O desenvolvimento emocional de crianças (de) privadas da relação mãe-bebê: uma leitura winnicottiana da metodologia IRDI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/108682 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo pesquisar e discutir o desenvolvimento emocional de crianças privadas e deprivadas da relação mãe-bebê à luz da teoria psicanalítica de Donald W. Winnicott. Partindo da compreensão do abandono como negligência por parte dos pais e familiares com a criança, que implica em uma falta de cuidado e sustentação psíquica, ou seja, em um ambiente que falha, relacionamos o momento do abandono sofrido pelas crianças que são encaminhadas para instituições de acolhimento com a concepção winnicottiana de privação e deprivação. Para isso, estudamos o desenvolvimento emocional de quatro crianças, a partir dos estágios de dependência, que o autor denominou de amadurecimento pessoal, e da metodologia de estudo, que será baseada no método de observação com crianças, mediado pelo instrumento de Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI). Como um dos principais resultados encontrados, vimos que, apesar de falhas no desenvolvimento em decorrência de toda a experiência vivenciada pelo abandono, a relação educadora-criança é de fundamental importância para dar continuidade ao processo de amadurecimento da criança, dentre outros aspectos; os quatro casos apresentados testemunham tal assertiva. Palavras-chave: psicanálise, Winnicott, desenvolvimento emocional, ambiente institucional, observação de crianças. |
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O desenvolvimento emocional de crianças (de) privadas da relação mãe-bebê: uma leitura winnicottiana da metodologia IRDIThe emotional development of children (de)privation of the mother-baby relationship : A winnicottian reading of the methodology IRDIPsicanálise infantilCrianças - DesenvolvimentoO presente trabalho tem como objetivo pesquisar e discutir o desenvolvimento emocional de crianças privadas e deprivadas da relação mãe-bebê à luz da teoria psicanalítica de Donald W. Winnicott. Partindo da compreensão do abandono como negligência por parte dos pais e familiares com a criança, que implica em uma falta de cuidado e sustentação psíquica, ou seja, em um ambiente que falha, relacionamos o momento do abandono sofrido pelas crianças que são encaminhadas para instituições de acolhimento com a concepção winnicottiana de privação e deprivação. Para isso, estudamos o desenvolvimento emocional de quatro crianças, a partir dos estágios de dependência, que o autor denominou de amadurecimento pessoal, e da metodologia de estudo, que será baseada no método de observação com crianças, mediado pelo instrumento de Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI). Como um dos principais resultados encontrados, vimos que, apesar de falhas no desenvolvimento em decorrência de toda a experiência vivenciada pelo abandono, a relação educadora-criança é de fundamental importância para dar continuidade ao processo de amadurecimento da criança, dentre outros aspectos; os quatro casos apresentados testemunham tal assertiva. Palavras-chave: psicanálise, Winnicott, desenvolvimento emocional, ambiente institucional, observação de crianças.This work aims to research and discuss the emotional development of children privation and deprivation of the mother-child relationship in the light of psychoanalytic theory of Donald W. Winnicott. From the understanding of the abandonment as neglect by parents and family with the child, which implies a lack of care and psychological support, that is, in an environment that failure, we relate the moment of the abandonment suffered by children who are forwarded to host institutions with Winnicott's concept of privation and deprivation. Therefore, we study the emotional development of four children, from the stages of dependence, that the author called the individual's personal maturation, and of the study¿s methodology, which will be based on the observation method with children, mediated by the instrument of Clinical Indicators of Risk for Child Development (IRDI). As one of the main results found, we saw that, despite failures in the development because of all the experience lived by the abandonment, the educator-child relationship is of fundamental importance to continue the child¿s maturation process, among other things; the four cases presented testify to this assertion. Keywords: psychoanalysis, Winnicott, emotional development, observation of children, institutional environment.Lima, Maria Celina PeixotoLima, Maria Celina PeixotoMartins, Karla Patrícia HolandaViana, Luciana Maria MaiaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaLeitao, Natalia Costa2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/108682https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/16088Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 99593porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T21:44:27Zoai::108682Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T21:44:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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