Brand equity dos hospitais privados na percepção dos clientes-pacientes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/113280 |
Resumo: | O estudo do Brand Equity(BE) é uma realidade cada vez mais relevante nas organizações atuais e as pesquisas sobre BE baseadas da experiência do consumidor têm ocorrido por diversas regiões do planeta (Estados Unidos da América, Áustria, Espanha, Reino Unido, Brasil, Korea, dentre outros). O objetivo desta pesquisa foi estudar os fatores que influenciaram a criação do BE dos hospitais privados na percepção do cliente/paciente. Os fatores (construtos) avaliados foram: confiança, satisfação do cliente, comprometimento no relacionamento, lealdade à marca, reconhecimento da marca, valor da marca e imagem de hospital. A pesquisa foi fundamentada no modelo de Kim e al (2008), a partir de estudos realizados em hospitais da Grécia. Utilizou-se o métodoSurvey sendo aplicado questionário para 307 participantes e na sequência os dados foram tratados pelo softwareSmart/PLS. O modelo demonstrou eficiência e confiabilidade, apresentando um resultado satisfatório da pesquisa. Acredita-se que exista coerência entre os construtos (confiança, satisfação do cliente, comprometimento no relacionamento, lealdade à marca, reconhecimento da marca, valor da marca e imagem de hospital) e que as variáveis aqui apresentadas não são sentenças irredutíveis, mas configuram dados a serem cada vez mais pesquisados e investigados, especialmente nas Organizações hospitalares que por natureza se apresentam com um grau de complexidade de processos e fluxos bastante consideráveis. Palavras-chave: Brand equity. Cliente-paciente. Hospitalar. |
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Brand equity dos hospitais privados na percepção dos clientes-pacientesMarketingSatisfação do consumidorHospitaisO estudo do Brand Equity(BE) é uma realidade cada vez mais relevante nas organizações atuais e as pesquisas sobre BE baseadas da experiência do consumidor têm ocorrido por diversas regiões do planeta (Estados Unidos da América, Áustria, Espanha, Reino Unido, Brasil, Korea, dentre outros). O objetivo desta pesquisa foi estudar os fatores que influenciaram a criação do BE dos hospitais privados na percepção do cliente/paciente. Os fatores (construtos) avaliados foram: confiança, satisfação do cliente, comprometimento no relacionamento, lealdade à marca, reconhecimento da marca, valor da marca e imagem de hospital. A pesquisa foi fundamentada no modelo de Kim e al (2008), a partir de estudos realizados em hospitais da Grécia. Utilizou-se o métodoSurvey sendo aplicado questionário para 307 participantes e na sequência os dados foram tratados pelo softwareSmart/PLS. O modelo demonstrou eficiência e confiabilidade, apresentando um resultado satisfatório da pesquisa. Acredita-se que exista coerência entre os construtos (confiança, satisfação do cliente, comprometimento no relacionamento, lealdade à marca, reconhecimento da marca, valor da marca e imagem de hospital) e que as variáveis aqui apresentadas não são sentenças irredutíveis, mas configuram dados a serem cada vez mais pesquisados e investigados, especialmente nas Organizações hospitalares que por natureza se apresentam com um grau de complexidade de processos e fluxos bastante consideráveis. Palavras-chave: Brand equity. Cliente-paciente. Hospitalar.The study of Brand Equity (BE) is an increasingly relevant reality in today's organizations, and BE research based on consumer experience has taken place across the globe (the United States, Austria, Spain, United Kingdom, Brazil, Korea, among others). The objective of this research was to study the factors that influenced the creation of the BE of the private hospitals in the perception of the client / patient. The factors (constructs) evaluated were: trust, customer satisfaction, commitment to the relationship, brand loyalty, brand recognition, brand value and hospital image. The research was based on the Kim et al model (2008), based on studies carried out in hospitals in Greece. The method applied was through Survey Monkey and questionnaire was applied to 307 participants and in the sequence the data was processed by SMART/PLS software. The model demonstrated efficiency and reliability, presenting a satisfactory result of the research. It is believed that the strong and important relationship between the constructs (trust, customer satisfaction, commitment to the relationship, brand loyalty, brand recognition, brand value and hospital image) is clear and that the variables presented here are not sentences Irreducible, but they configure data to be increasingly researched and investigated, especially in the Hospital organizations that by their nature present themselves with a degree of complexity of processes and quite considerable flows. Keywords: Equity brand. Client. patient. Hospital.Castelo, Jose Sarto FreireCastelo, Jose Sarto FreireSousa Filho, Jose Milton deSilva, Áurio Lúcio Leocádio deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasSilva, José Edson da2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/113280https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/18782Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 104026porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::113280Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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