Ações educativas na promoção da saúde das mães de crianças com deficiência auditiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Larissa Cipiao Gurgel do
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/76736
Resumo: A deficiência auditiva é uma das condições mais incapacitantes da comunicação verbal humana, limitando ou impedindo o seu portador de desempenhar plenamente seu papel na sociedade. Objetivou-se investigar problemas relacionados à perda auditiva e a seus agravos à família da criança deficiente auditiva, identificando o conhecimento da família sobre o assunto, para assim propor estratégias de Educação em Saúde à mãe visando ao melhor desenvolvimento global da criança portadora dessa patologia. Estudo com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, caracterizada como ação educativa composta de avaliação diagnóstica, orientação e devolução do cuidado. Foi desenvolvido no Núcleo de Atenção Médica Integrada ? NAMI, vinculado à Universidade de Fortaleza ? UNIFOR, localizado em Fortaleza-Ceará-Brasil. Participaram do estudo seis mães de crianças portadoras de deficiência auditiva. A coleta de dados realizou-se mediante observação participante, entrevistas semi-estruturadas e oficinas educativas permeadas pelo diário de campo. Para o processamento dos dados, utilizou-se análise temática de Bardin, por ser um método no qual se trabalha com a subjetividade e a diversificação qualitativa. Após organização dos resultados, identificaram-se as categorias extraídas nas entrevistas, que foram: Desinformação da Perda Auditiva; Impacto da descoberta da perda auditiva; Dificuldade de se comunicar com o filho; Necessidade de compreensão no âmbito familiar. Percebeu-se um complexo de incertezas sobre a perda auditiva da criança como conseqüência da desinformação dos pais, na busca de informações sobre o que acomete seus filhos, razões que contribuíram para a não formação de uma consciência crítica. Recomenda-se a criação de um programa de informação/assistência aos pais, objetivando melhorias quanto ao uso do aparelho de amplificação sonora, a participação da família, favorecendo cuidados diários adequados. Nesta perspectiva, há que se acolher e considerar o conjunto de propostas, viabilizando e incentivando a família como cuidadora e facilitadora do desenvolvimento da criança deficiente auditiva. Para tanto, faz-se necessária a construção de alternativas assim como mudanças nas práticas educativas em saúde.
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Participaram do estudo seis mães de crianças portadoras de deficiência auditiva. A coleta de dados realizou-se mediante observação participante, entrevistas semi-estruturadas e oficinas educativas permeadas pelo diário de campo. Para o processamento dos dados, utilizou-se análise temática de Bardin, por ser um método no qual se trabalha com a subjetividade e a diversificação qualitativa. Após organização dos resultados, identificaram-se as categorias extraídas nas entrevistas, que foram: Desinformação da Perda Auditiva; Impacto da descoberta da perda auditiva; Dificuldade de se comunicar com o filho; Necessidade de compreensão no âmbito familiar. Percebeu-se um complexo de incertezas sobre a perda auditiva da criança como conseqüência da desinformação dos pais, na busca de informações sobre o que acomete seus filhos, razões que contribuíram para a não formação de uma consciência crítica. Recomenda-se a criação de um programa de informação/assistência aos pais, objetivando melhorias quanto ao uso do aparelho de amplificação sonora, a participação da família, favorecendo cuidados diários adequados. Nesta perspectiva, há que se acolher e considerar o conjunto de propostas, viabilizando e incentivando a família como cuidadora e facilitadora do desenvolvimento da criança deficiente auditiva. Para tanto, faz-se necessária a construção de alternativas assim como mudanças nas práticas educativas em saúde.The hearing loss is one of the most incapacitant conditions for the human verbal communication, limiting or hindering the person to perform well her role in society. This study objectified to investigate problems related to the hearing loss and its prejudices to the deaf child´s family, identifying the family´s knowledge about this topic, proposing strategies in health education to the mother aiming a better global development of the deaf child. This was a qualitative study, a kind of action-research, characterized as an educational action composed by a diagnostic evaluation, orientation and care feedback. The research was made at the Integrated Medical Assistance Nucleus (NAMI), at University of Fortaleza (UNIFOR), in the state of Ceará ? Brasil. Six deaf children mothers composed the sample of the study. Data collection was made through participative observation, semi-structured interviews and educative workshops associated to a field diary. For data processing, Bardin analysis was applied, because in this method it is possible to deal with subjectivity and qualitative diversification. After data organization, some categories were extracted from the interviews, such as: hearing loss disinformation; hearing loss diagnosis impact; communicative difficulties with the deaf child; comprehension necessity in the familiar environment. A complex of doubts about the hearing loss in children was observed as a consequence of the parents´ lack of information, in the seek for more information about what is happening with their kids, reasons that contribute for not constructing a critical conscience. We advise a creation of an informative/ assistencial program for the parents, objectifying improvement in the hearing aid use, family´s participation and adequate diary care. In this perspective, we have to receive and consider the proposals, feasibling and stimulating the family to take charge of the situation and facilitating the deaf child development. This way, it is necessary the construction of alternatives and changes in health education practices.Frota, Mirna AlbuquerqueFrota, Mirna AlbuquerqueXimenes, Lorena BarbosaCarvalho, Wilson Júnior de AraújoCâmara, Marilia Fontenele e SilvaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Eduação em SaúdeAmaral, Larissa Cipiao Gurgel do2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/76736https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/2450Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 75188porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::76736Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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