Orientação para o mercado sustentável: um modelo de gestão para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Artur Gomes de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/102510
Resumo: O desenvolvimento tecnológico observado nas últimas décadas faz com que as organizações mudem, repetidamente, suas orientações de negócios. Paralelamente, surgiram novos parâmetros nas sociedades sobre as relações econômicas, políticas e sociais, além das questões ambientais, que motivaram mudanças na forma de relacionamento entre a sociedade e as organizações, exigindo que estas incorporassem a seus objetivos o conceito de Desenvolvimento Sustentável. Sujeitos às mesmas condições estão os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), que, para acompanhar essas mudanças, necessitam de ferramentas de gestão que integrem as necessidades do mercado e os novos conceitos surgidos na sociedade a seus objetivos. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar um modelo de gestão composto por Orientação para o Mercado (OM) e Desenvolvimento Sustentável (DS) para os IFs. Para compor o modelo proposto, foram adotados o conceito de OM de Kholi e Jaworski (1990) e sua escala MARKOR. Uma pesquisa preliminar junto aos IFs indicou as dimensões de DS baseadas em Sen (2000) e Sachs (1993). Para validar o modelo, utilizou-se Modelagem de Equações Estruturais, Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória, utilizando-se os softwares SPSS versão 20 e AMOS versão 21. Foi utilizada a Análise de Discurso baseada nas observações inseridas no questionário composto por 31 questões aplicado à amostra de 314 respondentes dos IFs brasileiros. Os resultados indicaram a presença de OM, DS e, portanto, existe Orientação para o Mercado Sustentável nas instituições pesquisadas uma vez que o modelo proposto foi confirmado.
id UFOR_9ee66ec885a3b8a89a4da88d7cade319
oai_identifier_str oai::102510
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Orientação para o mercado sustentável: um modelo de gestão para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileirosAdministração de empresasNegóciosDesenvolvimento sustentávelInstitutos Federais de Educação, Ciência e TecnologiaO desenvolvimento tecnológico observado nas últimas décadas faz com que as organizações mudem, repetidamente, suas orientações de negócios. Paralelamente, surgiram novos parâmetros nas sociedades sobre as relações econômicas, políticas e sociais, além das questões ambientais, que motivaram mudanças na forma de relacionamento entre a sociedade e as organizações, exigindo que estas incorporassem a seus objetivos o conceito de Desenvolvimento Sustentável. Sujeitos às mesmas condições estão os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), que, para acompanhar essas mudanças, necessitam de ferramentas de gestão que integrem as necessidades do mercado e os novos conceitos surgidos na sociedade a seus objetivos. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar um modelo de gestão composto por Orientação para o Mercado (OM) e Desenvolvimento Sustentável (DS) para os IFs. Para compor o modelo proposto, foram adotados o conceito de OM de Kholi e Jaworski (1990) e sua escala MARKOR. Uma pesquisa preliminar junto aos IFs indicou as dimensões de DS baseadas em Sen (2000) e Sachs (1993). Para validar o modelo, utilizou-se Modelagem de Equações Estruturais, Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória, utilizando-se os softwares SPSS versão 20 e AMOS versão 21. Foi utilizada a Análise de Discurso baseada nas observações inseridas no questionário composto por 31 questões aplicado à amostra de 314 respondentes dos IFs brasileiros. Os resultados indicaram a presença de OM, DS e, portanto, existe Orientação para o Mercado Sustentável nas instituições pesquisadas uma vez que o modelo proposto foi confirmado.The technological development observed in recent decades has made organizations change repeatedly its business guidelines. In parallel, new ideas and parameters were assumed in societies on the economic, political and social relations and also on environmental issues which changed the relationship between society and organizations by requiring these to incorporate the concept of Sustainable Development to their goals. Subject to the same conditions, the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs) require management tools that integrate the needs of the market and the new concepts that arose in society to their goals. The objective of this work is to identify a management model composed by Market Orientation (OM) and Sustainable Development (DS) for the IFs. To compose the proposed model it was adopted the concept of OM suggested by Kholi and Jaworski (1990) and the MARKOR scale; an initial survey on the IFs indicated the DS dimensions based on Sen (2000) and Sachs (1993). To validate the model it was used Structural Equation Modeling, Exploratory Factor Analysis and Confirmatory Factor Analysis, using the SPSS software version 20 and AMOS version 21. Discourse Analysis was performed based on the observations included in the questionnaire with 31 questions applied to the sample of 314 respondents from Brazilian IFs. The results indicated the presence of OM, DS and Sustainable Market Orientation in the institutions surveyed once the proposed model was confirmed.Tassigny, Mônica MotaTassigny, Mônica MotaFontenele, Raimundo Eduardo SilveiraPompeu, Randal MartinsPinheiro, Daniel Rodrigues de CarvalhoOliveira, Francisco Correia deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasOliveira, Artur Gomes de2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/102510https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/11688Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 94160porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T09:39:45Zoai::102510Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-26T09:39:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientação para o mercado sustentável: um modelo de gestão para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros
title Orientação para o mercado sustentável: um modelo de gestão para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros
spellingShingle Orientação para o mercado sustentável: um modelo de gestão para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros
Oliveira, Artur Gomes de
Administração de empresas
Negócios
Desenvolvimento sustentável
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
title_short Orientação para o mercado sustentável: um modelo de gestão para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros
title_full Orientação para o mercado sustentável: um modelo de gestão para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros
title_fullStr Orientação para o mercado sustentável: um modelo de gestão para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros
title_full_unstemmed Orientação para o mercado sustentável: um modelo de gestão para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros
title_sort Orientação para o mercado sustentável: um modelo de gestão para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros
author Oliveira, Artur Gomes de
author_facet Oliveira, Artur Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tassigny, Mônica Mota
Tassigny, Mônica Mota
Fontenele, Raimundo Eduardo Silveira
Pompeu, Randal Martins
Pinheiro, Daniel Rodrigues de Carvalho
Oliveira, Francisco Correia de
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Artur Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas
Negócios
Desenvolvimento sustentável
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
topic Administração de empresas
Negócios
Desenvolvimento sustentável
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
description O desenvolvimento tecnológico observado nas últimas décadas faz com que as organizações mudem, repetidamente, suas orientações de negócios. Paralelamente, surgiram novos parâmetros nas sociedades sobre as relações econômicas, políticas e sociais, além das questões ambientais, que motivaram mudanças na forma de relacionamento entre a sociedade e as organizações, exigindo que estas incorporassem a seus objetivos o conceito de Desenvolvimento Sustentável. Sujeitos às mesmas condições estão os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), que, para acompanhar essas mudanças, necessitam de ferramentas de gestão que integrem as necessidades do mercado e os novos conceitos surgidos na sociedade a seus objetivos. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar um modelo de gestão composto por Orientação para o Mercado (OM) e Desenvolvimento Sustentável (DS) para os IFs. Para compor o modelo proposto, foram adotados o conceito de OM de Kholi e Jaworski (1990) e sua escala MARKOR. Uma pesquisa preliminar junto aos IFs indicou as dimensões de DS baseadas em Sen (2000) e Sachs (1993). Para validar o modelo, utilizou-se Modelagem de Equações Estruturais, Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória, utilizando-se os softwares SPSS versão 20 e AMOS versão 21. Foi utilizada a Análise de Discurso baseada nas observações inseridas no questionário composto por 31 questões aplicado à amostra de 314 respondentes dos IFs brasileiros. Os resultados indicaram a presença de OM, DS e, portanto, existe Orientação para o Mercado Sustentável nas instituições pesquisadas uma vez que o modelo proposto foi confirmado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/102510
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/102510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/11688
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 94160
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408699980742656