O consumo do luxo: seus significados para os jovens de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Márcia Maria Alves Pereira Osório de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/74220
Resumo: O consumo do luxo destaca-se como um importante modo de expressão da atualidade, uma vez que está presente nos múltiplos cenários que fundamentam os processos da subjetivação contemporânea. Esta pesquisa objetiva Identificar e compreender os significados que o consumo do luxo evoca sobre o consumidor jovem da atualidade. A partir das contribuições de vários autores pertencentes a diferentes campos do saber que discutem esta temática, especialmente Lipovetsky, Baudrillard, Campbell, Slater, Allérès e Freud, apresenta-se um panorama do consumo do luxo desde sua origem até a atualidade, evidenciando os elementos que afetam subjetivamente os sujeitos, tais como o prazer, mal-estar e a satisfação. Para conhecer esta realidade empiricamente utilizou-se a metodologia qualitativa, em duas fases complementares. A primeira, com consulta a publicações da mídia com matérias sobre o luxo e, a segunda, com a realização de grupos focais com universitários de diversos cursos de uma universidade particular de Fortaleza. Identificaram-se através do discurso e das experiências relatadas pelos sujeitos da pesquisa que o luxo é percebido a partir de 03 categorias: 1. O luxo é o que é supérfluo, excessivo, caro (Materialidade); 2. O luxo é o que distingue, diferencia, confere status, poder e é capaz de promover inveja aos outros (Distinção e poder); e 3. O luxo é o sonho, o que se realiza, completa, recompensa, dar prazer e felicidade (Hedonismo e desejo).
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