Tecnologia educativa em apoio a prevenção do uso de drogas na adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto, Maria Lys Callou
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/121261
Resumo: O consumo de drogas, principalmente das ilícitas, acarreta preocupações da sociedade contemporânea. Dentre as populações de maior vulnerabilidade para uso de drogas são crianças e adolescências. A fase da adolescência configura como um processo de transição entre a infância e a vida adulta, período caracterizado pelos impulsos do desenvolvimento físico e psicossocial. Neste aspecto o processo de transformação do adolescente pode evidenciar comportamentos de risco (gravidez, uso de drogas, problemas escolares e delinquência, por exemplo). Buscou-se desenvolver uma tecnologia educativa, de interesse para os adolescentes, que tenha um roteiro interessante e criativo e que sirva de apoio a professores de escolas públicas e enfermeiros da atenção primária de saúde, abordando a problemática do uso de drogas, seus malefícios e repercussões psicossociais. As escolas têm sido consideradas um espaço privilegiado para o desenvolvimento da prevenção e a promoção da saúde. Hoje, os jovens têm facilidade de acesso às tecnologias móveis que permitem a obtenção de informações em tempo real, e muitas vezes não sabem analisar a importância das informações. Da problemática ressai-se o objetivo geral do estudo, conceber e validar uma tecnologia educativa sobre o uso de drogas na adolescência e suas repercussões psicossociais. Para atingir os objetivos, foi utilizado um estudo do tipo multimétodos composto de quatro fases distintas: 1) fase de revisão integrativa da literatura para seleção do conteúdo; 2) fase laboratorial com a construção da tecnologia educativa; 3) fase de validação da tecnologia educativa pelos especialistas e; 4) fase de organização e análise dos dados. A construção e validação da tecnologia educativa seguiu um rigor metodológico, assegurando assim que informações científicas fossem acessíveis e de fácil entendimento pelo público-alvo. A tecnologia foi validada a partir do cálculo do IVC que foi considerado de 0,92, e no que concerne a relevância do material, tivemos um IVC de 1,0. Com relação a forma em que as orientações são apresentadas, a estrutura geral obteve IVC igual a 0,94. O nível de concordância entre os especialistas foi de 100%. Essa ferramenta de apoio poderá ser trabalhada por enfermeiros na realização de grupos operativos com adolescentes na atenção primária de saúde; por professores de escolas públicas do ensino fundamental em salas de informática, em encontros, oficinas e apresentações cinematográficas, assim como pode ser utilizada no contexto familiar. Descritores: Drogas. Prevenção. Adolescentes. Tecnologia Educacional. Enfermagem.
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As escolas têm sido consideradas um espaço privilegiado para o desenvolvimento da prevenção e a promoção da saúde. Hoje, os jovens têm facilidade de acesso às tecnologias móveis que permitem a obtenção de informações em tempo real, e muitas vezes não sabem analisar a importância das informações. Da problemática ressai-se o objetivo geral do estudo, conceber e validar uma tecnologia educativa sobre o uso de drogas na adolescência e suas repercussões psicossociais. Para atingir os objetivos, foi utilizado um estudo do tipo multimétodos composto de quatro fases distintas: 1) fase de revisão integrativa da literatura para seleção do conteúdo; 2) fase laboratorial com a construção da tecnologia educativa; 3) fase de validação da tecnologia educativa pelos especialistas e; 4) fase de organização e análise dos dados. A construção e validação da tecnologia educativa seguiu um rigor metodológico, assegurando assim que informações científicas fossem acessíveis e de fácil entendimento pelo público-alvo. A tecnologia foi validada a partir do cálculo do IVC que foi considerado de 0,92, e no que concerne a relevância do material, tivemos um IVC de 1,0. Com relação a forma em que as orientações são apresentadas, a estrutura geral obteve IVC igual a 0,94. O nível de concordância entre os especialistas foi de 100%. Essa ferramenta de apoio poderá ser trabalhada por enfermeiros na realização de grupos operativos com adolescentes na atenção primária de saúde; por professores de escolas públicas do ensino fundamental em salas de informática, em encontros, oficinas e apresentações cinematográficas, assim como pode ser utilizada no contexto familiar. Descritores: Drogas. Prevenção. Adolescentes. Tecnologia Educacional. Enfermagem.The consumption of drugs, especially of illicit drugs, raises the concerns of contemporary society. Among the populations most vulnerable to drug use are children and adolescents. The phase of adolescence is a process of transition between childhood and adult life, a period characterized by the impulses of physical and psychosocial development. In this aspect the process of transformation of the adolescent can show risk behaviors (pregnancy, drug use, school problems and delinquency, for example). The goal was to develop an educational technology of interest to adolescents that would have an interesting and creative script that would support public school teachers and primary health care nurses, addressing the problem of drug use, its harm and psychosocial repercussions. Schools have been considered a privileged space for the development of prevention and health promotion. Today, young people have easy access to mobile technologies that allow them to obtain information in real time, and often do not know how to analyze the importance of information. The problem is the general objective of the study, to design and validate an educational technology on the use of drugs in adolescence and its psychosocial repercussions. To achieve the objectives, a multi-method study was used, composed of four distinct phases: 1) integrative review phase of the literature for content selection; 2) laboratory phase with the construction of educational technology; 3) the validation phase of the educational technology by the specialists and; 4) phase of organization and analysis of the data. The construction and validation of educational technology followed a methodological rigor, thus ensuring that scientific information was accessible and easily understood by the target audience. It was validated from the calculation of the IVC that was considered of 0.92, and as far as material relevance was concerned, we had an IVC of 1.0. Regarding the way in which the guidelines are presented, the general structure obtained IVC equal to 0.94. The level of agreement between the experts was 100%. This support tool can be worked by nurses in the accomplishment of operative groups with adolescents in primary health care; by teachers of public elementary schools in computer rooms, meetings, workshops and film presentations, as well as can be used in the family context. Keywords: Drugs. Prevention. Adolescents. Educational Technology. Nursing.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 106874/19Pinheiro, Mirian Caliope DantasPinheiro, Mirian Caliope DantasRolim, Karla Maria CarneiroMagalhães, Fernanda JorgeUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemAugusto, Maria Lys Callou2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/121261https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/22399porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::121261Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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