Avaliação nacional das condições de funcionamento e da eficácia das Unidades de Pronto Atendimento a partir das crenças de seus profissionais e usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Bárbara Jéssyca
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/121184
Resumo: As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) surgiram com a finalidade de mitigar o problema da superlotação em emergências hospitalares. Diante da importância dos seus serviços, é fundamental sua avaliação. Para tanto, a presente dissertação objetiva realizar uma avaliação nacional das condições de funcionamento e da eficácia das UPAs a partir as crenças de seus profissionais e usuários, por meio de três pesquisas. Na Pesquisa 1, buscou-se investigar a produção científica sobre a avaliação das UPAs, por meio de uma revisão integrativa da literatura de artigos publicados em português, entre 2013 e 2018, nas bases de dados do Scientific Electronic Library Online (SciELO) e da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), com o descritor ¿Unidade de Pronto Atendimento¿ ou ¿UPA¿. A partir dos 10 registros analisados, os resultados sinalizam que existem problemas de desinformação e inadequação das demandas dos usuários e dos aspectos administrativos, organizacionais e estruturais das UPAs. A segunda pesquisa, de abordagem quantitativa e de levantamento nacional, buscou avaliar as condições de funcionamento e da eficácia das UPAs a partir as crenças de seus profissionais. Contou-se com amostra não probabilística composta por 429 profissionais da UPA, cujo dados foram analisados por meio de estatística descritiva e multivariada com auxílio do SPSS (Statistical Package for Social Science). Os resultados evidenciaram que os fatores ¿Recursos Materiais e Gestão das UPAs¿ e ¿Resolutividade das UPAs¿ foram avaliados positivamente; enquanto a ¿Capacitação Profissional e Compreensão dos Usuários¿ e os ¿Recursos Humanos das UPAs¿ foram avaliados negativamente. A terceira pesquisa, que buscou avaliar as condições de funcionamento e da eficácia das UPAs a partir as crenças de seus usuários, foi dividida em duas etapas. Na Etapa 1, a pesquisa exploratória e de abordagem qualitativa apresentou avaliações positivas em relação ao tempo de espera do usuário pelo atendimento, à qualidade da assistência e aos aspectos operacionais do serviço das UPAs. A pesquisa da segunda etapa, de abordagem quantitativa e de levantamento nacional, detectou que o fator ¿Especificidades do atendimento prestado nas UPAs¿ foi avaliado positivamente; enquanto o fator ¿Compreensão dos usuários em relação à quantidade de profissionais e ao foco de atendimento dos serviços de saúde¿ foi avaliado negativamente. Ao final das três pesquisas, conclui-se que a avaliação geral do programa foi boa, constatando a sua eficácia. Infere-se, portanto, que a UPA é, de acordo com os seus profissionais e usuários, uma solução suficiente para diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. Palavras-chaves: Emergência; Urgência; Avaliação de Programas; Unidades de Pronto Atendimento; UPA.
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Na Pesquisa 1, buscou-se investigar a produção científica sobre a avaliação das UPAs, por meio de uma revisão integrativa da literatura de artigos publicados em português, entre 2013 e 2018, nas bases de dados do Scientific Electronic Library Online (SciELO) e da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), com o descritor ¿Unidade de Pronto Atendimento¿ ou ¿UPA¿. A partir dos 10 registros analisados, os resultados sinalizam que existem problemas de desinformação e inadequação das demandas dos usuários e dos aspectos administrativos, organizacionais e estruturais das UPAs. A segunda pesquisa, de abordagem quantitativa e de levantamento nacional, buscou avaliar as condições de funcionamento e da eficácia das UPAs a partir as crenças de seus profissionais. Contou-se com amostra não probabilística composta por 429 profissionais da UPA, cujo dados foram analisados por meio de estatística descritiva e multivariada com auxílio do SPSS (Statistical Package for Social Science). Os resultados evidenciaram que os fatores ¿Recursos Materiais e Gestão das UPAs¿ e ¿Resolutividade das UPAs¿ foram avaliados positivamente; enquanto a ¿Capacitação Profissional e Compreensão dos Usuários¿ e os ¿Recursos Humanos das UPAs¿ foram avaliados negativamente. A terceira pesquisa, que buscou avaliar as condições de funcionamento e da eficácia das UPAs a partir as crenças de seus usuários, foi dividida em duas etapas. Na Etapa 1, a pesquisa exploratória e de abordagem qualitativa apresentou avaliações positivas em relação ao tempo de espera do usuário pelo atendimento, à qualidade da assistência e aos aspectos operacionais do serviço das UPAs. A pesquisa da segunda etapa, de abordagem quantitativa e de levantamento nacional, detectou que o fator ¿Especificidades do atendimento prestado nas UPAs¿ foi avaliado positivamente; enquanto o fator ¿Compreensão dos usuários em relação à quantidade de profissionais e ao foco de atendimento dos serviços de saúde¿ foi avaliado negativamente. Ao final das três pesquisas, conclui-se que a avaliação geral do programa foi boa, constatando a sua eficácia. Infere-se, portanto, que a UPA é, de acordo com os seus profissionais e usuários, uma solução suficiente para diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. Palavras-chaves: Emergência; Urgência; Avaliação de Programas; Unidades de Pronto Atendimento; UPA.The Emergency Care Units (UPAs) were created to mitigate the problem of overcrowding in hospital emergencies. In view of the importance of its services, its evaluation is fundamental. In order to do so, the present dissertation aims to carry out a national evaluation of the operating conditions and the effectiveness of the UPAs, based on the beliefs of its professionals and users, through three researchs. In first research, it was sought to investigate the scientific production on the evaluation of UPAs, through an integrative review of the literature of articles published in Portuguese, between 2013 and 2018, in the databases of the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and the Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), with the descriptor "Unidade de Pronto Atendimento" or "UPA". From the 10 analyzed records, the results indicate that there are problems of disinformation and inadequacy of the users' demands and of the administrative, organizational and structural aspects of the UPAs. The second research, with a quantitative approach and a national survey, was performed with a non-probabilistic sample composed by 429 UPA professionals, whose data were analyzed through descriptive and multivariate statistics with the help of the SPSS (Statistical Package for Social Science). The results showed that the factors "Material Resources and Management of UPAs" and "Resolutivity of UPAs" were evaluated positively; while the "Professional Qualification and Understanding of Users" and the "Human Resources of the UPAs" were evaluated negatively. The third research was divided into two stages. In first step, the exploratory and qualitative approach presented positive evaluations regarding the waiting time of the user for the service, the quality of the assistance and the operational aspects of the UPAs service. The second step, a quantitative approach and a national survey, found that the "Specificities of care provided in UPAs" was evaluated positively; while the factor "Understanding users in relation to the number of professionals and the focus of care of the health services" was evaluated negatively. At the end of the three researchs, it was concluded that the overall evaluation of the program was good, noting its effectiveness. It is inferred, therefore, that the UPA is, according to its professionals and users, a sufficient solution to reduce the queues in the emergencies of the hospitals. Keywords: Emergency; Urgency; Program Evaluation; Unidades de Pronto Atendimento; UPA.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 101532/19Lins, Cynthia de Freitas MeloLins, Cynthia de Freitas MeloAmorim, Rosendo Freitas deMartins, José Clerton de OliveiraHildebrandt, Fernanda Martins PereiraUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaMagalhães, Bárbara Jéssyca2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/121184https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/22379porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::121184Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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