Condições de vida e trabalho: etnografia de docentes de escolas públicas de Tersina-PI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/102533 |
Resumo: | O objetivo deste estudo consistiu em observar e analisar o estilo de vida dos professores do ensino fundamental da rede pública de ensino da cidade de Teresina, estado do Piauí, que, mesmo diante das exigências do trabalho que realizam, da baixa remuneração e das condições laborais, ainda fazem a opção por permanecer no magistério. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, tendo como modo de investigação a observação do cotidiano de trabalho das professoras selecionadas e a aplicação de entrevistas. Quatro professoras foram observadas e entrevistadas. Para as entrevistas, foram eleitas categorias que contemplassem as condições de trabalho e de vida das professoras. Constatou-se que as condições de trabalho referentes à estrutura física da escola são razoáveis, mas que precisam ser melhoradas. Observou-se que as professoras passam a maior parte do tempo resolvendo conflitos entre alunos em sala de aula, disciplinando-os e assumindo funções de pai, mãe, delegado e psicólogo, o que compromete o seu trabalho como educadoras. Identificou-se que a pausa para repouso no recreio não é suficiente para repor suas energias e lhes permitir continuar o trabalho no segundo horário. Verificou-se que, apesar da excessiva carga de trabalho, da longa jornada e dos riscos inerentes à profissão, o prazer no trabalho está relacionado ao rendimento e sucesso dos alunos, bem como ao reconhecimento que todas relataram sentir por parte deles. Verificou-se que o seu trabalho lhes possibilita criar formas diferentes de realizar a mesma atividade. Identificou-se que as professoras vivenciam diferentes formas de sofrimento psíquico decorrente, principalmente, da falta de disciplina dos alunos. Por outro lado, constatou-se que desenvolvem estratégias de defesa, que lhes permitem amenizar esse sofrimento. Conclui-se que as condições de vida das professoras são boas, porque possuem renda extra, proveniente de aposentadoria, de seus maridos e exmaridos, e que, a despeito de as condições de trabalho não favorecerem o desempenho laboral nos moldes do que preconiza o discurso da escola ideal, optam por continuar na profissão, por compromisso com o mister de educar e como forma de realização pessoal. Os resultados obtidos neste estudo abrem espaço para novas investigações de cunho psicológico e com população bem maior, abrangendo professores da rede estadual e do ensino privado, que possam avaliar expressivamente as condições de vida e trabalho dos professores. Palavras chave: condições de trabalho, condições de vida, trabalho docente. |
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Condições de vida e trabalho: etnografia de docentes de escolas públicas de Tersina-PITrabalho - Aspectos psicológicosEscolas públicas - PiauíO objetivo deste estudo consistiu em observar e analisar o estilo de vida dos professores do ensino fundamental da rede pública de ensino da cidade de Teresina, estado do Piauí, que, mesmo diante das exigências do trabalho que realizam, da baixa remuneração e das condições laborais, ainda fazem a opção por permanecer no magistério. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, tendo como modo de investigação a observação do cotidiano de trabalho das professoras selecionadas e a aplicação de entrevistas. Quatro professoras foram observadas e entrevistadas. Para as entrevistas, foram eleitas categorias que contemplassem as condições de trabalho e de vida das professoras. Constatou-se que as condições de trabalho referentes à estrutura física da escola são razoáveis, mas que precisam ser melhoradas. Observou-se que as professoras passam a maior parte do tempo resolvendo conflitos entre alunos em sala de aula, disciplinando-os e assumindo funções de pai, mãe, delegado e psicólogo, o que compromete o seu trabalho como educadoras. Identificou-se que a pausa para repouso no recreio não é suficiente para repor suas energias e lhes permitir continuar o trabalho no segundo horário. Verificou-se que, apesar da excessiva carga de trabalho, da longa jornada e dos riscos inerentes à profissão, o prazer no trabalho está relacionado ao rendimento e sucesso dos alunos, bem como ao reconhecimento que todas relataram sentir por parte deles. Verificou-se que o seu trabalho lhes possibilita criar formas diferentes de realizar a mesma atividade. Identificou-se que as professoras vivenciam diferentes formas de sofrimento psíquico decorrente, principalmente, da falta de disciplina dos alunos. Por outro lado, constatou-se que desenvolvem estratégias de defesa, que lhes permitem amenizar esse sofrimento. Conclui-se que as condições de vida das professoras são boas, porque possuem renda extra, proveniente de aposentadoria, de seus maridos e exmaridos, e que, a despeito de as condições de trabalho não favorecerem o desempenho laboral nos moldes do que preconiza o discurso da escola ideal, optam por continuar na profissão, por compromisso com o mister de educar e como forma de realização pessoal. Os resultados obtidos neste estudo abrem espaço para novas investigações de cunho psicológico e com população bem maior, abrangendo professores da rede estadual e do ensino privado, que possam avaliar expressivamente as condições de vida e trabalho dos professores. Palavras chave: condições de trabalho, condições de vida, trabalho docente.The aim of this study was to observe and analyze the lifestyle of elementary school teachers in the public schools of the city of Teresina, Piauí State, which, even considering the demands of their work, the low pay and the working conditions, still make the option to remain in teaching. It was done a qualitative research, ethnographic, by observing the daily work of the selected teachers and applying interviews as investigative means. Four teachers were observed and interviewed. For the interviews were elected categories that favored the working and living conditions of the teachers. It was found that the working conditions relating to the physical structure of the school are reasonable, but that need improvement. It was observed that teachers spend most of their time resolving conflicts between students in the classroom, disciplining them and assuming roles of father, mother, delegate and psychologist, and this compromises their work as educators. It was identified that the break for rest in the range is not enough to restore their energies and enable them to continue the work in the second time. It was found that, despite the excessive workload, the long journey and the risks inherent in the profession, the pleasure at work is related to the performance and success of students, and to the recognition that all reported feeling by them. It was found that their job allows them to create different ways of performing the same activity. It was identified that the teachers experience different forms of psychological distress due mostly to the lack of discipline of the students. On the other hand, it was noted that they develop defense strategies, that allow them to alleviate this suffering. It is concluded that the living conditions of the teachers are good, because they have extra income from retirement, their husbands and ex-husbands, and that, despite working conditions don't favour labour performance along the lines of what advocates the discourse of ideal school, choose to continue in the profession, by commitment and as a form of personal fulfillment. The results obtained in this study open up space for new investigations of psychological slant and with much larger population, including teachers from the state and private education, which can significantly evaluate the living conditions of teachers. Keywords: work conditions, living conditions, educational work.Maciel, Regina Heloisa Mattei de OliveiraMaciel, Regina Heloisa Mattei de OliveiraQueiroz, Maria de Fatima FerreiraViana, Luciana Maria MaiaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaVasconcelos, José Wilson Oliveira2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/102533https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/11708Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 94156porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T20:49:55Zoai::102533Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T20:49:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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