O luxo para além do glamour: o marketing societal em empresas de moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126700 |
Resumo: | As mudanças ocorridas no nicho de luxo oportunizam comportamentos mais comprometidos com a sociedade e, consequentemente, com a imagem da marca. O marketing das organizações possibilita uma demanda por serviço de boas causas, auxiliando no discurso da construção de valores para a sociedade, por meio do marketing societal. Uma das formas de evidenciar isso é por meio da realização de eventos beneficentes que servem tanto para promover a empresa como para ajudar as causas. O caráter promocional desses eventos sustenta-se na máxima da experiência e das sensações por meio de interações com a marca. Ao se tornar parte de um momento especial e mais relevante na vida dos consumidores, os eventos podem ampliar e aprofundar o relacionamento da empresa com o mercado-alvo. Assim, esse estudo visa analisar como empresas de moda, no contexto do luxo, em Fortaleza/CE, promovem sua participação em eventos beneficentes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa básica exploratória, para mapear as ações realizadas pelos produtores de eventos, verificar a forma de participação das empresas e identificar as estratégias de marketing utilizadas. Identificou-se com a pesquisa que há quatro categorias de análise que se repetem como padrão nas respostas: status e reconhecimento, relacionamento, divulgação e causa social. A pesquisa contribui para a literatura por meio dos eventos beneficentes como uma forma de melhorar a imagem da empresa em relação a sociedade. Por ser estratégico, o marketing societal contribui para uma nova perspectiva da marca em relação a sociedade. Palavras-chave: Nicho de luxo. Marketing societal. Promoção. Eventos beneficentes |
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O luxo para além do glamour: o marketing societal em empresas de modaMarketing societalEmpresas de modaAs mudanças ocorridas no nicho de luxo oportunizam comportamentos mais comprometidos com a sociedade e, consequentemente, com a imagem da marca. O marketing das organizações possibilita uma demanda por serviço de boas causas, auxiliando no discurso da construção de valores para a sociedade, por meio do marketing societal. Uma das formas de evidenciar isso é por meio da realização de eventos beneficentes que servem tanto para promover a empresa como para ajudar as causas. O caráter promocional desses eventos sustenta-se na máxima da experiência e das sensações por meio de interações com a marca. Ao se tornar parte de um momento especial e mais relevante na vida dos consumidores, os eventos podem ampliar e aprofundar o relacionamento da empresa com o mercado-alvo. Assim, esse estudo visa analisar como empresas de moda, no contexto do luxo, em Fortaleza/CE, promovem sua participação em eventos beneficentes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa básica exploratória, para mapear as ações realizadas pelos produtores de eventos, verificar a forma de participação das empresas e identificar as estratégias de marketing utilizadas. Identificou-se com a pesquisa que há quatro categorias de análise que se repetem como padrão nas respostas: status e reconhecimento, relacionamento, divulgação e causa social. A pesquisa contribui para a literatura por meio dos eventos beneficentes como uma forma de melhorar a imagem da empresa em relação a sociedade. Por ser estratégico, o marketing societal contribui para uma nova perspectiva da marca em relação a sociedade. Palavras-chave: Nicho de luxo. Marketing societal. Promoção. Eventos beneficentesThe changes that take place in luxury niches allow behaviors and attitudes that are more committed to society and, consequently, to the image of the brand. The marketing of these organizations make it possible for a demand in the service of good causes, helping in the construction of values discourse for the society, through the societal marketing. One of the ways to highlight this is by holding charity events, which are good both to promote the company and to help the causes. The promotional character of these events is based on the maximization of experience and sensations through interactions with the brand. By becoming part of a special and more relevant moment in the lives of consumers, events can broaden and deepen the relationship of the company with the target market. Thus, this study aims to analyse how fashion companies, in the context of luxury, in Fortaleza / CE, promote their participation in charity events. In order to do so, it is necessary to carry out basic qualitative exploratory research, which seeks to map the actions performed by the event producers, verify the participation form of the companies and identify the marketing strategies used. It was identified with the research that there are four analysis categories that are repeated as standard in the responses: status and recognition, relationship, divulgation and social cause. The research contributes to the literature in the sense of strengthening promotional action through charitable events and improving the company's image in relation to society. Although strategic, societal marketing contributes to a new perspective of the brand in relation to society. Keywords: Luxury niche. Societal marketing. Promotion. Charity events.Silva, Minelle Enéas daSilva, Minelle Enéas daRomero, Claudia Buhamra AbreuOliveira, Oderlene Vieira deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasFelix, Liduina Nogueira de Figueiredo2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126700https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26210porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T15:55:07Zoai::126700Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-25T15:55:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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