Marketing societal : estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/29980 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2021. |
id |
UNB-2_f609befb0d02a5c2e51667a71bddb12f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/29980 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Pimenta, Victória BarrosLesses, Olinda Maria GomesPIMENTA, Victória Barros. Marketing societal: estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileiros. 2021. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/29980Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2021.Este trabalho apresenta uma análise sobre a relação da sustentabilidade e consumo consciente com as estratégias de marketing. Neste projeto visamos analisar se há indícios de que as estratégias de Marketing Societal são demandas existentes no processo de aquisição de bens e serviços dos consumidores Brasileiros. A importância do estudo é respaldada no aumento da relevância do tema economia sustentável na sociedade e consequentemente em como as empresas precisam se adaptar aderindo a valores e práticas socialmente responsáveis. Nos debruçamos, por meio de estudo qualitativo, sobre a análise documental de relatórios de pesquisas sobre o comportamento do consumidor perante questões de sustentabilidade. Por meio do confronto dos dados levantados, com a teoria dos estudiosos da área, percebemos o crescimento da exigência dos consumidores para que as empresas adotem práticas socialmente responsáveis. Entretanto, não podemos considerar esse comportamento como presente em toda população brasileira. Assim, fica como recomendação para trabalhos futuros o acompanhamento periódico das mudanças sociais para averiguar se essa tendência de comportamento sustentável continuará relevante, além de estudar se a pandemia do coronavírus gerou impacto no processo de consumo sustentável.Submitted by Vanessa Guedes (vanessa.guedes646@gmail.com) on 2022-02-18T20:53:15Z No. of bitstreams: 1 2021_VictoriaBarrosPimenta_tcc.pdf: 984980 bytes, checksum: 8d38d4d7742e05cc75fb186b7e1275d7 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2022-02-21T21:36:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_VictoriaBarrosPimenta_tcc.pdf: 984980 bytes, checksum: 8d38d4d7742e05cc75fb186b7e1275d7 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-21T21:36:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_VictoriaBarrosPimenta_tcc.pdf: 984980 bytes, checksum: 8d38d4d7742e05cc75fb186b7e1275d7 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing societalSustentabilidadeMarketing - estratégiasSustentabilidade empresarialMarketing societal : estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2022-02-21T21:36:19Z2022-02-21T21:36:19Z2021-10-29porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29980/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_VictoriaBarrosPimenta_tcc.pdf2021_VictoriaBarrosPimenta_tcc.pdfapplication/pdf984980http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29980/1/2021_VictoriaBarrosPimenta_tcc.pdf8d38d4d7742e05cc75fb186b7e1275d7MD5110483/299802022-02-21 18:36:19.517oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-02-21T21:36:19Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing societal : estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileiros |
title |
Marketing societal : estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileiros |
spellingShingle |
Marketing societal : estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileiros Pimenta, Victória Barros Marketing societal Sustentabilidade Marketing - estratégias Sustentabilidade empresarial |
title_short |
Marketing societal : estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileiros |
title_full |
Marketing societal : estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileiros |
title_fullStr |
Marketing societal : estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileiros |
title_full_unstemmed |
Marketing societal : estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileiros |
title_sort |
Marketing societal : estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileiros |
author |
Pimenta, Victória Barros |
author_facet |
Pimenta, Victória Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimenta, Victória Barros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lesses, Olinda Maria Gomes |
contributor_str_mv |
Lesses, Olinda Maria Gomes |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing societal Sustentabilidade Marketing - estratégias Sustentabilidade empresarial |
topic |
Marketing societal Sustentabilidade Marketing - estratégias Sustentabilidade empresarial |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-10-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-21T21:36:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-21T21:36:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PIMENTA, Victória Barros. Marketing societal: estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileiros. 2021. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/29980 |
identifier_str_mv |
PIMENTA, Victória Barros. Marketing societal: estudo sobre sua relevância no processo de consumo dos brasileiros. 2021. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/29980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29980/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29980/1/2021_VictoriaBarrosPimenta_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 8d38d4d7742e05cc75fb186b7e1275d7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813908069814370304 |