marcador de degeneração da SB tornando o diagnóstico mais precoce, uma vez que após o diagnóstico de DA ter sido estabelecido essa correlação tenderá a desaparecer. Palavras chave: baixa escolaridade, avaliação cognitiva, Imagem por tensor de difusão, idosos saudáveis, demência da doença de Alzheimer
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spelling Impacto da baixa escolaridade no desempenho cognitivo e na neuroimagem por tensor de difusão em idosos de baixa escolaridade saudáveis e com demência da doença de Alzheimer leveDoença de Alzheimer - Aspectos cognitivosIdosos - AnalfabetismoEstudos usando imagem por tensor de difusão (DTI) têm revelado declínio da integridade das fibras de associação na presença de doenças neurodegenerativas como a Demência da Doença de Alzheimer (DA). Entretanto são escassos os que correlacionam a mudança na integridade dessas fibras ao desempenho cognitivo em indivíduos analfabetos ou de baixa escolaridade. Este estudo caso controle exploratório foi desenhado para avaliar o desempenho cognitivo global e a integridade microestrutural da substância branca (SB) em indivíduos de baixa escolaridade cognitivamente saudáveis (GC) e com DA usando testes de avaliação cognitiva e a técnica de DTI. Trinta e dois pacientes (17 com DA leve e 15 Controles) passaram por avaliação com o Teste de Nomeação de Boston (TNB), Teste de Fluência Verbal (TFV) semântica nas categorias animais e mercado e subtestes de Linguagem oral e linguagem escrita da Bateria Neuropsicológica Breve (NEUPSILIN). A delineação das regiões de interesse (ROIs) foi definida manualmente tendo como referência o atlas de Tractografia de Catani e Schotten (2008). Neste estudo foram eleitos os fascículos com possíveis associações com as funções cognitivas avaliadas: Arqueado (ARC) e Longitudinal Inferior (ILF). Para ambos os fascículos foram comparados entre os grupos os parâmetros de Fração de Anisotropia (FA) e Difusividade Média (MD). Os resultados não mostraram correlações estatisticamente significativas no grupo DA. No grupo de idosos saudáveis, houve correlação positiva e significativa moderada entre o grau de escolaridade e a FA (rho=0,53 p=0,04) e negativa moderada com a MD (rho=-0,55 p=0,03) do ARC direito e a MD (rho=-0,52 p=0,05) do ARC esquerdo; positiva moderada entre o TNB e a FA (rho=0,540 p=0,04) do ARC direito; positiva moderada entre o subteste linguagem oral do NEUPSILIN e a FA (rho=0,540 p=0,04) do ARC esquerdo e negativa moderada entre Fluência Semântica (mercado) e a MD (rho=-0,590 p=0,02) do ILF direito e positiva forte com a FA (rho=0,650 p=0,01) do ARC direito. Os achados sugerem, portanto, que em idosos saudáveis há correlação entre a escolaridade e perfil microestrutural da SB e entre o desempenho cognitivo e tratos de associação específicos. Esses resultados trazem a oportunidade de aprimorar a utilização de testes cognitivos como um marcador de degeneração da SB tornando o diagnóstico mais precoce, uma vez que após o diagnóstico de DA ter sido estabelecido essa correlação tenderá a desaparecer. Palavras chave: baixa escolaridade, avaliação cognitiva, Imagem por tensor de difusão, idosos saudáveis, demência da doença de AlzheimerStudies using diffusion tensor imaging (DTI) have shown declining association fiber integrity in the presence of neurodegenerative diseases such as Alzheimer's Disease (AD). However, few correlate the change in the integrity of these fibers with cognitive performance in illiterate or low-educated individuals. This exploratory case-control study was designed to assess the overall cognitive performance and microstructural integrity of white matter (WM) in cognitively healthy (CG) and AD subjects using cognitive assessment tests and the DTI technique. Thirty-two patients (17 with mild AD and 15 Controls) underwent assessment with the Boston Naming Test (BNT), animal and supermarket Semantic Fluency Verbal Test (FVT), and Oral Language and Written Language subtests from the brief neuropsychological assessment instrument (NEUPSILIN). The delineation of the regions of interest (ROIs) was manually defined based on the Catani and Schotten Tractography atlas (2008). In this study, there were selected the fascicles with potential associations with the evaluated cognitive functions: Arcuate (ARC) and Inferior Longitudinal Fascicle (ILF). For both fascicles the Fractional Anisotropy (FA) and Mean Diffusivity (MD) parameters were compared between the groups. The results showed no statistically significant correlations in the AD group. In the healthy elderly group, it was found a moderate, positive correlation between educational level and FA (rho = 0.53 p = 0.04) and a moderate, negative correlation with MD (rho = -0, 55 p = 0.03) from the right ARC, and MD (rho = -0.52 p = 0.05) from the left ARC; moderate, positive correlation between BNT and FA (rho = 0.540 p = 0.04) of the right ARC; moderate, positive correlation between the NEUPSILIN oral language subtest and the left ARC FA (rho = 0.540 p = 0.04) and moderate, negative correlation between Semantic Fluency (supermarket) and the right ILF MD (rho = -0.590 p = 0.02) and strong, positive with FA (rho = 0.650 p = 0.01) of the right ARC. The findings suggest that, in healthy elderly, there is a correlation between education level and the WM microstructural profile and between cognitive performance and specific fascicles of potential associations. These results provide the opportunity to improve the use of cognitive tests as biomarkers of WM degeneration therefore support earlier diagnosis, giving the fact that after the AD has been stablished, this correlation will tend to disappear. Key words: low education; cognitive assessment; diffusion-weighted MR; healthy elderly; Alzheimer¿s diseaseDissertação enviada com autorização e certificação via CI 4196/2020Carvalho, Fernanda Martins MaiaSobreira Neto, Manoel AlvesCarvalho, Fernanda Martins MaiaBraga Neto, PedroUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Ciências MédicasSilva, Flávia Augusta Sousa E2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/123201https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/23728porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::123201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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