A utilização da internet por microempreendedores para alavancar negócios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Michelly Chaves Nunes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/121114
Resumo: Microcrédito é a denominação dada ao empréstimo de baixo valor obtido por empreendedores de baixa renda. Essas pessoas, que contratam o microcrédito, são conhecidas no mercado como microempreendedores. Trabalhadores principalmente de baixa renda, autônomos, que podem ser formais ou informais, que se constituem atualmente em parcela significativa do setor informal da economia, principalmente pela falta de emprego e ou pelo baixo nível de capacitação. Aos poucos, graças à captação do microcrédito, essas pessoas estão tendo acesso ao setor bancário formal e conquistam a condição e a capacidade de participação, de inclusão social e do exercício da cidadania. Nessa caminhada de inclusão produtiva, o próximo passo de promoção do empoderamento dos microempreendedores é a inclusão digital. Apresenta-se nesse texto um estudo sobre a forma com que os microempreendedores que captaram microcrédito estão utilizando a Internet para alavancar seus negócios. Foram entrevistados 30 microempreendedores, sendo a metade usuária dos recursos oferecidas pela Rede Mundial de Computadores para divulgar seus negócios e a outra metade ainda não utiliza tais ferramentas. Para melhor especificar o tipo de empreendedor, foi selecionado o segmento de moda e beleza, por exigir constantemente a necessidade de inovar e acompanhar as mudanças a fim de fidelizar os clientes antigos e conquistar novos consumidores. A pesquisa tem natureza exploratória e descritiva. Os dados foram coletados a partir de entrevistas, amparadas por roteiro semiestruturado, realizadas em visitas a uma unidade de atendimento do Crediamigo, o maior programa de microcrédito do Brasil. Para a análise dos dados, foi utilizado o critério de amostragem por saturação teórica proposto por Falqueto e Farias (2016), que estabelece o número de participantes em investigações qualitativas ao suspender a inclusão de novos participantes na pesquisa quando os dados obtidos passam a apresentar redundância ou repetição, na avaliação do pesquisador, não sendo considerado produtivo persistir na coleta de dados. A análise dos resultados identificou as redes sociais mais utilizadas pelos microempreendedores, os principais motivos que os levaram a começar a utilizar as ferramentas on-line e como planejam a divulgação de seus negócios na Internet. Os participantes também enumeraram os pontos positivos da utilização da Internet nos negócios e suas principais dificuldades ao lidar com o mundo virtual. A conclusão aponta para a necessidade de se oferecer aos microempreendedores mais condições de acesso à tecnologia e à capacitação na área de marketing digital, de forma a gerar mais oportunidades e aumentar ainda mais os resultados alcançados, criando possibilidades de renda e cidadania. Palavras-chave: Microcrédito. Microempreendedorismo. Inclusão digital. Marketing digital.
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Apresenta-se nesse texto um estudo sobre a forma com que os microempreendedores que captaram microcrédito estão utilizando a Internet para alavancar seus negócios. Foram entrevistados 30 microempreendedores, sendo a metade usuária dos recursos oferecidas pela Rede Mundial de Computadores para divulgar seus negócios e a outra metade ainda não utiliza tais ferramentas. Para melhor especificar o tipo de empreendedor, foi selecionado o segmento de moda e beleza, por exigir constantemente a necessidade de inovar e acompanhar as mudanças a fim de fidelizar os clientes antigos e conquistar novos consumidores. A pesquisa tem natureza exploratória e descritiva. Os dados foram coletados a partir de entrevistas, amparadas por roteiro semiestruturado, realizadas em visitas a uma unidade de atendimento do Crediamigo, o maior programa de microcrédito do Brasil. Para a análise dos dados, foi utilizado o critério de amostragem por saturação teórica proposto por Falqueto e Farias (2016), que estabelece o número de participantes em investigações qualitativas ao suspender a inclusão de novos participantes na pesquisa quando os dados obtidos passam a apresentar redundância ou repetição, na avaliação do pesquisador, não sendo considerado produtivo persistir na coleta de dados. A análise dos resultados identificou as redes sociais mais utilizadas pelos microempreendedores, os principais motivos que os levaram a começar a utilizar as ferramentas on-line e como planejam a divulgação de seus negócios na Internet. Os participantes também enumeraram os pontos positivos da utilização da Internet nos negócios e suas principais dificuldades ao lidar com o mundo virtual. A conclusão aponta para a necessidade de se oferecer aos microempreendedores mais condições de acesso à tecnologia e à capacitação na área de marketing digital, de forma a gerar mais oportunidades e aumentar ainda mais os resultados alcançados, criando possibilidades de renda e cidadania. Palavras-chave: Microcrédito. Microempreendedorismo. Inclusão digital. Marketing digital.Microcredit is the name given to the low-value loan obtained by low-income entrepreneurs. These people, who hire microcredit, are known in the market as microentrepreneurs. Workers, mainly low-income, self-employed, who may be formal or informal, who are currently a significant part of the informal sector of the economy, mainly due to lack of employment and / or low level of training. Gradually, thanks to the funding of microcredit, these people are gaining access to the formal banking sector and gain the status and capacity for participation, social inclusion and the exercise of citizenship. In this path of productive inclusion, the next step in promoting the empowerment of microentrepreneurs is digital inclusion. The paper presents a study on how microentrepreneurs who have captured microcredit are using the Internet to leverage their businesses. A total of 30 microentrepreneurs were interviewed, with half of the resources being offered by the World Wide Web to publicize their businesses, while the other half did not use such tools. To better specify the type of entrepreneur, the fashion and beauty segment was selected, as it is where the need to innovate and follow the changes is constantly demanded in order to retain old customers and win new consumers. The research has an exploratory and descriptive nature. The data were collected from interviews, supported by a semi-structured script, carried out on visits to a service unit of Crediamigo, Brazil's largest microcredit program. For the analysis of the data, the theoretical saturation sampling criterion proposed by Falqueto and Farias (2016) was used, which establishes the number of participants in qualitative investigations by suspending the inclusion of new participants in the research when the data obtained are redundant or repetition, in the evaluation of the researcher, not being considered productive persists in the data collection. The results analysis identified the social networks most used by microentrepreneurs, the main reasons that led them to start using the online tools and how they plan to advertise their business on the Internet. Participants also listed the positive aspects of using the Internet in business and their main difficulties in dealing with the virtual world. The conclusion points to the need to offer microentrepreneurs more access to technology and training in the area of digital marketing, in order to generate more opportunities and increase the results achieved, creating possibilities for income and citizenship. Keywords: Microcredit. Microentrepreneurship. Digital inclusion. Digital marketing.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 99378/19Barreto, José Renato FerreiraBarreto, José Renato FerreiraSousa Filho, Jose Milton deEsteves, Luiz AlbertoUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em AdministraçãoRibeiro, Michelly Chaves Nunes2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/121114https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/22367porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::121114Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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