Os sentimentos do professor gerados pelas suas vivências na prática docente: um estudo com docentes em uma escola pública no Piauí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Eloane Coimbra
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/95480
Resumo: A realidade social, cultural, política e econômica atual colocam novas e crescentes exigências aos docentes para efetivar um trabalho de qualidade. Nesse contexto, surgem diversos sentimentos gerados pelas suas vivências na prática docente. Alguns deles podem ser considerados positivos para o exercício da profissão; outros, pelo contrário, impõem contradições e entraves para seu desenvolvimento. Diante desta problemática, este trabalho tem por objetivo conhecer os sentimentos dos professores, gerados na sua prática docente, quais fatores contribuem para a emergência desses sentimentos e como eles são vivenciados e representados pelos docentes. Toma-se como base a pedagogia critica, considerando ser relevante não restringir o conhecimento de si, mas compreender que o saber é expressado e legitimado por uma complexidade de interesses das relações sociais e por uma pedagogia comprometida com os dilemas sociais. Acredita-se que a escola engajada nesse processo considera a aprendizagem um contexto histórico de relações com a sociedade, tendo a concepção de uma postura democratizada sobre os aspectos educacionais. O desenvolvimento da pesquisa foi de natureza qualitativa, com utilização de entrevistas em uma escola pública do município de Água Branca, Piauí, com cinco professores. Os dados foram analisados através do discurso do sujeito coletivo, permitindo examinar a dinâmica e a natureza das práticas docentes e conhecer os sentimentos vivenciados pelos professores no seu cotidiano de trabalho na escola pesquisada. Dentre os sentimentos, evidenciou-se a decepção com a profissão, a falta de credibilidade no trabalho do professor e a insatisfação com suas atuações, em decorrência de uma diversidade de problemas enfrentados pelos docentes, tais como: desvalorização profissional, má remuneração, carga horária excessiva, além de outros fatores relacionados aos alunos, como indisciplina e desinteresse, que chegam a ser geradores de sentimentos de desconforto, estresse, mal-estar, insatisfação e até sofrimento psíquico, ocasionando desgaste físico, causado pelo cansaço diante das grandes jornadas de trabalho na procura de melhores condições econômicas. Todos esses sentimentos incidem no rendimento de sua prática docente, podendo, até mesmo, comprometer a qualidade de seu trabalho e gerar uma crise de identidade profissional. Palavras-chave: Prática docente, Sentimentos, Professor.
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Toma-se como base a pedagogia critica, considerando ser relevante não restringir o conhecimento de si, mas compreender que o saber é expressado e legitimado por uma complexidade de interesses das relações sociais e por uma pedagogia comprometida com os dilemas sociais. Acredita-se que a escola engajada nesse processo considera a aprendizagem um contexto histórico de relações com a sociedade, tendo a concepção de uma postura democratizada sobre os aspectos educacionais. O desenvolvimento da pesquisa foi de natureza qualitativa, com utilização de entrevistas em uma escola pública do município de Água Branca, Piauí, com cinco professores. Os dados foram analisados através do discurso do sujeito coletivo, permitindo examinar a dinâmica e a natureza das práticas docentes e conhecer os sentimentos vivenciados pelos professores no seu cotidiano de trabalho na escola pesquisada. Dentre os sentimentos, evidenciou-se a decepção com a profissão, a falta de credibilidade no trabalho do professor e a insatisfação com suas atuações, em decorrência de uma diversidade de problemas enfrentados pelos docentes, tais como: desvalorização profissional, má remuneração, carga horária excessiva, além de outros fatores relacionados aos alunos, como indisciplina e desinteresse, que chegam a ser geradores de sentimentos de desconforto, estresse, mal-estar, insatisfação e até sofrimento psíquico, ocasionando desgaste físico, causado pelo cansaço diante das grandes jornadas de trabalho na procura de melhores condições econômicas. Todos esses sentimentos incidem no rendimento de sua prática docente, podendo, até mesmo, comprometer a qualidade de seu trabalho e gerar uma crise de identidade profissional. Palavras-chave: Prática docente, Sentimentos, Professor.The current social, cultural, political and economic reality places new and increasing demands on teachers to perform quality work. In this context, there are many feelings generated by their experiences in teaching. Some of them may be considered positive for the profession, others, however, impose contradictions and barriers to their development. Considering this problem, we carried out this research in order to observe the teachers' feelings which were generated in their teaching practice, what factors contribute to the emergence of these feelings and how they are experienced and represented by the teachers. A bibliographic research foundation with the studies of Freire and Codo, with a qualitative nature, using the interview method in a public school in the city of Água Branca, Piauí, with five teachers. The data were analyzed using the collective subject discourse analysis method, enabling the examination of the dynamics and nature of teaching practices and the knowledge of the feelings experienced by teachers in their working quotidian in the school researched. Among the feelings, there were clear signs of disappointment with the profession, lack of credibility towards the teacher's work and dissatisfaction with their performance resulting from a variety of problems faced by the teachers and present at school, such as professional devaluation, bad remuneration, excessive working hours, besides other factors related to the students such as indiscipline, disinterest, which may generate feelings of discomfort, stress, malaise, insatisfaction and even psychic suffering, caused by tiredness due to their long work hours in search of better economic conditions. All these feelings affect their performance in the teaching practice, getting to compromise the quality of their teaching practice and, perhaps, taking them to experience a crisis of professional identity. Keywords: Teaching practice, Feelings, Teachers.Matos, Tereza Gláucia RochaMatos, Tereza Gláucia RochaSkibick, MárciaViana, Luciana Maria MaiaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaLima, Eloane Coimbra2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/95480https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/8897Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 88861porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T21:51:37Zoai::95480Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-25T21:51:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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