Tecnologia educacional direcionada para enfermeiros na docência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128619 |
Resumo: | O avanço tecnológico vem modificando as relações entre ensino e aprendizagem, transformando o modelo tradicionalista para um novo paradigma cujos pilares envolvem inovações em saúde e são acompanhados pela contemporaneidade. No contexto do ensino na saúde, diversas tecnologias educacionais são utilizadas para tratar do tema Diabetes Mellitus (DM) com estudantes durante o seu processo formativo. O estudo tem como objetivo do presente estudo foi construir um protótipo de tecnologia educativa, do tipo jogo sério, voltado para a simulação de procedimentos da consulta de Enfermagem ao paciente com diabetes, na Atenção Primária. Estudo metodológico de desenvolvimento tecnológico de um protótipo, onde utilizou-se o Método Misto para a construção de uma tecnologia virtual, com validação de conteúdo e aparência do junto aos juízes. Os dados coletados foram organizados em tabelas, quadros e figuras, sendo analisados estatisticamente pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC). O resultado do IVC revelou, em relação ao conteúdo e a aparência, uma média de concordância de 94%. Acredita-se que os objetivos deste estudo foram inteiramente alcançados com o desenvolvimento do Enfermapp e sua avaliação pelos juízes especialistas. Espera-se, com a tecnologia, ampliar o uso de ferramentas pedagógicas virtuais, melhorar a qualidade da transmissão do conteúdo neste tema, despertar o senso crítico e reflexivo do aluno, favorecendo a formação de profissionais preparados para avaliar, sistematizar e com maior poder de decisão. Palavras-chave: Tecnologia educacional; diabetes mellitus; avaliação do ensino; consulta de enfermagem. |
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Tecnologia educacional direcionada para enfermeiros na docênciaInformática aplicada à EnfermagemTecnologia educacionalDiabetes mellitusO avanço tecnológico vem modificando as relações entre ensino e aprendizagem, transformando o modelo tradicionalista para um novo paradigma cujos pilares envolvem inovações em saúde e são acompanhados pela contemporaneidade. No contexto do ensino na saúde, diversas tecnologias educacionais são utilizadas para tratar do tema Diabetes Mellitus (DM) com estudantes durante o seu processo formativo. O estudo tem como objetivo do presente estudo foi construir um protótipo de tecnologia educativa, do tipo jogo sério, voltado para a simulação de procedimentos da consulta de Enfermagem ao paciente com diabetes, na Atenção Primária. Estudo metodológico de desenvolvimento tecnológico de um protótipo, onde utilizou-se o Método Misto para a construção de uma tecnologia virtual, com validação de conteúdo e aparência do junto aos juízes. Os dados coletados foram organizados em tabelas, quadros e figuras, sendo analisados estatisticamente pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC). O resultado do IVC revelou, em relação ao conteúdo e a aparência, uma média de concordância de 94%. Acredita-se que os objetivos deste estudo foram inteiramente alcançados com o desenvolvimento do Enfermapp e sua avaliação pelos juízes especialistas. Espera-se, com a tecnologia, ampliar o uso de ferramentas pedagógicas virtuais, melhorar a qualidade da transmissão do conteúdo neste tema, despertar o senso crítico e reflexivo do aluno, favorecendo a formação de profissionais preparados para avaliar, sistematizar e com maior poder de decisão. Palavras-chave: Tecnologia educacional; diabetes mellitus; avaliação do ensino; consulta de enfermagem.Technological advances have been modifying the relationship between teaching and learning, transforming the traditionalist model into a new paradigm whose pillars involve innovations in health and are accompanied by contemporaneity. In the context of health education, several educational technologies are used to address the issue of Diabetes Mellitus (DM) with students during their training process. The objective of the present study was to build a prototype of educational technology, of the serious game type, aimed at simulating Nursing consultation procedures for patients with diabetes, in Primary Care. Methodological study of technological development of a prototype, where the Mixed Method was used for the construction of a virtual technology, with content validation and appearance with the judges. The collected data were organized in tables, charts and figures, being statistically analyzed by the Content Validity Index (CVI). The CVI result revealed, in terms of content and appearance, an average agreement of 94%. It is believed that the objectives of this study were fully achieved with the development of Enfermapp and its evaluation by expert judges. It is expected, with technology, to expand the use of virtual pedagogical tools, improve the quality of content transmission on this topic, awaken the student's critical and reflective sense, favoring the training of professionals prepared to evaluate, systematize and with greater power to decision. Keywords: Educational technology; diabetes mellitus; teaching evaluation; nursing consultation.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 68516/22 em 27/09/2022Diogenes, Lea Maria Moura BarrosoVasconcelos Filho, Jose Eurico dePinheiro, Mirian Caliope DantasRolim, Ana Carine ArrudaUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemSampaio, Carolina Sharlene Miranda2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf79f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128619https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27356porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T17:00:43Zoai::128619Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-06-19T17:00:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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